A Rede Nacional de Canteiros Experimentais (RENACE) surgiu em 2023 a partir dos debates realizados no II Seminário de Canteiros Experimentais em Escolas de Arquitetura e Urbanismo, realizado presencialmente no Rio de Janeiro. Atualmente, a rede é composta por mais de 40 canteiros experimentais vinculados a escolas de Arquitetura e Urbanismo, além de espaços livres de formação voltados à construção civil democrática.
A terceira edição do Encontro Nacional de Canteiros Experimentais em Escolas de Arquitetura e Urbanismo será realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim/RS. Este evento foi precedido por quatro Seminários (Seminário Canteiro Experimental em Arquitetura e Urbanismo) e dois Encontros Nacionais (Encontro Nacional de Canteiros Experimentais em Escolas de Arquitetura e Urbanismo).
PRÁXIS no Canteiro Experimental: a formação do arquiteto e urbanista na América Latina
Os Canteiros Experimentais assumem centralidade como dispositivos pedagógicos e metodológicos capazes de rearticular ensino, pesquisa e extensão (Ronconi, 2002; 2010). Mais do que espaços de prática construtiva, configuram-se como ambientes de aprendizagem que tensionam a dissociação entre projeto e construção, entre teoria e prática e entre universidade e território. Ao promover o “aprender fazendo”, tais experiências se aproximam de uma perspectiva de educação problematizadora, alinhada aos princípios da pedagogia da autonomia (Freire, 1987), na qual o estudante assume papel ativo na produção do conhecimento. Essa abordagem contribui para a formação de profissionais mais críticos, capazes de compreender e intervir nas dinâmicas reais de produção do espaço.
A busca por espaços qualificados às práticas no Canteiro Experimental irão permear as temáticas do próximo evento, ao encontro das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (DCNs) (RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 11 DE JULHO DE 2025). Conforme o documento, “o processo de ensino-aprendizagem no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo exige estreita interação entre teoria e prática, e deve ser estruturado a partir das práticas em ateliê e laboratórios e no diálogo direto e presencial entre professor e aluno”. Os Canteiros Experimentais de Obra passam a ser um dos requisitos para atingir os objetivos e o desenvolvimento pleno das novas DCNs, devem constar no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e suas atividades obrigatoriamente presenciais.
Para esta edição, a Comissão Organizadora definiu 2 eixos temáticos:
Eixo 1 - Aprender fazendo: Ensino, Aprendizagem e Experimentação em Canteiros
Eixo 2 - Construir com o outro: Práticas comunitárias, Território e Transformação Social
Nas últimas décadas, emergem na América Latina experiências pedagógicas que integram projeto, construção, território, extensão universitária e práticas colaborativas, configurando um campo em expansão de ensino que tem o Canteiro Experimental como um recurso pedagógico de apoio à formação mais completa em Arquitetura e Urbanismo. Desta forma, é emergente a ampliação da Rede Nacional de Canteiros Experimentais (RENACE), por meio do diálogo com países latino-americanos, motivando a proposta do I ENLACE (I Encontro Latino-Americano de Canteiros Experimentais).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
RONCONI, Reginaldo. O canteiro experimental como instrumento de ensino em arquitetura e urbanismo. São Paulo: FAUUSP, 2002.
RONCONI, Reginaldo. Canteiro experimental e formação em arquitetura e urbanismo. São Paulo: FAUUSP, 2010.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de julho de 2025. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Brasília: CNE, 2025.
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública, que surgiu em 2010, a partir de um contexto de expansão e interiorização das universidades federais. A UFFS abrange mais de 400 municípios da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul – Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Conta com cinco campi: Chapecó (SC) – sede da Instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo, Passo Fundo e Erechim (RS). No Campus Erechim/RS, encontra-se o Curso de Arquitetura e Urbanismo, com atividades desde 2010.
O Canteiro Experimental, desde a formação do curso, dá apoio didático pedagógico “à aplicação contínua dos conhecimentos teórico-prático-reflexivos desenvolvidos e a inovação no uso de materiais e técnicas construtivas”. O curso conta com disciplinas específicas de Canteiro Experimental I, II e III na segunda, quarta e sétima fases, respectivamente. Além das disciplinas específicas há disciplinas teóricas e de projeto que complementam uma formação atenta ao potencial da experimentação.
