CONCURSO NACIONAL DE REDAÇÃO - Sociedade Brasileira de Química

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CONCURSO NACIONAL DE REDAÇÃO

SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA

TEMA: “Contribuições da Química  para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano do Brasil”


Os alunos da Educação Básica são o foco principal do Concurso Nacional de Redação promovido pela SBQ com o tema acima. Assim, o Concurso tem o intuito de envolver uma parte significativa da comunidade escolar brasileira, especificamente estudantes da Educação Básica e seus professores de Química.


A importância desta ação, nestes tempos de negação da Ciência, é a de contribuir para a melhoria da imagem social da Química, frequentemente percebida por nossa sociedade apenas como causadora de malefícios. Espera-se que esta iniciativa desencadeie reflexões, no âmbito das escolas brasileiras de Educação Básica, acerca das contribuições da ciência Química para o Brasil.

O Concurso Nacional de Redação é uma promoção da SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (SBQ), por meio de sua Divisão de Ensino de Química, com apoio da Diretoria da SBQ.

NÃO DEIXE DE VISITAR O SITE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. CONHEÇA-NOS. Aproveite e baixe a TABELA PERIÓDICA DA SBQ, versão 2022,  com os pesos atômicos atualizados.

Este concurso tem o patrocínio do Conselho Federal de Química, do Grupo Ultra, da Galembetech e do INCT - Inomat.

PATROCÍNIO

                                             


                                       


NORMAS/EDITAL DO CONCURSO NACIONAL DE REDAÇÃO - SBQ

Divisão de Ensino de Química


Edital 01/2022 - Concurso Nacional de Redação


A Sociedade Brasileira de Química (SBQ), por meio da Divisão de Ensino de Química (EDU) e da Diretoria da SBQ, torna público a abertura das inscrições do Edital 01/2022 referente ao Concurso Nacional de Redação, com o tema Contribuições da Química para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano do Brasil. Esse concurso visa envolver e premiar redações oriundas de estudantes do Ensino Básico e seus professores e professoras de Química como descrito a seguir.


1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES


1.1 Considerando que a ONU proclamou 2022 como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, o tema da 45a Reunião Anual da SBQ (Maceió, 31 de maio a 3 de junho de 2022) será “Química Para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano do Brasil”.


1.2 Este Concurso é organizado pela Divisão de Ensino de Química e a Diretoria da Sociedade Brasileira de Química, com o patrocínio do Conselho Federal de Química, do Grupo Ultra, da Galembetech e do INCT - Inomat.


1.3 O Concurso Nacional de Redação cumprirá o seguinte cronograma:


Cronograma


A partir de 28 de janeiro de 2022

Divulgação do concurso

8 de fevereiro a 18 de março de 2022

Inscrição via o site do concurso

18 de março a 3 de abril de 2022

Avaliação das redações na etapa regional

 

19 de abril de 2022

Divulgação dos resultados da etapa regional, no site do concurso e no site da Divisão de Ensino de Química da SBQ (http://www.sbq.org.br/ensino)

20 a 30 de abril de 2022

Avaliação das redações classificadas para a etapa nacional

 

06 de maio de 2022

Divulgação dos resultados da etapa nacional no site do concurso e no site da Divisão de Ensino de Química da SBQ (http://www.sbq.org.br/ensino)

31 de maio a 3 de junho de 2022

Premiação das redações vencedoras da etapa nacional na 45ª Reunião Anual da SBQ

 

2. DA INSCRIÇÃO E PERFIL DOS CANDIDATOS


2.1 O concurso terá duas etapas: a regional e a nacional. A inscrição será feita uma única vez pelo estudante e seu professor orientador no site do evento: https://www.even3.com.br/redacaonacionalsbq 


2.2 As inscrições serão gratuitas e poderão participar estudantes da Educação Básica das redes públicas de ensino ou dos sistemas privados de ensino.


