RELIGIOCOM - 4º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões

RELIGIOCOM - 4º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões

presencial UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho - Engenheiro Coelho - São Paulo - Brasil

IMAGINÁRIOS RELIGIOSOS E SUAS REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS

Religiocom – Congresso Internacional de Comunicação e Religiões tem o objetivo de articular e fomentar as pesquisas científicas que se realizam a partir da interface entre os campos da comunicação e dos estudos das religiões.

O 4º Religiocom focará nos imaginários religiosos e suas representações midiáticas, abordando a construção desses imaginários por diversas plataformas, a responsabilidade dos produtores de conteúdo, e a contribuição educativa da mídia para o diálogo inter-religioso.


El Religiocom – Congreso Internacional de Comunicación y Religiones tiene como objetivo articular y fomentar las investigaciones científicas que se realizan desde la interfaz entre los campos de la comunicación y los estudios de las religiones.

El 4º Religiocom se centrará en los imaginarios religiosos y sus representaciones mediáticas, abordando la construcción de estos imaginarios a través de diversas plataformas, la responsabilidad de los productores de contenido, y la contribución educativa de los medios para el diálogo interreligioso.


Religiocom – International Congress on Communication and Religions aims to articulate and promote scientific research carried out at the interface between the fields of communication and religious studies.

The 4th Religiocom will focus on religious imaginaries and their media representations, addressing the construction of these imaginaries through various platforms, the responsibility of content producers, and the educational contribution of the media to inter-religious dialogue.

Convidados

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Inscrições

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Calendar

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Programação

13 de Junho de 2024

9h a 12h - Abertura e Palestras

12h a 13h30 - Almoço

13h30 a 17h - Grupos de Trabalho

17h - Encerramento

Mais detalhes da programação serão disponibilizados em breve.


9h a 12h - Apertura y Conferencias

12h a 13h30 - Almuerzo

13h30 a 17h - Grupos de Trabajo

17h - Clausura

Más detalles del programa serán proporcionados próximamente.


9h to 12h - Opening and Lectures

12h to 13h30 - Lunch

13h30 to 17h - Working Groups

17h - Closing

More details of the program will be made available soon.

Áreas temáticas para submissão

Os resumos expandidos deverão ser enviados dentro das seguintes áreas temáticas:

Comunicação, Consumo e Religião

Engloba pesquisas que têm como interface a comunicação, o consumo e a religião por meio de abordagens multidisciplinares. Reúne projetos que trabalham discussões sobre consumo midiático religioso, processos de mediação e midiatização das religiões, presença da religião na mídia de massa, construção da memória cultural a partir do consumo midiático religioso, cultura pop e religiosidade, experiências de transcendência ligadas ao consumo religioso midiático, consumo das mídias digitais e religiosidade, representações do religioso nas mídias de massa, religiosidade midiática, consumo midiático de simbologia religiosa, espiritualidades na era digital.

Linguagens, mídias e religiões
Discute a relação entre discursos e religiões, analisando sua polissemia e potencial de recriar sentidos, em diálogo e tensão com o sagrado em perspectiva com os diversos estudos culturais e discursivos, por meio do cinema, rádio, TV, literatura, artes visuais, fotografia, mídias sociais, entre outras.

Mídia, ciência e religiões
Discute as relações entre mídia, ciência e religiões. Busca aprofundar embates entre religiões e ciência e os usos da mídia para o acirramento de posições em defesa desses campos. Também, busca entender desafios de novos instrumentos de mídia para a legitimação social tanto da ciência quanto da religião ou dos temas de fronteira e interconectados à ciência e às religiões.

Mídia, religiões e política
Discute as relações entre mídia, política e religiões. Aborda concessões de meios de comunicação, elaboração de políticas públicas e a representatividade das religiões nos poderes executivos e legislativo. A partir do contexto midiático, aborda temas como política internacional, fundamentalismos, liberdade religiosa, entre outros.

Narrativas audiovisuais e religiões
Analisa de que forma ocorrem as articulações entre narrativas audiovisuais em plataformas analógicas e/ou digitais e as religiões. Abrange as representações religiosas nas narrativas e a utilização das narrativas como ferramenta religiosa.

Processos comunicacionais e instituições religiosas
Compreende a intersecção entre o religioso e o midiático a partir da atuação das organizações religiosas. Envolve o discurso sobre os media e o uso que instituições religiosas fazem das tecnologias midiáticas. Abarca a reconfiguração das práticas e liturgias religiosas à luz do bios midiático e o entrecruzamento entre religiosidade e entretenimento.

Religiões e tecnologias emergentes
Este grupo de trabalhos examina a interseção entre religiões e tecnologias emergentes, explorando como a fé e as práticas espirituais são influenciadas por inovações digitais, realidade virtual e inteligência artificial, visando entender os novos paradigmas da religiosidade.

Religiões e Redes sociais digitais
Aborda as questões que relacionam as ações religiosas no ciberespaço. Considera modos tradicionais e inovadores na emissão de mensagens religiosas em sites, redes sociais e plataformas de streaming. Observa o papel das instituições e outros comunicadores dentro desses ambientes.

Religiocom Júnior (Alunos de graduação)
Recebe, por meio de abordagens interdisciplinares, propostas de comunicações de estudantes de graduação que analisem a intersecção entre religião e comunicação em seus diferentes temas.


