Representantes de turma,  mediação e interlocução  entre os atores da  comunidade acadêmica

Representantes de turma, mediação e interlocução entre os atores da comunidade acadêmica

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

A formação crítica como instrumento de ação-reflexão-ação constitui matéria no Plano de Desenvolvimento Institucional: 2017-2024, aprovado em 2017, no Centro Universitário UNIEURO, direcionada a necessidade de materializar o diálogo reflexivo entre estudantes e professores com o intuito de gerar espaços interativos para a convivência crítica (UNIEURO, 2017, p.41). Por se tratar de um curso de caráter pedagógico, a abertura de espaços para atitudes relativas a mediação de conflitos, o debate de opiniões, ao diálogo democrático, a ênfase nas boas relações e o atendimento de necessidades específicas, constitui-se em uma nova lógica. Os estudos nesse campo apontam que é importante estabelecer mecanismos participação, portanto, ter representantes de turma no âmbito da IES torna o processo educativo dinâmico e revigora o sentido de partilha.Por isso, é necessário mobilizar e criar oportunidades para que os representantes de turma desenvolvam qualidades como: responsabilidade, liderança, imparcialidade, justiça, lealdade, dinamismo, compreensão, cortesia,colaboração, honestidade, ética, solidariedade e respeito às diversidades.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Compromisso e participação nos espaços acadêmicos Representação e representatividade no âmbito acadêmico. Abordagem democrática das temáticas acadêmicas

Módulo II: O papel do representante e do vice Cenário da representação docente: limites e possibilidades. Parceria representante e vice: dupla de intermediação e apoio mútuo. Potencial de participação, colaboração e intervenção com os colegas de turma

Módulo III: Mediação de conflitos: consenso e dissenso no processo democrático. Mediação de conflitos: como intermediar e promover o diálogo nos momentos de tensão e discussão. Formas de comunicação democrática, ética e reflexiva. Redes sociais: cenário de conflitos, dissidências e reorganização para discussão

Módulo IV: O papel do representante como interlocutor na pandemia .Espaço da representação discente articulação entre a turma, professor e coordenação de curso.


CERTIFICAÇÃO

Certificado de participação em Projeto de Extensão. (40h)

A avaliação será realizada com suporte nos objetivos propostos e na realização das ações a saber:

 - Participação na ambientação e nos fóruns, com base nos materiais disponibilizados pelo curso, assim como a interação com colegas e professor-tutor, com vistas ao trabalho colaborativo.

 - Participação em pelo menos 75% das atividades do fórum

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Professores

{{item.nome}}

{{item.nome}}



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}