Profa. Ma.
Marina Barbosa
Marina Barbosa é doutoranda em
História Social pela Universidade Federal Fluminense. É mestre em História
Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-graduanda
em Docência do Ensino Superior na Universidade Candido Mendes, além de ter licenciatura
plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua atual
pesquisa de doutorado se centra no contexto da Idade Média e Renascimento
italiano, em que aborda a produção de imagens religiosas, a temática da morte e
as repercussões da Peste Negra na iconografia, dando especial destaque para as obras
do pintor Rafael Sanzio. É integrante do Grupo de pesquisa Translatio Studii -
Dimensões do Medievo e docente de Educação Básica.
CV
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3801778939889967
Instagram: https://instagram.com/marinabarbosa.hist
Formato:
4 encontros
Terças-feiras, às 20h, de 10 a 31 de maio
Apresentação
O que foi o Renascimento? Um período?
Um estilo? Um movimento? Neste curso trataremos a temática do Renascimento
considerando sua pluralidade de sentidos e definições, priorizando o debate
para a construção de saberes não engessados e não hierárquicos. O mecenato – a
prática de dar patrocínio e proteção a artistas – é um dos elementos
fundamentais para compreendermos a abundante produção cultural do período e
será um dos pontos centrais abordados no curso. A partir dessa perspectiva,
trataremos do papel desempenhado por instituições como a Igreja Católica e sua
intensa relação com pintores, escultores e o trabalho artístico, notoriamente
conhecidos até os dias atuais. Por fim, o curso também abordará questões
técnicas, como a perspectiva, o desenvolvimento da tinta a óleo e o chiaroscuro.
Aula 1 – 10 de maio
“Renascimento como um movimento”: trata-se de
estabelecer o Renascimento enquanto movimento ocorrido a partir do final da Idade
Média. Para compreendê-lo como um movimento, importa estudar o contexto
histórico em que ele está inserido. Portanto para esta aula será estudado a
Baixa Idade Média, destacando as questões culturais, intelectuais e religiosas
do período. Além de um panorama histórico, serão apresentadas algumas obras,
invenções e avanços técnicos e científicos do período.
Aula 2 – 17 de maio
“A Igreja católica da Baixa Idade
Média”. Nesta aula, partiremos das definições sobre Igreja e a sua estrutura
social feudal. Abordaremos o controle social exercido pela principal
instituição do período e o mecenato como forma de exercer poder social, cultural
e religioso. O conceito de mecenato é um dos pontos centrais da proposta do
curso e, por isso, trataremos de questões teóricas sobre o termo e os objetivos
sociais, econômicos e culturais que envolviam tal prática. Consideraremos o
mecenato que parte de diversas categorias sociais; contudo, nos concentraremos
naquele que parte do corpo religioso católico, para que, a partir daí, possamos
refletir sobre a alta demanda de imagens religiosas e a intensa relação entre a
arte e a Cristandade no período.
Aula 3 – 24 de maio
“Imagem e Poder”. O que é uma imagem? Importa para esta aula o debate sobre as questões teóricas que atravessam este termo, além de abordar outros conceitos, como representação e símbolo. Será dado destaque para a reflexão sobre a imagem enquanto discurso de poder, um espaço de disputa e, para isso poderemos debater também o conceito de poder, e o uso das imagens como recurso visual com diversas intencionalidades.
Aula 4 – 31 de maio
“Arte e técnica”. Nesta aula
abordaremos desenvolvimentos técnicos ocorridos durante o período do
Renascimento, como a câmara escura, o efeito chiaroscuro, a pintura a
óleo, as questões de proporções, dimensões das obras, estudos da anatomia
humana, e demais elementos que a iconografia deste período nos permite avaliar.
Para esta aula pretende-se também ampliar o tempo de debate para que dúvidas e
reflexões possam ser expostas.
Indicações de leitura:
BASCHET, Jérôme. Introdução: a
imagem-objeto. In: SCHMITT, Jean-Claude et BASCHET, Jérôme. L'image.
Fonctions et usages des images dans l'Occident médiéval. Paris: Le Léopard d'Or, 1996. p. 7-26 (tradução:
Maria Cristina C. L. Pereira).
BAXANDALL, Michael. O olhar
renascente: pintura e experiência social na Itália da renascença. Editora
Paz e Terra, 1991.
BERBARA, Maria(org.). Renascimento
italiano. Ensaios e traduções. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2010.
BURCKHARDT, Jacob. A cultura do
renascimento na Itália: um ensaio. Brasília: Editora Universidade de
Brasília, 1991.
CHARTIER, Roger. O mundo como
representação. Estudos avançados, vol.5, nr.11, jan/abr. 1991, p. 173 –
191.
DELUMEAU, Jean. A civilização do
renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1983.
DUBY, Georges. A Idade Média. Tomo I.
In.: DUBY, Georges; LACLOTTE, Michel (coord.). História Artística da Europa.
São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002, p. 16.
GARIN, Eugenio. Idade Média e
renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1989.
GARIN, Eugenio. O homem
renascentista. Lisboa: Editorial Presença, 1991.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização
dos sentidos. São Paulo: Ed. 34, 1998.
KAMITA, João Masao. A janela do
mundo: a arte no Renascimento. In: CAVALCANTE, Berenice. Modernas tradições:
percursos da cultura ocidental Séculos XV-XVII. Rio de Janeiro: Access, 2002.
KNAUSS, Paulo. Aproximações
disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n.
28, p.151-168, dez. 2008.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas
artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2007.
PANOFSKY, Erwin. La
perspectiva como forma simbolica. Barcelona: Tusquets, 1973.
PASTOREAU,
Michel. Símbolo IN: LE GOFF, Jacques & SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. São Paulo: Edusc e Imprensa Oficial, 2002, pp.
495 - 510.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. Uma
arqueologia da história das imagens. In: GOLINO, William (org). A
importância da teoria para a produção artística e cultural Vitória: UFES, 2004.
VASARI, Giorgio. Vida dos artistas.
São Paulo: Martins Fontes, 2011.