Universidade Federal de Mato Grosso - Rondonópolis - Mato Grosso - Brasil
uma possibilidade ao profissional de Letras
O Seminário "Revisão de textos" pretende apresentar a revisão de textos como possibilidade de trabalho a pessoas interessadas no que o curso de Licenciatura em Letras pode oferecer como atividade profissional, além da docência. Especificamente, busca descrever como se dá a prática profissional dentro da universidade e fora dela, bem como demonstrar as principais ferramentas utilizadas pelos revisores na atualidade. Serão apresentadas as principais ferramentas utilizadas pelos revisores e discutidos os conteúdos de norma padrão e/ou culta em diferentes tipos de textos necessários ao revisor de textos. O Seminário deverá ser realizado em 20h, contando-se 04 horas destinadas à leitura de artigos sobre revisão de textos por todos os participantes inscritos no evento e 16 horas efetivas no local do seminário, que será o Auditório do câmpus da UFMT de Rondonópolis.
1) Revisão textual: para além da
revisão linguística (2010): artigo da Scripta (um dossiê) que
mostra como o processo de revisão extrapola a correção de elementos
linguísticos e deve observar aspectos textuais. Além da parte teórica, contém
uma análise de três textos. Esse artigo faz parte de um dossiê sobre Revisão de
textos, que tem outros textos interessantes: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/issue/view/297/showToc
2) A revisão de textos,(2013):
artigo bem introdutório e geral, fala sobre a função do revisor como
perspectiva para o profissional de Letras.
3) Revisão de textos e “diálogo” com o
autor: abordagens profissionaisdo processo de produção e edição textual (2009):
mostra a diferença entre a função do revisor e outras similares: revisor,
preparador de textos, corretor, professor.
4) Apontamentos sobre revisão textual:
atribuições e conceituações (2015): outro bem geral e
introdutório, fala sobre os conceitos que se vinculam à atividade de revisão:
revisão gramática, revisão textual, preparação, normalização etc.
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Auditório do câmpus de Rondonópolis
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Confira aqui os resumos de nossas palestras
Uma das possibilidades do profissional de Letras é o trabalho de
revisão de texto. Mas como proceder com uma revisão? Que instrumentos usar? Que
critérios aplicar? Toma-se como fundamento para o desenvolvimento da atividade o
conceito emitido por Bakhtin (1992, p. 331), o qual compreende o texto como um acontecimento; para o pensador russo, o
texto é parte de um grande contexto dialógico, que interage as pessoas no
processo comunicativo. Partindo, pois, da ideia de texto como acontecimento, pretende-se promover uma discussão
teórica sobre texto, seguida de práticas
de leitura, escrita e revisão de texto, respeitando-se as instâncias de
produção e compreendendo o texto como evento único e impossível de ser repetido
em quaisquer circunstâncias.
Palavras-chave: Texto.
Acontecimento. Revisão de texto.
Revisão em debate: exigências editoriais e práticas de
revisão
Benjamin Rodrigues Ferreira Filho
Propõe-se um diálogo sobre a prática de revisão,
desde as primeiras demandas, passando por atividades esparsas, até os trabalhos
de editoração científica e publicação bibliográfica. O pequeno histórico de
aprendizagem pretende mostrar, de maneira acessível, como a revisão está, desde
sempre, muito próxima do estudante de Letras e do professor e como a atividade
realmente profissional pode ser um desdobramento dos exercícios de revisão.
Outra questão, prática, é como a revisão inclui o respeito ao autor, apesar da
provável violência da gramática normativa.
Palavras-chave: Revisão. Editoração científica.
Publicação.
O texto na mesa de
cirurgia: uma operação linguística
Paulo Barroso
A prática reflexiva sobre a produção de textos e a decorrente
ação de intervir em textos alheios, carentes de regularidades e adequações
(tais como o enquadramento às regras gramaticais, às normas sociais e formais
de apresentação do texto, à ABNT e reconfigurações tipológicas para
determinados contextos), pode ser tanto uma alternativa à docência de Língua
Portuguesa quanto atividade paralela. Nesta apresentação, o professor pretende
expor o itinerário de formação que o conduziu a privilegiar mais o trabalho no
universo editorial do que na sala de aula, as influências teóricas que o
atingiram de modo decisivo em sua trajetória como estudante de Letras e
posteriormente como profissional dessa área. Em seguida serão apresentados
aspectos metodológicos adotados na revisão de textos e um arsenal de
instrumentos para viabilizar o trabalho. Haverá, ainda, uma breve demonstração
da prática de revisão em diferentes gêneros textuais.
A revisão de textos na universidade: da sala de aula ao periódico
Maria Claudete Lima
O processo de revisão de textos pode ser compreendido no âmbito didático
e no âmbito profissional. No contexto didático, ora se mistura à noção de mera
correção de textos com propósitos avaliativos, ora é vista como prática
recomendada no ensino de línguas, com o fim de possibilitar o domínio da
escrita de variados gêneros, como mostra Serafini (1995). No contexto
profissional, a revisão se liga ao mercado de livros e revistas, onde se
especializa em diferentes nomes: preparação de texto, copisdesque, edição
crítica e revisão crítica. Com exceção da correção de texto que marca os erros
do aluno apenas para atribuir uma nota, de modo geral, o objetivo da revisão de
texto é torná-lo mais eficaz para atingir seu propósito comunicativo. Disso
resulta que a revisão faz parte da produção de qualquer texto escrito
planejado, ainda que varie em graus de profundidade ou sistematicidade. Nesta
palestra, falarei sobre a atividade de revisão aplicada a textos acadêmicos e,
em especial, a revisão realizada como uma das etapas do processo editorial de
um periódico científico.