II COLÓQUIO INTERNACIONAL

II COLÓQUIO INTERNACIONAL

presencial Unilab / Uneb - Salvador - Bahia - Brasil

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Sobre o evento

Histórico

 

Seminário de Nanterre, Paris

Em junho de 2015, o CRIIAGRELPP do Departamento de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Paris Nanterre organizou um seminário de pesquisa. O objetivo era promover uma reflexão sobre o campo de estudos hispânicos e a questão da afrodescendência.Os temas abordados foram o ensino do espanhol nos países africanos, a inserção de conteúdos afro- hispânicos nos livros didáticos, o estudo de diversos autores, artistas, pintores que representam em suas obras os Afrodescendentes tanto na “América latina” quanto na Guiné Equatorial, a invisibilidade da qual são vítimas e também a questão racial na “América Latina”.

 

O seminário foi encerrado por uma mesa redonda sintetizando a jornada. Diante do sucesso, mas sobretudo do interesse manifestado pelo seminário (uma quinzena de participantes vindos da Europa, da África e da “América Latina”), resolvemos dar continuidade à troca de ideias que foram abordadas. No que diz respeito à definição do novo tema para encontro seguinte, a escolha foi unânime: pensar a questão da elaboração de materiais didáticos, considerando, antes de mais nada, a necessidade em propor conteúdos que correspondam aos alunos da África ou da diáspora africana.

 

Era importante que nos questionássemos sobre a adoção de materiais didáticos refletindo basicamente conteúdos euro centrados, ignorando a história da África e de seus afrodescendentes, apesar da representatividade e peso demográfico destes ao nível mundial (na “América Latina” cerca de 30% da população é afrodescendente).

 

Este colóquio deveria ser ao mesmo tempo teórico, ou seja, pensar os conteúdos dos materiais didáticos, e prático no sentido de elaborar novos materiais didáticos dentro de uma perspectiva afrodescolonial; o que significa uma representação pertinente de africanos e pessoas de descendência africana. No encerramento do seminário de 2015, nos perguntávamos onde seria realizado o referido colóquio pois uma parte considerável de pesquisadores que trabalham este tema encontram-se na África ou na América Latina; o que implica toda uma logística, visto, etc. Sendo a geopolítica do saber um privilégio de países do Norte, percebeu-se a necessidade de inverter o centro do Norte e de colocar as Periferias do Sul no centro... Por isso, definimos que o colóquio aconteceria na África, ponto de partida das nossas aventuras epistemológicas...

 

O colóquio de Saint-Louis, Senegal

 

O colóquio ocorreu do dia 02 ao dia 06 de maio de 2017 na Universidade

Gaston  Berger  e  contou  com  a  participação  de  quarenta pesquisadores,


Alguns não acadêmicos, professores de ensino médio e estudantes universitários. Todas as intervenções trataram de questões relacionadas aos materiais didáticos e ilustraram a filosofia do colóquio: a apresentação de reflexões epistemológicas e também de ações concretas capazes de modificar os manuais didáticos.

 

Os debates privilegiaram as seguintes áreas socioculturais: África (Senegal, Costa do Marfim, Gabão, Camarões, Moçambique, Angola, Guiné Bissau), Europa (França, Espanha, Itália), América (Colômbia, México, Brasil). O colóquio organizou-se a partir de dois grupos de reflexão. Durante as manhãs, sessões plenárias de ordem epistemológica seguidas de exemplos concretos. Na parte da tarde, os participantes refletiam à novas pistas a fim de elaborar materiais didáticos mais pertinentes. Para tal, foram organizadas um total de nove sessões distribuídas em três workshops cujas temáticas foram:

 

     1. Como representar a África e sua diáspora nos manuais didáticos “latino- americanos” e como representar a “América Latina Afro” nos materiais didáticos africanos?

 

2.              Os livros de ensino de espanhol e português como línguas estrangeiras e

a representação de africanos e pessoas de descendência africana.

 

3.              A representação de africanos e pessoas de descendência africana nos

manuais didáticos da África.

 

Estes workshops viabilizaram uma análise minuciosa da situação dos manuais e, no fim do colóquio, elementos concretos emergiram indicando novas pistas para o encontro em outubro de 2019 no Brasil.

 

O colóquio de Salvador da Bahia, Brasil

 

Este terceiro encontro é fruto dos resultados do colóquio de Saint-Louis. Desta vez, nosso objetivo é a criação de uma plataforma digital na qual os membros da rede poderão disponibilizar online todo o tipo de mídia (textos, fotos, vídeos, áudio, pintura, etc.) relacionada às culturas africanas e afro- diaspóricas : fontes fidedignas elementares poderão ser consultadas por docentes, agentes culturais, artistas e educadores do mundo inteiro. Por esta razão, este encontro privilegiará questões de práticas pedagógicas e didáticas.

