Curso "O Renascimento: arte, poder e religião"

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Sobre o evento

 O RENASCIMENTO: ARTE, PODER E RELIGIÃO

 

Profa. Ma. Marina Barbosa

 

Marina Barbosa é doutoranda em História Social pela Universidade Federal Fluminense. É mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-graduanda em Docência do Ensino Superior na Universidade Candido Mendes, além de ter licenciatura plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua atual pesquisa de doutorado se centra no contexto da Idade Média e Renascimento italiano, em que aborda a produção de imagens religiosas, a temática da morte e as repercussões da Peste Negra na iconografia, dando especial destaque para as obras do pintor Rafael Sanzio. É integrante do Grupo de pesquisa Translatio Studii - Dimensões do Medievo e docente de Educação Básica.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3801778939889967

Instagram: https://instagram.com/marinabarbosa.hist

 

Formato:

4 encontros

Terças-feiras, às 20h, de 10 a 31 de maio

 

Apresentação

O que foi o Renascimento? Um período? Um estilo? Um movimento? Neste curso trataremos a temática do Renascimento considerando sua pluralidade de sentidos e definições, priorizando o debate para a construção de saberes não engessados e não hierárquicos. O mecenato – a prática de dar patrocínio e proteção a artistas – é um dos elementos fundamentais para compreendermos a abundante produção cultural do período e será um dos pontos centrais abordados no curso. A partir dessa perspectiva, trataremos do papel desempenhado por instituições como a Igreja Católica e sua intensa relação com pintores, escultores e o trabalho artístico, notoriamente conhecidos até os dias atuais. Por fim, o curso também abordará questões técnicas, como a perspectiva, o desenvolvimento da tinta a óleo e o chiaroscuro.

 


Aula 1 – 10 de maio

“Renascimento como um movimento”: trata-se de estabelecer o Renascimento enquanto movimento ocorrido a partir do final da Idade Média. Para compreendê-lo como um movimento, importa estudar o contexto histórico em que ele está inserido. Portanto para esta aula será estudado a Baixa Idade Média, destacando as questões culturais, intelectuais e religiosas do período. Além de um panorama histórico, serão apresentadas algumas obras, invenções e avanços técnicos e científicos do período.

 


Aula 2 – 17 de maio

“A Igreja católica da Baixa Idade Média”. Nesta aula, partiremos das definições sobre Igreja e a sua estrutura social feudal. Abordaremos o controle social exercido pela principal instituição do período e o mecenato como forma de exercer poder social, cultural e religioso. O conceito de mecenato é um dos pontos centrais da proposta do curso e, por isso, trataremos de questões teóricas sobre o termo e os objetivos sociais, econômicos e culturais que envolviam tal prática. Consideraremos o mecenato que parte de diversas categorias sociais; contudo, nos concentraremos naquele que parte do corpo religioso católico, para que, a partir daí, possamos refletir sobre a alta demanda de imagens religiosas e a intensa relação entre a arte e a Cristandade no período.

 


Aula 3 – 24 de maio

“Imagem e Poder”. O que é uma imagem? Importa para esta aula o debate sobre as questões teóricas que atravessam este termo, além de abordar outros conceitos, como representação e símbolo. Será dado destaque para a reflexão sobre a imagem enquanto discurso de poder, um espaço de disputa e, para isso poderemos debater também o conceito de poder, e o uso das imagens como recurso visual com diversas intencionalidades.



Aula 4 – 31 de maio

“Arte e técnica”. Nesta aula abordaremos desenvolvimentos técnicos ocorridos durante o período do Renascimento, como a câmara escura, o efeito chiaroscuro, a pintura a óleo, as questões de proporções, dimensões das obras, estudos da anatomia humana, e demais elementos que a iconografia deste período nos permite avaliar. Para esta aula pretende-se também ampliar o tempo de debate para que dúvidas e reflexões possam ser expostas.

 



Indicações de leitura:

 

BASCHET, Jérôme. Introdução: a imagem-objeto. In: SCHMITT, Jean-Claude et BASCHET, Jérôme. L'image. Fonctions et usages des images dans l'Occident médiéval. Paris: Le Léopard d'Or, 1996. p. 7-26 (tradução: Maria Cristina C. L. Pereira).

 

BAXANDALL, Michael. O olhar renascente: pintura e experiência social na Itália da renascença. Editora Paz e Terra, 1991.

 

BERBARA, Maria(org.). Renascimento italiano. Ensaios e traduções. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2010.

 

BURCKHARDT, Jacob. A cultura do renascimento na Itália: um ensaio. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1991.

 

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos avançados, vol.5, nr.11, jan/abr. 1991, p. 173 – 191.

 

DELUMEAU, Jean. A civilização do renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1983.

 

DUBY, Georges. A Idade Média. Tomo I. In.: DUBY, Georges; LACLOTTE, Michel (coord.). História Artística da Europa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002, p. 16.

 

GARIN, Eugenio. Idade Média e renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1989.

 

GARIN, Eugenio. O homem renascentista. Lisboa: Editorial Presença, 1991.

 

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização dos sentidos. São Paulo: Ed. 34, 1998.

 

KAMITA, João Masao. A janela do mundo: a arte no Renascimento. In: CAVALCANTE, Berenice. Modernas tradições: percursos da cultura ocidental Séculos XV-XVII. Rio de Janeiro: Access, 2002.

 

KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.151-168, dez. 2008.

 

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2007.

 

PANOFSKY, Erwin. La perspectiva como forma simbolica. Barcelona: Tusquets, 1973.

 

PASTOREAU, Michel. Símbolo IN: LE GOFF, Jacques & SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. São Paulo: Edusc e Imprensa Oficial, 2002, pp. 495 - 510.

 

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Uma arqueologia da história das imagens. In: GOLINO, William (org). A importância da teoria para a produção artística e cultural Vitória: UFES, 2004.

 

VASARI, Giorgio. Vida dos artistas. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

Inscrições

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