Residência Artística: Coletivo Dançantes no Lume Teatro

Residência Artística: Coletivo Dançantes no Lume Teatro

presencial LUME Teatro - UNICAMP - Rua Carlos Diniz leitão, 150 | Vila Santa Isabel - Campinas, SP - Campinas - São Paulo - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento


Entre os dias 5 e 13 de julho de 2025, o Lume Teatro, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp com 40 anos dedicados à pesquisa em artes da cena, recebe a residência artística do coletivo Dançantes – Núcleo de pesquisa em poéticas do corpo, coordenado por Ana Cristina Colla, atriz-pesquisadora do Lume e professora da Unicamp. A atividade integra as comemorações do aniversário de 40 anos do Lume Teatro.

A programação conta com oficina pedagógica, vivência sonora para cuidadores, imersões artísticas e a apresentação da obra cênica "Essa outra pele", seguida de roda de conversa com tradução em Libras. O espetáculo é resultado de uma trajetória iniciada em 2015 e já realizada em diversas cidades do Brasil, como Campinas, Petrópolis, Juiz de Fora, Juazeiro do Norte, Goiânia e outras.

A residência propõe uma imersão nos cruzamentos entre dança e teatro, articulando práticas corporais inspiradas em pedagogias do Lume e nas cosmovisões anímicas presentes nas obras de Micheliny Verunschk e Nastassja Martin. Participam da residência as artistas-pesquisadoras Bruna Reis, Denise Espírito Santo, Luisa Alves, Thais D’Abronzo e Panamby (sonoridades).

As ações integram o projeto de pesquisa temático "Pedagogias, processos e arquivos de presença", aprovado pela FAPESP e coordenado por Ana Cristina Colla, Renato Ferracini e Raquel Scotti Hirson.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Pessoas Convidadas

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Breve Histórico do Coletivo


O coletivo 'Dançantes – Núcleo de pesquisa em poéticas do corpo', direciona suas pesquisas para os processos pedagógicos e de criação em relações entre a dança e o teatro. Formado em 2015, sob a coordenação de Ana Cristina Colla, atriz-pesquisadora do LUME Teatro/UNICAMP, atualmente reúne cinco mulheres artistas-pesquisadoras de diferentes estados do país, que se encontram para realização de residências artísticas em distintas cidades do país. Conta ainda com a colaboração de Panamby, artista convidade que tem seu foco de atuação na criação de sonoridades, como prática poética.

Se iniciou em Campinas-SP, nos anos de 2015 e 2016, na sede do Lume Teatro, onde destacamos elementos do curso “O Corpo Multifacetado”, de Ana Cristina Colla, desdobrando e objetivando como pesquisa, a prática do trabalho ligada aos processos de artesania do corpo. Dançar imagens a partir de animalidades por entre corporeidades, afetos, imaginários e palavras anímicas, é o que marca o início dessa pesquisa.

Em 2017, na cidade de Petrópolis-RJ, o Coletivo realizou uma parceria com o grupo “Teatro Circense Andança”, na continuidade da prática imersiva do trabalho do grupo e na realização de encontros de formação e partilhas artístico-pedagógicas com grupos e pessoas da cidade. Em 2018, em parceria com o Festival de Teatro e com o grupo Sala de Giz, em Juiz de Fora-RJ, mantivemos o espaço de imersão da prática do coletivo e, desdobramentos na realização de oficinas e apresentação de espetáculos, como parte integrante da mostra artística e pedagógica do festival.

Em 2021, devido a pandemia e o isolamento social, o Coletivo realizou uma residência artística através de encontros online, com o foco principal em alguns princípios do Butoh.

Após o complexo período pandêmico, o Coletivo Dançantes realizou uma residência entre os meses de maio e junho de 2023, na cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri-CE, na qual trabalho se direcionou para um aprofundamento de processos presentes na trajetória de pesquisa do grupo, sobretudo no que diz respeito às animalidades em jogo no corpo como motivos corporais de danças e narrativas. A residência artística realizada no Cariri se efetivou em parceria com o artista e professor do departamento de teatro da URCA, Alysson Amancio e na realização de um encontro formativo com estudantes, dançarinas e dançarinos da Associação de Dança do Cariri.

Ainda em 2023, no mês de novembro as artistas do Coletivo se encontraram novamente, em Samambaia (DF), na Sede do Galpão do Riso, para dar continuidade ao trabalho desenvolvido no Cariri.

Em 2024 o Dançantes é contemplado pelo programa FUNARTE RETOMADA 2023 - TEATRO, com o projeto ‘Zonas temporárias de pesquisas pedagógicas e poéticas – imagens e narrativas do corpo’, que prevê dois encontros do grupo em Goiânia (GO) para a realização de suas residências artísticas, com a participação de Panamby, artista convidade que chega para aprofundar as criações/investigações sonoras, junto ao Coletivo.

O projeto prevê ainda, Workshop aberto ao público, Apresentações de espetáculo, exibição de Websérie, Cine – palestra e uma abertura de processo artístico. O projeto Acontece com apoio do LaCena - Teatro Laboratório EMAC/UFG – Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e do Espaço Águas de Menino, em parceria com o Núcleo Coletivo 22. Realizado nos meses de junho, setembro e outubro de 2024.

Coletivo Dançantes | Essa outra pele - Experimento I



Assista um pouco sobre o projeto:



Saiba mais sobre o projeto:

Dançantes – Núcleo de pesquisa em poéticas do corpo

Lume Teatro

R. Carlos Diniz Leitão, 150 - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13084-225

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}