A roda de conversa é uma atividade promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na área da Educação (GEPESSE) e da disciplina “Trabalho do/a assistente social no âmbito da política de educação” ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Câmpus de Franca, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e objetiva analisar a dimensão ontológica da educação e do trabalho e a concepção crítica de educação com destaque ao trabalho e formação de assistentes sociais na educação básica no Brasil.
O evento terá como convidados o Prof. Dr. Fauston Negreiros, associado II do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de Brasília/UnB. Compõe a diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional/ABRAPEE (Gestões 2020-2022; 2022-2024) e é membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade e do GT Psicologia e Política Educacional da ANPEPP. Coordena o Grupo de Pesquisas em Psicologia Escolar Crítica e Políticas/PECPol e a Profa. Dra. Silvana Aparecida de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste-Campus de Foz do Iguaçu, credenciada no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras (PPGSCF). Pesquisadora sobre temas de Economia Política e Administração da Educação. Recentemente tem se dedicado também ao tema do Direito Humano à Educação, Ditaduras e Educação.
A organização e debate será com a Profa. Dra. Eliana Bolorino Canteiro Martins, docente do PPGSS e livre docente da UNESP, além de líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na área da Educação (GEPESSE) e do acadêmico do curso de doutorado em Serviço Social da UNESP e pesquisador do GEPESSE, Cristiano Costa de Carvalho, no momento está como pesquisador convidado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal).
Espera que a roda de conversa contribua para compreensão, problematizações, críticas e proposições teórico-prática me torno do desenvolvimento formativo e atualização profissional das e dos participantes.