 

Os eixos temáticos dos workshops para o envio de trabalhos são os

seguintes:

 

1-  Oralitura afro-diaspórica no ensino (práticas didáticas múltiplas)

 

2-  Diversidade cultural, interculturalidade e ensino


3-  Experiências no ensino da África e suas diásporas

 

4-  A África e a Afro-América nos currículos escolares

 

Requisitos para a recepção dos trabalhos:

 

-       Mencionar o workshop ao qual destina-se o trabalho

 

-      Estar desenvolvendo um trabalho em sala de aula cujas temáticas e práticas descoloniais estejam relacionadas à Africanos e pessoas de descendência africana (citar fontes, documentos inéditos, orais, escritos, produções cinematográficas, etc. que possam ser utilizados como prática pedagógica)

-      Enviar uma proposta de trabalho (no máximo uma página), incluindo um resumo das atividades ou workshops realizados em sala de aula e uma breve apresentação biográfica)


-   O trabalho pode estar relacionado a quaisquer níveis e contextos

educacionais

 

Prazo de entrega dos trabalhos:

 

Os trabalhos devem ser enviados até o dia 30 de maio de 2019 ao e-mail :

afrodecolonial@gmail.com

 

Mencionar no assunto do e-mail o workshop ao qual o trabalho se destina.

Exemplo:

Assunto:   1-   Oralitura   afro-diásporica    no   ensino   (práticas   didáticas

múltiplas).

 

Respostas:  15 de junho de 2019

 

COORDENAÇÃO GERAL


Juliana Barreto Farias (UNILAB-Campus dos Malês-UNEB-BA,Brasil) Fábia Barbosa Ribeiro (UNILAB-Campus dos Malês- BA/UNIFESP- Guarulhos-SP, Brasil)


Maria Aparecida Oliveira Lopes (UFSB-Brasil)

Sébastien Lefèvre (Université Gaston Berger, Saint Louis, Senegal/Université Paris Nanterre, França)

Christian Hounnouvi Coffi (Université de Nantes, França) Michel Feugain (Université Catholique de Lille, França) Fabiana Carneiro da Silva (UFSB-Brasil)

 


COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL

Juliana Barreto Farias (UNILAB-Campus dos Malês-Bahia, Brasil-UNEB-Bahia)

Fábia Barbosa Ribeiro (UNILAB-Campus dos Malês-BA/UNIFESP-Guarulhos-SP)

Alexandre António Timbane (UNILAB-Campus dos Malês-BA) Lídia Lima da Silva (UNILAB-Campus dos Malês-BA) Detoubab Ndiaye (UNEB)

 

COMITÊ CIENTÍFICO


Alexandre António Timbane (UNILAB-Campus dos Malês-BA)

Ana Maria Dje (Université Houphouet Boigny, Abidjan, Costa do Marfim)

Bas'llele Malomalo (UNILAB-Campus dos Malês-BA)

Catherine Tetteh (Melanin Foudation-Suiça) Carolina García Ramírez (Universidad Pedagógica Nacional de Colombia) Cibele Barbosa da Silva Andrade (Fundação Joaquim Nabuco, Recife, Brasil) Christian Hounnouvi Coffi (Université de Nantes, França)

Daniel Kalfon (Universidad Tecnológica del Chocó-Diego Luis Córdoba-Colômbia)

Detoubab Ndaye (UNEB-Brasil)

Érika Bastos Arantes (UFF-Campos/RJ-Brasil)

Eugenio Nkogo-Ondo (Filósofo e escritor-Guiné-Equatorial/Espanha) 


Fábia Barbosa Ribeiro (UNILAB-Campus dos Malês-Bahia, Brasil) Fabiana Carneiro da Silva (UFSB-Brasil)

Fernando Proto Gutiérrez (EPR – Escuela del Pensamiento Radical (FAIA), Argentina)

Idalina Maria Freitas (UNILAB-Campus dos Malês-BA)

Joceneide Cunha (UNEB- Eunápolis)

Juliana Barreto Farias (UNILAB-Campus dos Malês-Bahia, Brasil-UNEB)

Lídia Lima da Silva (UNILAB-Campus dos Malês-BA) 

Maria Aparecida Oliveira Lopes (UFSB-Brasil)

Maria Thedim-Goirand (Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3, França)

Michel Feugain (Université Catholique de Lille, França) Michel Mbala, Lussunzi Vita (Universidade de Angola) Patricia Teixeira Santos (UNIFESP)

Paul Mvengou Cruzmerino (Université Omar Bongo, Libreville, Gabão)

Rosemberg Ferracini (UFT)

Sandra Patrícia Guido (Universidad Pedagógica Nacional de Colombia) Sébastien Lefèvre (Université Gaston Berger, Saint Louis, Senegal/Université Paris Nanterre, França)

Véronique Okome-Beka (Ecole Normale Supérieure de Libreville, Gabon Instituto Cultural Hispano Lusófono (ICHL), Libreville, Gabão)

Vi-Makome Inongo (escritor, Espanha/Camarões)

Wilmer Villa (Universidad Distrital Francisco José de Caldas-Colômbia

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