Em 12 de novembro de 2025, a Universidade Federal da Fronteira Sul inaugurou as instalações definitivas do Canteiro Experimental, com ótima infraestrutura, contando com 1800m² de área construída, somado a uma área de 1.200m² de área externa. A obra é constituída pela Cobertura Central que abrange uma área de 632m², o Bloco de Apoio com sanitários, depósitos e maquetaria. Conta ainda com pátio externo, mezanino, estações de trabalho externas, doca e baias para armazenamento de materiais. Os espaços do pátio aberto e mezanino foram pensados para livre apropriação, permitindo o encontro, a socialização. Espaço para assembleias estudantis, encontros culturais ou apresentações teatrais, palestras, exposições, entre outras manifestações.
Eixo1: Aprender fazendo: Ensino, Aprendizagem e Experimentação em Canteiros
Focado na dimensão pedagógica dos canteiros experimentais como ferramenta de formação crítica em Arquitetura, Urbanismo e áreas afins.
Possíveis subtemas: Canteiro experimental como metodologia de ensino-aprendizagem; Integração entre teoria; Projeto e execução; Ensino interdisciplinar (arquitetura, engenharia, artes, saberes tradicionais); Processos construtivos como ferramenta pedagógica; Avaliação de aprendizagem em experiências práticas; Segurança, logística e gestão do canteiro no contexto acadêmico; Tecnologias digitais (modelagem, fabricação digital) aplicadas ao ensino em canteiros; Sustentabilidade e ensino de técnicas construtivas de baixo impacto; Experiências latino-americanas de ensino em campo.
Eixo 2 : Construir com o Outro: Práticas Comunitárias, Território e Transformação Social
Voltado às experiências de extensão, atuação profissional e engajamento com comunidades.
Possíveis subtemas: Canteiros como instrumento de extensão universitária; Co-criação e processos participativos com comunidades; Saberes tradicionais e interculturalidade (especialmente povos indígenas e comunidades rurais); Tecnologias sociais e construção coletiva;Autoconstrução assistida e assessoria técnica (ATHIS); Impactos sociais, culturais e territoriais dos canteiros; Relação entre arquitetura, território e modos de vida; Gênero, inclusão e diversidade nos processos construtivos; Sustentabilidade, bioconstrução e materiais locais; Ética e responsabilidade social na prática profissional; Transformação social, diálogo de saberes, construção coletiva, território como agente ativo.
Agenda
Inscrições abertas: 17/09/2026 Envio dos artigos e resumos expandidos: até 20/12/2026 Aceite: até 01/02/2027 Envio das correções: 31/02/2027
Chamada de Oficinas: 30/09/2026 Prazo de inscrição de oficinas: 20/11/2026 Aceite: 15/12/2026 Cronograma final do evento: 15/01/2027 Lançamento da lista de oficinas: 15/01/2027
Daniella Reche - Universidade Federal da Fronteira Sul
Edison Kiyoshi Tsutsumi - Universidade Federal da Fronteira Sul
Fernanda Machado Dill - Universidade Federal da Fronteira Sul
Gabriel Rodrigues da Cunha - Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Luís Eduardo Azevedo Modler - Universidade Federal da Fronteira Sul
Marcos Martinez Silvoso - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Melissa Laus Mattos - Universidade Federal da Fronteira Sul
Murad Jorge Mussi Vaz - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Nauíra Zanardo Zanin - Universidade Federal da Fronteira Sul
Nébora Lazzarotto Modler - Universidade Federal da Fronteira Sul
Ricardo Socas Wiese - Universidade Federal de Santa Catarina
Sabine De Paris - Universidade Federal da Fronteira Sul
Vinícius Cesar Cadena Linczuk - Universidade Federal da Fronteira Sul
Comissão Cientifica
Beatriz Bezerra Tone (USP-SC)
Caio Santo Amore de Carvalho (USP-SP)
Carolina Hartmann Galeazzi (UFRJ)
Daniella Reche (UFFS)
Débora Bretas Silva (UFSM/Santa Maria)
Edison Kiyoshi Tsutsumi (UFFS)
Edson Luiz Bortoluzzi da Silva (UFSM/Santa Maria)
Emanuela Di Felice - Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV) - Chile
Eugenia Aumond Kuhn (UFRGS)
Fernanda Machado Dill (UFFS)
Gabriel Rodrigues Da Cunha (UNILA)
Guilherme Moreira Petrella (UNIFESP)
Gustavo Dieguez - Universidade de Buenos Aires (UBA) - Argentina
Izabel Cristina Melo de Oliveira Nascimento (UFPA)
