Comitê Organizador
André Arçari / Bruno Zorzal / François Soulages
Participantes
André Arçari / André Parente / Angela Grando / Bruno Zorzal / Cao Guimarães /
Démosthènes Agrafiotis / Dominique Chateau / François Soulages / Hermano Callou
/ Katia Maciel / Livia Flores / Lucas Murari / Luiza Baldan / Michel
Sicard / Patrícia Mourão de Andrade / Raquel Garbelotti+2 /
Rubiane Maia / Solon Ribeiro
Apresentação
Como parte do esforço
para fomentar a reflexão e dar visibilidade às pesquisas artísticas e teóricas
em torno dos usos, alcances e condições de existência das imagens em movimento
na atualidade, promovemos o III Colóquio RETiiNA.Espírito Santo – Filme-Vídeo: Imagens em
movimento, Imagens em Fricção.
Das experiências
expandidas que atravessam os eixos de interesse do evento pontuamos: outros
cinemas, vídeos e filmes experimentais, cinemas de arte, cinemas de exposições,
cine e videoinstalações. Mais do que cercear as produções em categorias,
buscamos pensar como as expansões da criação audiovisual se potencializariam
nas fricções entre os meios, tanto dos artistas no terreno do cinema quanto dos
cineastas nos espaços das artes ditas visuais.
Assim, nos interessamos
por reflexões sobre fazeres e obras que, guiadas por inconformismo ou
curiosidade inconsciente, trabalham em um tensionamento entre artes visuais,
cinema e poesia, proporcionando uma experiência estética por variados modos de
apresentação e exposição.
Nos perguntamos em que
medida as obras que testemunham fricções entre cinema, artes visuais e arte
contemporânea seriam situações exemplares para pensarmos tanto o estatuto da
imagem em movimento na contemporaneidade, como também os desdobramentos poéticos
e estéticos, éticos e filosóficos, políticos e culturais… tanto do audiovisual
em particular como das artes em geral.
Nos interrogamos ainda em
que medida o audiovisual, em suas formas híbridas, expõe modificações em curso
nos modos de produção, formas de pensabilidade e regimes de visibilidade das
imagens. Como, na atualidade, os diversos usos das imagens em movimento no
campo das artes visuais nos permitem repensar alcances, poéticas, estéticas,
políticas, economias, etc., das imagens em movimento? Em que medida certas
experiências, amalgamadas entre cinema e artes visuais, nos permitem colocar em
perspectiva as histórias das técnicas, das imagens técnicas e das imagens em
movimento?
Entre imagens novas e novos usos de imagens de todos os tempos, este colóquio busca privilegiar abordagens múltiplas – estética, histórica, filosófica, linguística, artística, sociológica, política, econômica, etc. –, abrindo diálogos inter e transdisciplinares com as ciências humanas, sociais, naturais e da tecnologia.
Com a colaboração de um grupo franco-greco-brasileiros de pesquisadores e artistas, nos esforçamos para fazer avançar os debates iniciados a partir dos anos 1960-70, aqueles centrados nas supostas e recíprocas rupturas, experimentalismos e alargamentos provocados pela fricções entre cinema e as artes visuais.