Seminário de Revisão de Textos

Seminário de Revisão de Textos

presencial Universidade Federal de Mato Grosso - Rondonópolis - Mato Grosso - Brasil

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Seminário de Revisão de textos

uma possibilidade ao profissional de Letras

O Seminário "Revisão de textos" pretende apresentar a revisão de textos como possibilidade de trabalho a pessoas interessadas no que o curso de Licenciatura em Letras pode oferecer como atividade profissional, além da docência. Especificamente, busca descrever como se dá a prática profissional dentro da universidade e fora dela, bem como demonstrar as principais ferramentas utilizadas pelos revisores na atualidade. Serão apresentadas as principais ferramentas utilizadas pelos revisores e discutidos os conteúdos de norma padrão e/ou culta em diferentes tipos de textos necessários ao revisor de textos. O Seminário deverá ser realizado em 20h, contando-se 04 horas destinadas à leitura de artigos sobre revisão de textos por todos os participantes inscritos no evento e 16 horas efetivas no local do seminário, que será o Auditório do câmpus da UFMT de Rondonópolis.  

Para ler um pouco mais sobre o assunto e assim complementar a carga horária do evento, sugerimos a leitura dos seguintes artigos:

 

1) Revisão textual: para além da revisão linguística (2010): artigo da Scripta (um dossiê) que mostra como o processo de revisão extrapola a correção de elementos linguísticos e deve observar aspectos textuais. Além da parte teórica, contém uma análise de três textos. Esse artigo faz parte de um dossiê sobre Revisão de textos, que tem outros textos interessantes: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/issue/view/297/showToc

 

2) A revisão de textos,(2013): artigo bem introdutório e geral, fala sobre a função do revisor como perspectiva para o profissional de Letras.

 

3) Revisão de textos e “diálogo” com o autor: abordagens profissionaisdo processo de produção e edição textual (2009): mostra a diferença entre a função do revisor e outras similares: revisor, preparador de textos, corretor, professor.

 

4) Apontamentos sobre revisão textual: atribuições e conceituações (2015):  outro bem geral e introdutório, fala sobre os conceitos que se vinculam à atividade de revisão: revisão gramática, revisão textual, preparação, normalização etc.

 

Inscrições

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UFMT câmpus de Rondonópolis

Auditório do câmpus de Rondonópolis

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Resumos das palestras

Confira aqui os resumos de nossas palestras

Resumo

Texto como evento: implicações no processo de leitura e revisão

Shirlene Rohr de Souza

 

Uma das possibilidades do profissional de Letras é o trabalho de revisão de texto. Mas como proceder com uma revisão? Que instrumentos usar? Que critérios aplicar? Toma-se como fundamento para o desenvolvimento da atividade o conceito emitido por Bakhtin (1992, p. 331), o qual compreende o texto como um acontecimento; para o pensador russo, o texto é parte de um grande contexto dialógico, que interage as pessoas no processo comunicativo. Partindo, pois, da ideia de texto como acontecimento, pretende-se promover uma discussão teórica sobre texto, seguida de práticas de leitura, escrita e revisão de texto, respeitando-se as instâncias de produção e compreendendo o texto como evento único e impossível de ser repetido em quaisquer circunstâncias.

Palavras-chave: Texto. Acontecimento. Revisão de texto.

 

Resumo


Revisão em debate: exigências editoriais e práticas de revisão

 

Benjamin Rodrigues Ferreira Filho


Propõe-se um diálogo sobre a prática de revisão, desde as primeiras demandas, passando por atividades esparsas, até os trabalhos de editoração científica e publicação bibliográfica. O pequeno histórico de aprendizagem pretende mostrar, de maneira acessível, como a revisão está, desde sempre, muito próxima do estudante de Letras e do professor e como a atividade realmente profissional pode ser um desdobramento dos exercícios de revisão. Outra questão, prática, é como a revisão inclui o respeito ao autor, apesar da provável violência da gramática normativa.
Palavras-chave: Revisão. Editoração científica. Publicação.

 

 

 

 

 

 

Resumo

 

O texto na mesa de cirurgia: uma operação linguística

Paulo Barroso

 

A prática reflexiva sobre a produção de textos e a decorrente ação de intervir em textos alheios, carentes de regularidades e adequações (tais como o enquadramento às regras gramaticais, às normas sociais e formais de apresentação do texto, à ABNT e reconfigurações tipológicas para determinados contextos), pode ser tanto uma alternativa à docência de Língua Portuguesa quanto atividade paralela. Nesta apresentação, o professor pretende expor o itinerário de formação que o conduziu a privilegiar mais o trabalho no universo editorial do que na sala de aula, as influências teóricas que o atingiram de modo decisivo em sua trajetória como estudante de Letras e posteriormente como profissional dessa área. Em seguida serão apresentados aspectos metodológicos adotados na revisão de textos e um arsenal de instrumentos para viabilizar o trabalho. Haverá, ainda, uma breve demonstração da prática de revisão em diferentes gêneros textuais.

Resumo

 

A revisão de textos na universidade: da sala de aula ao periódico

 

Maria Claudete Lima

 

O processo de revisão de textos pode ser compreendido no âmbito didático e no âmbito profissional. No contexto didático, ora se mistura à noção de mera correção de textos com propósitos avaliativos, ora é vista como prática recomendada no ensino de línguas, com o fim de possibilitar o domínio da escrita de variados gêneros, como mostra Serafini (1995). No contexto profissional, a revisão se liga ao mercado de livros e revistas, onde se especializa em diferentes nomes: preparação de texto, copisdesque, edição crítica e revisão crítica. Com exceção da correção de texto que marca os erros do aluno apenas para atribuir uma nota, de modo geral, o objetivo da revisão de texto é torná-lo mais eficaz para atingir seu propósito comunicativo. Disso resulta que a revisão faz parte da produção de qualquer texto escrito planejado, ainda que varie em graus de profundidade ou sistematicidade. Nesta palestra, falarei sobre a atividade de revisão aplicada a textos acadêmicos e, em especial, a revisão realizada como uma das etapas do processo editorial de um periódico científico.

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