José Eduardo Baravelli (USP-SP)
José Rodolfo Pacheco Thiesen (UFG)
Josicler Orbem Alberton (UFSM/Santa Maria)
Lisandra Fachinello Krebs (UFPEL)
Luís Eduardo Azevedo Modler (UFFS)
Marcos Martinez Silvoso (UFRJ)
Melissa Laus Mattos (UFFS)
Murad Jorge Mussi Vaz (UTFPR)
Nauíra Zanardo Zanin (UFFS)
Nébora Lazzarotto Modler (UFFS)
Pascual Ceriani Guerra - Universidad de la República (UDELAR) - Uruguai
Patrícia de Freitas Nerbas (UNISINOS)
Rafaela Falcão Socoloski (UFSM/Cachoeira do Sul)
Ricardo Socas Wiese (UFSC)
Rodrigo Padilha dos Santos (IFFAR/Santa Rosa)
Rodrigo Troyano Prates (UFRGS)
Sabine De Paris (UFFS)
Samuel Silva de Brito (UFSM/Cachoeira do Sul)
Tania Miluska Cerrón Oyague - Universidad San Ignacio de Loyola (USIL) - Peru
Tomaz Amaral Lotufo (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)
Vinícius Cesar Cadena Linczuk (UFFS)
Edições Anteriores
O evento que ocorrerá na UFFS em 2027, foi precedido por quatro Seminários (Seminário Canteiro Experimental em Arquitetura e Urbanismo) e dois Encontros Nacionais (Encontro Nacional de Canteiros Experimentais em Escolas de Arquitetura e Urbanismo).
A primeira edição do Seminário Canteiro Experimental em Arquitetura e Urbanismo ocorreu em 01 de Dezembro de 2017 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), trazendo como debate a experimentação construtiva como uma ação de convergência entre ensino, pesquisa e extensão, na formação do arquiteto e urbanista e no seu diálogo com outros campos de saber.
A segunda edição ocorreu em 25 e 26 de maio de 2023 também na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ) e debateu o ensino de arquitetura e urbanismo e ações de caráter teórico-prático que promovam uma reflexão sobre materiais, métodos construtivos, sistemas estruturais e uma atuação profissional comprometida com uma arquitetura social.
A terceira edição ocorreu na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), entre os dias 27 e 30 de maio de 2024, com debates sobre a crise socioambiental global, dentre outros temas, além da comemoração dos 25 anos do Canteiro Experimental da FAU/USP. Juntamente com o Seminário, ocorreu o I Encontro Nacional de Canteiros Experimentais em Escolas de Arquitetura e Urbanismo com a participação de palestrantes internacionais (Sérgio Ferro - Universidade de Grenoble França, Victor Letelier da Universidad de Talca - Chile, Thierry Joffroy da CRAterre e GAIA - França).
A quarta edição do Seminário Canteiro Experimental em Arquitetura e Urbanismo voltou a ocorrer na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), entre os dias 17 e 20 de novembro de 2025, junto ao II Encontro Nacional de Canteiros Experimentais em Escolas de Arquitetura e Urbanismo, com a temática com a temática: "Conscientizar, Expandir e Consolidar". A programação contemplou experiências pedagógicas de ensino; extensão no canteiro experimental e relação com movimentos sociais; patrimônio cultural e práticas em canteiros experimental; pesquisa em materiais, inovação e tecnologias; produção do espaço e novas territorialidades; e práticas autônomas e saberes compartilhados no canteiro experimental. O Evento contou com a participação de palestrantes internacionais (Victor Letelier da Universidad de Talca - Chile, Glória Cabral - Paraguai, Nancy Peres Camacho - Colômbia).
Dando continuidade aos eventos, em 2027, a Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, sediará o III Encontro Nacional de Canteiros Experimentais em Escolas de Arquitetura e Urbanismo e o V Seminário Canteiro Experimental em Arquitetura e Urbanismo. Nesta edição, promove-se o I Encontro Latino-Americano de Canteiros Experimentais da Fronteira Sul, articulando a presença de instituições internacionais, principalmente de países próximos da Região Sul do Brasil, como Uruguai, Chile, Argentina e Paraguai.
Participam da organização do evento as instituições Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
É com grande satisfação que a UFFS sedia o próximo evento da RENACE em maio de 2027, e convida todos para estarem presentes nesta importante consolidação do evento nacional e transição para uma rede ampliada latino-americana.