Los resúmenes ampliados deberán enviarse dentro de las siguientes áreas temáticas:

Comunicación, Consumo y Religión
Incluye investigaciones que interfieren en la comunicación, el consumo y la religión a través de enfoques multidisciplinarios. Agrupa proyectos que trabajan en discusiones sobre el consumo mediático religioso, procesos de mediación y mediatización de las religiones, presencia de la religión en los medios masivos, construcción de la memoria cultural a partir del consumo mediático religioso, cultura pop y religiosidad, experiencias de trascendencia ligadas al consumo religioso mediático, consumo de los medios digitales y religiosidad, representaciones de lo religioso en los medios masivos, religiosidad mediática, consumo mediático de simbología religiosa, espiritualidades en la era digital.

 

Lenguajes, Medios y Religiones
Debate la relación entre discursos y religiones, analizando su polisemia y el potencial para recrear significados, en diálogo y tensión con lo sagrado desde una perspectiva de diversos estudios culturales y discursivos, a través del cine, radio, TV, literatura, artes visuales, fotografía, redes sociales, entre otros.

 

Medios, Ciencia y Religiones
Analiza las relaciones entre medios, ciencia y religiones. Se propone profundizar en los enfrentamientos entre religiones y ciencia y los usos de los medios para intensificar posiciones en defensa de estos campos. También busca comprender los desafíos de los nuevos instrumentos de medios para la legitimación social tanto de la ciencia como de la religión o de los temas fronterizos e interconectados con la ciencia y las religiones.

 

Medios, Religiones y Política
Examina las relaciones entre medios, política y religiones. Trata concesiones de medios de comunicación, desarrollo de políticas públicas y la representatividad de las religiones en los poderes ejecutivo y legislativo. Desde el contexto mediático, trata temas como la política internacional, fundamentalismos, libertad religiosa, entre otros.

 

Narrativas Audiovisuales y Religiones
Analiza cómo ocurren las articulaciones entre narrativas audiovisuales en plataformas analógicas y/o digitales y las religiones. Cubre las representaciones religiosas en las narrativas y la utilización de estas narrativas como herramienta religiosa.

 

Procesos Comunicacionales e Instituciones Religiosas
Comprende la intersección entre lo religioso y lo mediático a partir de la actuación de las organizaciones religiosas. Incluye el discurso sobre los medios y el uso que las instituciones religiosas hacen de las tecnologías mediáticas. Engloba la reconfiguración de las prácticas y liturgias religiosas a la luz del bios mediático y la intersección entre religiosidad y entretenimiento.

 

Religiones y Tecnologías Emergentes
Este grupo de trabajo examina la intersección entre religiones y tecnologías emergentes, explorando cómo la fe y las prácticas espirituales son influenciadas por innovaciones digitales, realidad virtual e inteligencia artificial, buscando entender los nuevos paradigmas de la religiosidad.

 

Religiones y Redes Sociales Digitales
Aborda las cuestiones que relacionan las acciones religiosas en el ciberespacio. Considera modos tradicionales e innovadores en la difusión de mensajes religiosos en sitios web, redes sociales y plataformas de streaming. Observa el papel de las instituciones y otros comunicadores dentro de estos entornos.

 

Religiocom Junior (Estudiantes de Pregrado)
Recibe, a través de enfoques interdisciplinarios, propuestas de comunicaciones de estudiantes de pregrado que analizan la intersección entre religión y comunicación en sus diferentes temas.


Extended abstracts should be submitted within the following thematic areas:

Communication, Consumption, and Religion
Encompasses research that intersects communication, consumption, and religion through multidisciplinary approaches. It brings together projects that address discussions on religious media consumption, mediation processes, and mediatization of religions, the presence of religion in mass media, the construction of cultural memory from religious media consumption, pop culture and religiosity, experiences of transcendence linked to religious media consumption, consumption of digital media and religiosity, representations of the religious in mass media, mediatic religiosity, media consumption of religious symbology, spiritualities in the digital age.


Languages, Media, and Religions

Discusses the relationship between discourses and religions, analyzing their polysemy and potential to recreate meanings, in dialogue and tension with the sacred from a perspective that encompasses various cultural and discursive studies, through cinema, radio, TV, literature, visual arts, photography, social media, among others.


Media, Science, and Religions

Discusses the relationships between media, science, and religions. It aims to delve deeper into the clashes between religions and science and the uses of media to heighten positions in defense of these fields. Also, it seeks to understand the challenges of new media tools for the social legitimization of both science and religion or of frontier themes interconnected with science and religions.


Media, Religions, and Politics

Examines the relationships between media, politics, and religions. It addresses media concessions, the creation of public policies, and the representativeness of religions in the executive and legislative powers. From the mediatic context, it addresses topics such as international politics, fundamentalisms, religious freedom, among others.


Audiovisual Narratives and Religions

Analyzes how articulations between audiovisual narratives on analog and/or digital platforms and religions occur. It covers the religious representations in narratives and the use of narratives as a religious tool.


Communicational Processes and Religious Institutions

Understands the intersection between the religious and the mediatic from the actions of religious organizations. It involves discourse on media and the use of media technologies by religious institutions. It encompasses the reconfiguration of religious practices and liturgies in light of the mediatic bios and the intersection between religiosity and entertainment.


Religions and Emerging Technologies

This working group examines the intersection between religions and emerging technologies, exploring how faith and spiritual practices are influenced by digital innovations, virtual reality, and artificial intelligence, aiming to understand the new paradigms of religiosity.


Religions and Digital Social Networks

Addresses issues that relate religious actions in cyberspace. It considers traditional and innovative ways in the transmission of religious messages on websites, social networks, and streaming platforms. It observes the role of institutions and other communicators within these environments.

 

Religiocom Junior (Undergraduate Students)
Receives, through interdisciplinary approaches, communication proposals from undergraduate students who analyze the intersection between religion and communication in their different themes.

Submissões

300-500 palavras/palabras/words

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