2.3 O estudante e seu professor devem fazer a inscrição na plataforma do concurso. No entanto, somente o estudante deve fazer a submissão via plataforma do concurso de um único arquivo contendo sua redação, nos moldes do arquivo disponibilizado na plataforma de inscrição (Área SUBMISSÕES - MODALIDADE).



3. DA REDAÇÃO


3.1 A redação consistirá na produção de um texto do tipo dissertativo-argumentativo dentro da temática do concurso: Contribuições da Química para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano do Brasil.


3.2 O texto deverá ter, no máximo, 700 palavras, conforme modelo disponibilizado na plataforma de inscrição.


3.3 Cada redação submetida ao concurso será lida e avaliada de forma independente por dois especialistas, considerados os Critérios de Avaliação da Redação apresentados na plataforma do concurso (veja abaixo).


3.4 As redações com maior pontuação de cada região serão premiadas e classificadas para a Etapa Nacional, sendo duas redações das redes públicas de ensino e duas redações de escolas dos sistemas privados de ensino.


3.5 As vinte melhores redações selecionadas na Etapa Regional (quatro de cada uma das regiões país) participarão de nova avaliação na Etapa Nacional.



4. DA AVALIAÇÃO E JULGAMENTO DAS REDAÇÕES


4.1 As redações serão lidas por um corpo de especialistas selecionados para este fim. Cada redação será avaliada de forma independente por dois especialistas. 


4.2 As redações serão avaliadas considerando os Critérios de Avaliação da Redação e sua coerência com o tema do concurso.


4.3 Serão pontuadas as redações de acordo com as competências relacionadas à produção do texto dissertativo-argumentativo (Critérios de Avaliação da Redação).


4.4 A pontuação máxima para cada redação é de 1.000 pontos distribuídos em três competências:

  • Até 250 pontos: redações que demonstram o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

  • Até 350 pontos: redações que compreendem a proposta de redação de aplicar conceitos científicos, bem como suas inter-relações com aspectos sociais, tecnológicos e ambientais, para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

  • Até 400 pontos: redações que selecionam, relacionam, organizam e interpretam informações científicas, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.


4.5 A soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a até 1.000 pontos. 


4.6 A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.


4.7 As vinte melhores redações selecionadas na Etapa Regional serão lidas por um júri constituído para tal fim, que contará com os seguintes representantes:

  • Três membros da diretoria da Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química;

  • Três membros da diretoria da Sociedade Brasileira de Química

  • Três membros do Conselho Federal de Química. 

4.8 Todas as vinte redações serão lidas pelos nove membros do júri, segundo o cronograma. Aquelas com maiores pontuações médias serão as vencedoras da etapa nacional. 


4.9 Cada membro do júri atribuirá notas de 0 a 1.000 pontos, seguindo os critérios definidos no item 4.4.


5. DAS ETAPAS


5.1 O Concurso Nacional de Redação da SBQ terá três etapas:

5.1.1 Etapa da Escola: cada escola deve fazer uma seleção interna para que sejam enviadas, na etapa regional, no máximo duas redações por estabelecimento de ensino. Após a seleção das duas redações desta etapa, estas devem ser enviadas via plataforma do concurso conforme item 3 deste edital.

5.1.2 Etapa Regional: esta etapa, a ser avaliada conforme item 4 do edital, selecionará as redações 1°. e 2°. colocadas das escolas das redes públicas de ensino e dos sistemas privados de ensino de cada uma das regiões brasileiras, totalizando vinte redações, que serão consideradas as vencedoras da etapa regional. A premiação desta etapa está descrita no item 6.2.

5.1.3 Etapa Nacional: As dez primeiras colocadas da escolas da rede pública e as 10 primeiras colocadas das escolas do sistema privado de ensino serão avaliadas por um júri, conforme item 4.8. Destas, duas redações de cada conjunto serão premiadas, conforme item 6.3.


