Histórico
Seminário de Nanterre, Paris
Em junho de 2015, o CRIIAGRELPP do Departamento de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Paris Nanterre organizou um seminário de pesquisa. O objetivo era promover uma reflexão sobre o campo de estudos hispânicos e a questão da afrodescendência.Os temas abordados foram o ensino do espanhol nos países africanos, a inserção de conteúdos afro- hispânicos nos livros didáticos, o estudo de diversos autores, artistas, pintores que representam em suas obras os Afrodescendentes tanto na “América latina” quanto na Guiné Equatorial, a invisibilidade da qual são vítimas e também a questão racial na “América Latina”.
O seminário foi encerrado por uma mesa redonda sintetizando a jornada.
Diante do sucesso, mas sobretudo do interesse manifestado pelo seminário (uma quinzena de participantes
vindos da Europa, da África e da “América Latina”),
resolvemos dar continuidade à troca de ideias que foram abordadas. No que diz respeito à definição do novo tema
para encontro seguinte, a escolha foi unânime: pensar a questão da elaboração
de materiais didáticos, considerando, antes de mais nada, a necessidade em
propor conteúdos que correspondam aos alunos da África ou da diáspora africana.
Era
importante que nos questionássemos sobre a adoção de materiais didáticos
refletindo basicamente conteúdos euro centrados, ignorando a história da África
e de seus afrodescendentes, apesar da representatividade e peso demográfico
destes ao nível mundial (na “América Latina” cerca de 30% da população é
afrodescendente).
Este
colóquio deveria ser ao mesmo tempo teórico, ou seja, pensar os conteúdos dos materiais didáticos, e
prático no sentido de elaborar novos materiais
didáticos dentro de uma perspectiva afrodescolonial; o que significa uma
representação pertinente de africanos e pessoas de descendência africana. No encerramento do seminário de 2015,
nos perguntávamos onde seria realizado o referido colóquio pois uma parte
considerável de pesquisadores que trabalham este tema encontram-se na África ou
na América Latina; o que implica toda uma logística, visto, etc. Sendo a
geopolítica do saber um privilégio de países do Norte, percebeu-se a
necessidade de inverter o centro do Norte e de colocar as Periferias do Sul no centro... Por isso, definimos que o
colóquio aconteceria na África, ponto de partida
das nossas aventuras epistemológicas...
O colóquio de Saint-Louis, Senegal
O colóquio ocorreu
do dia 02 ao dia 06 de maio de 2017 na Universidade
Gaston Berger e contou com a participação de quarenta pesquisadores,
Alguns não acadêmicos, professores de ensino médio e estudantes universitários. Todas as intervenções trataram de questões relacionadas aos materiais didáticos e ilustraram a filosofia do colóquio: a apresentação de reflexões epistemológicas e também de ações concretas capazes de modificar os manuais didáticos.
Os debates privilegiaram as seguintes áreas socioculturais: África (Senegal, Costa do Marfim, Gabão,
Camarões, Moçambique, Angola, Guiné Bissau), Europa (França, Espanha, Itália),
América (Colômbia, México, Brasil). O colóquio organizou-se a partir de dois
grupos de reflexão. Durante as manhãs, sessões plenárias de ordem
epistemológica seguidas de exemplos concretos. Na parte da tarde, os
participantes refletiam à novas pistas a fim de elaborar materiais didáticos
mais pertinentes. Para tal, foram organizadas um total de nove sessões
distribuídas em três workshops cujas temáticas foram:
1. Como representar a África e sua diáspora nos manuais didáticos “latino- americanos” e
como representar a “América Latina Afro”
nos materiais didáticos africanos?
2.
Os livros de ensino
de espanhol e português como línguas estrangeiras e
a representação de
africanos e pessoas de descendência africana.
3.
A representação de africanos e pessoas de descendência africana
nos
manuais didáticos da
África.
Estes workshops viabilizaram uma análise minuciosa da situação dos
manuais e, no fim do colóquio, elementos concretos emergiram indicando novas
pistas para o encontro em outubro de 2019 no Brasil.
O colóquio de Salvador da Bahia, Brasil
Este
terceiro encontro é fruto dos resultados do colóquio de Saint-Louis. Desta vez,
nosso objetivo é a criação de uma plataforma digital na qual os membros da rede
poderão disponibilizar online todo o tipo de mídia (textos, fotos, vídeos,
áudio, pintura, etc.) relacionada às culturas africanas e afro- diaspóricas : fontes fidedignas
elementares poderão ser consultadas por docentes, agentes culturais, artistas e
educadores do mundo inteiro. Por esta razão, este encontro privilegiará
questões de práticas pedagógicas e didáticas.