6. DA PREMIAÇÃO


6.1 A premiação das redações será realizada em duas etapas:

6.1.1 Premiação Regional

6.1.2 Premiação Nacional


6.2 A Premiação Regional consistirá na premiação de quatro alunos e seus professores-orientadores para cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

6.2.1 Serão premiados: 

  • 1° e 2° colocados das escolas das redes públicas de ensino das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, respectivamente;

  • 1° e 2° colocados das escolas dos sistemas privados de ensino das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, respectivamente;


6.2.2 A premiação nesta etapa, além do certificado de premiação, será de:

  • R$ 1.000,00 para o aluno-autor 1.° colocado;

  • R$ 500,00 para o aluno-autor 2.° colocado;

  • R$ 500,00 para o professor-orientador do trabalho 1.° colocado;

  • R$ 250,00 para o professor-orientador do trabalho 2.° colocado.


6.3 A Premiação Nacional consistirá na premiação de quatro alunos e seus professores-orientadores, isto é, 1° e 2° colocados de escolas das redes públicas de ensino e de escolas dos sistemas privados de ensino, respectivamente.

6.3.1 A premiação nesta etapa, além de certificado de participação, será de:

  • 1 projetor multimídia (datashow) para cada escola dos alunos premiados (1° e 2° colocados de escolas das redes públicas de ensino e de escolas dos sistemas privados de ensino, respectivamente);

  • 1 KIT SBQ (tabela periódica grande, caneca e camiseta) para cada aluno-autor e cada professor-orientador premiado;

  • Participação na 45a. Reunião Anual da SBQ de cada aluno-autor e cada professor-pesquisador premiado, incluindo o pagamento de passagem, estadia, voucher alimentação e inscrição para participação.


6.4 As redações que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 serão publicadas nos Anais do concurso, com ISSN.


6.5 As vinte redações que participaram da fase final do concurso (Etapa Nacional) serão publicadas em um livreto, impresso e em e-book a ser editado pela Divisão de Ensino de Química da SBQ.

Critérios de Avaliação da Redação

A prova de redação exigirá dos candidatos a produção de um texto do tipo dissertativo-argumentativo sobre a temática do concurso. Os aspectos a serem avaliados correspondem à adaptação das cinco competências definidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme apresentado no Quadro 1. 


Quadro 1. Competências relacionadas à produção de texto dissertativo-argumentativo.

Competência 1

até 250 pontos

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2

até 350 pontos

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos científicos, bem como suas inter-relações com aspectos sociais, tecnológicos e ambientais, para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3

até 400 pontos

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações científicas, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.


Os quadros seguintes apresentam os níveis de desempenho, a partir de rubricas, a serem utilizados para avaliar cada uma das competências, bem como os escores correspondentes.


Quadro 2. Matriz com os níveis de desempenho para a Competência 1. 

250 pontos

Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

200 pontos

Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

150 pontos

Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

0 ponto

Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.


Quadro 3. Matriz com os níveis de desempenho para a Competência 2. 

350 pontos

Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um  repertório científico adequado, bem como de suas inter-relações com aspectos sociais, tecnológicos e ambientais, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

250 pontos

Desenvolve o tema por meio de argumentação científica consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

150 pontos

Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.


0 ponto

Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos de textos ou apresenta domínio insuficiente tanto dos conceitos científicos quanto da elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.


Quadro 4. Matriz com os níveis de desempenho para a Competência 3. 

400 pontos

Apresenta informações científicas, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

300 pontos

Apresenta informações científicas, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

200 pontos

Apresenta informações científicas, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados a argumentos de outros textos disponíveis, construindo um texto pouco organizado para a defesa de um ponto de vista.

100 pontos

Apresenta informações científicas, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados a argumentos presentes em outros textos disponíveis, em defesa de um ponto de vista.

50 pontos 

Articula as partes do texto de forma precária, apresentando informações de senso comum, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.

0 ponto

Não articula as informações.


Inscrições

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