Os eixos temáticos dos workshops para o
envio de trabalhos são os
seguintes:
1- Oralitura
afro-diaspórica no ensino (práticas didáticas
múltiplas)
2-
Diversidade cultural, interculturalidade e ensino
3- Experiências no
ensino da África e suas diásporas
4-
A África e a Afro-América nos currículos escolares
Requisitos para a recepção dos trabalhos:
- Mencionar o workshop
ao qual destina-se o trabalho
-
Estar desenvolvendo um trabalho em sala de aula
cujas temáticas e práticas descoloniais estejam relacionadas à Africanos e
pessoas de descendência africana (citar fontes, documentos inéditos, orais,
escritos, produções cinematográficas, etc. que possam ser utilizados como
prática pedagógica)
-
Enviar uma proposta de trabalho (no máximo uma página), incluindo um resumo das
atividades ou workshops realizados em sala
de aula e uma breve apresentação biográfica)
- O trabalho pode estar relacionado a quaisquer níveis
e contextos
educacionais
Prazo de entrega dos trabalhos:
Os trabalhos devem ser enviados até o dia 30
de maio de 2019 ao e-mail :
Mencionar no assunto do e-mail o workshop ao
qual o trabalho se destina.
Exemplo:
Assunto: 1- Oralitura afro-diásporica no ensino (práticas didáticas
múltiplas).
Respostas: 15 de junho de 2019
COORDENAÇÃO GERAL
Juliana Barreto
Farias (UNILAB-Campus dos Malês-UNEB-BA,Brasil) Fábia Barbosa Ribeiro
(UNILAB-Campus dos Malês- BA/UNIFESP- Guarulhos-SP, Brasil)
Maria Aparecida Oliveira Lopes (UFSB-Brasil)
Sébastien Lefèvre (Université Gaston Berger, Saint Louis, Senegal/Université Paris Nanterre, França)
Christian Hounnouvi
Coffi (Université de Nantes, França) Michel Feugain (Université Catholique de
Lille, França) Fabiana Carneiro da Silva (UFSB-Brasil)
COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL
Juliana Barreto Farias (UNILAB-Campus dos Malês-Bahia, Brasil-UNEB-Bahia)
Fábia Barbosa Ribeiro (UNILAB-Campus dos Malês-BA/UNIFESP-Guarulhos-SP)
Alexandre
António Timbane (UNILAB-Campus dos Malês-BA) Lídia Lima da Silva (UNILAB-Campus
dos Malês-BA) Detoubab Ndiaye (UNEB)
COMITÊ CIENTÍFICO
Alexandre António Timbane (UNILAB-Campus dos Malês-BA)
Ana Maria Dje
(Université Houphouet Boigny, Abidjan, Costa do Marfim)
Bas'llele Malomalo (UNILAB-Campus dos Malês-BA)
Catherine Tetteh (Melanin Foudation-Suiça) Carolina García Ramírez (Universidad Pedagógica Nacional de Colombia) Cibele Barbosa da Silva Andrade (Fundação Joaquim Nabuco, Recife, Brasil) Christian Hounnouvi Coffi (Université de Nantes, França)
Daniel Kalfon (Universidad Tecnológica del Chocó-Diego Luis Córdoba-Colômbia)
Detoubab Ndaye (UNEB-Brasil)
Érika Bastos Arantes (UFF-Campos/RJ-Brasil)
Eugenio Nkogo-Ondo (Filósofo e escritor-Guiné-Equatorial/Espanha)
Fábia Barbosa Ribeiro (UNILAB-Campus dos Malês-Bahia, Brasil) Fabiana Carneiro da Silva (UFSB-Brasil)
Fernando Proto Gutiérrez (EPR – Escuela del Pensamiento Radical (FAIA), Argentina)
Idalina Maria Freitas (UNILAB-Campus dos Malês-BA)
Joceneide Cunha
(UNEB- Eunápolis)
Juliana Barreto Farias (UNILAB-Campus dos Malês-Bahia, Brasil-UNEB)
Lídia Lima da Silva (UNILAB-Campus dos Malês-BA)
Maria Aparecida
Oliveira Lopes (UFSB-Brasil)
Maria Thedim-Goirand (Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3, França)
Michel Feugain
(Université Catholique de Lille, França) Michel Mbala, Lussunzi Vita (Universidade
de Angola) Patricia Teixeira Santos (UNIFESP)
Paul Mvengou Cruzmerino (Université Omar Bongo, Libreville, Gabão)
Rosemberg Ferracini (UFT)
Sandra Patrícia
Guido (Universidad Pedagógica Nacional de Colombia) Sébastien Lefèvre
(Université Gaston Berger, Saint Louis, Senegal/Université Paris Nanterre,
França)
Véronique Okome-Beka (Ecole Normale Supérieure de Libreville, Gabon / Instituto Cultural Hispano Lusófono (ICHL), Libreville, Gabão)
Vi-Makome Inongo (escritor, Espanha/Camarões)
Wilmer
Villa (Universidad Distrital Francisco José de Caldas-Colômbia