I Colóquio da Rede de Conhecimento Docente (Reconhecendo)

I Colóquio da Rede de Conhecimento Docente (Reconhecendo)

presencial Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O I Colóquio da Rede de Conhecimento Docente (Reconhecendo) tem como finalidade promover e difundir a produção de conhecimento na Educação Básica através das professoras e dos professores participantes do evento, bem como de estudos acadêmicos que se voltam para ela, através dos resultados de projetos que vêm sendo construídos nas parcerias entre escolas e universidades, tais quais aqueles fomentados por programas como o Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o Prodocência, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), entre outras iniciativas afins. A partir disso, objetiva ampliar a articulação entre essas produções, de modo a provocar um processo de reflexão a respeito da docência nas diferentes etapas e modalidades da educação – da Educação Infantil ao Ensino Médio, passando pela Educação de Jovens e Adultos –, que dialogue com os sujeitos e contextos com os quais a escola opera. Nesse sentido, tem como escopo a garantia do direito de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos nas instituições educativas espalhadas pelo país e uma formação humana baseada nos princípios de respeito as diversidades, solidariedade, construção cidadã e contra toda forma de exclusão e opressão. Considerando isso, o I Colóquio Reconhecendo intenta contribuir para a discussão e a possibilidade de se repensar as práticas pedagógicas que vêm sendo experimentadas nas escolas, de modo a favorecer que estas possam se tornar cada vez mais sensíveis e atreladas às demandas que as alunas e os alunos apresentam nas mais variadas salas de aula do Brasil. Ao fazer isso, busca contribuir também para que mais elementos sejam agregados ao desenvolvimento profissional das/os professoras/es em formação e as/os já atuantes na Educação Básica, sendo ambos o público-alvo prioritário do Colóquio.

BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA e o CADERNO DE RESUMOS!

PROGRAMAÇÃO (baixe aqui)

CADERNO DE RESUMOS das Rodas de Compartilhamento (Baixe aqui)

Palestrantes e Mediadoras/es

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

TEMPLATE (MODELO) para submissão de trabalhos

                                                                     Baixe AQUI!

SOBRE AS ÁREAS TEMÁTICAS (Eixos do Colóquio)

A produção de conhecimento na Educação Básica: as relações étnico-raciais

Este eixo volta-se aos estudos e processos de fazer/conhecer que visam a discutir e apresentar resultados de trabalhos que se debruçam sobre as relações étnico-raciais nos contextos escolares desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, passando pela modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Acolhe trabalhos que pensam a formação de professoras/es para a Educação Básica sob o viés de uma educação antirracista compreendendo que, na atualidade, para além de se se ser antirracista é necessário trazer à tona o que as escritoras/es e intelectuais negras/as e indígenas tem abordado e oferecido em termos de conhecimento à educação e à sociedade como um todo. Assim, neste eixo serão recebidos tanto os trabalhos produzidos pelas/os professoras/es-pesquisadoras/es das escolas, no que tange à educação antirracista, quanto aqueles construídos por estudantes de graduação e professoras/es-pesquisadoras/es das universidades que tem se dedicado a pensar esta temática atrelada à escola básica e a formação de professoras/es em seus grupos de trabalho e pesquisa.

 

A produção de conhecimento na Educação Básica: a educação inclusiva

Neste eixo são esperados os trabalhos que discutem e apresentam a promoção da inclusão nos processos de fazer/conhecer no âmbito da Educação Básica, entendendo a educação inclusiva como aquela que busca reconhecer, valorizar e garantir as aprendizagens e a formação tanto das pessoas com deficiência, de um modo particular, quanto das pessoas em suas diversidades de ser, estar e compreender o mundo, de um modo geral. Nesse sentido, busca repercutir em sua proposta uma série de estudos e práticas que têm sido promovidas nas mais variadas escolas e que tem buscado assegurar o direito à educação para todos. Do mesmo modo, volta-se às problematizações a respeito da educação inclusiva, tanto aquelas feitas por professoras/es-pesquisadoras/es com as alunas e os alunos na educação básica quanto aquelas feitas por grupos de pesquisa compostos nas universidades em parceria com as escolas.

 

A produção de conhecimento na Educação Básica: suas interfaces com as infâncias e as juventudes

Pensar as infâncias e as juventudes de maneira a ecoar as vozes e as culturas que fazem parte delas é o que se espera promover com os trabalhos recebidos neste eixo. Nele são aguardados estudos que reflitam as (e sobre as) práticas pedagógicas/produção de conhecimento desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, passando pela modalidade de Educação de Jovens e Adultos. As discussões sobre o lugar das infâncias e das juventudes nos sistemas educativos são esperadas com vistas a problematizar os impactos da organização destes sistemas sobre elas e os limites e desafios que têm sido encontrados para garantia das experiências e desenvolvimento nesses momentos de vida. Nesse sentido, temas que norteiam a preservação das infâncias e das juventudes são também esperados. Considerando isso, acolhe-se neste eixo trabalhos produzidos por professoras/es-pesquisadoras/es da Educação Básica com suas/seus estudantes, aqueles produzidos pelos próprios estudantes, bem como por professoras/es-pesquisadoras/es das universidades com seus grupos de pesquisa.

 

A produção de conhecimento na Educação Básica: a produção curricular e os desafios da BNCC

O currículo como criação cotidiana, o currículo como espaço/tempo em que se entretecem fazeres/saberes nas escolas da Educação Básica e dão sentido ao que é vivido e produzido nela em termos de conhecimento, o currículo como aquilo que efetivamente acontece em situação de aula, sem, como isso, deixar de negociar e tensionar suas ações com os documentos que orientam as escolas pelo país, sobretudo a Base Nacional Comum Curricular e as normativas legais dos estados e municípios, bem como suas interfaces com as políticas de avaliação escolar ou em rede. Neste eixo são esperados trabalhos que mostrem a produção curricular a partir das escolas e aqueles que, em parceria com elas, têm discutido, debatido e refletido a respeito da natureza das práticas curriculares e suas interfaces com as políticas curriculares. Assim, trabalhos construídos por estudantes da graduação, professoras/es-pesquisadoras/es nas escolas, professoras/es-pesquisadoras/es nas universidades são aguardados.

 

A produção de conhecimento na Educação Básica: o desenvolvimento profissional de professoras/es

A discussão a respeito do desenvolvimento profissional das/os professoras/es e os princípios e processos que caminhem nesse sentido desde o Curso de Formação de Professores no Ensino Médio, nos Institutos Superiores de Educação e nas universidades até à escola é o que se busca promover com este eixo. Ele acolhe, sobretudo, trabalhos que tenham intersecção com princípios e processos de formação que preveem a inserção das/os licenciandos/as na Educação Básica desde o começo do curso de formação, bem como aqueles que discutem o estágio, os que têm acompanhado a inserção/indução profissional docente e, finalmente, o que vão refletir sobre o desenvolvimento profissional na continuidade da carreira docente. São esperados neste eixo trabalhos de estudantes de graduação que tem estado na escola básica como estagiários ou bolsistas e suas/seus orientadoras/es e trabalhos de professoras/es-pesquisadoras/es que se debruçam sobre essa temática nas escolas ou em grupos de pesquisa.

 

A produção de conhecimento na Educação Básica: propostas formativas intra e interescolares

Este eixo recebe trabalhos que apresentem os resultados de processos e propostas de formação e reflexão que ocorrem no interior das escolas e entre elas, algo que vem se expandindo nos últimos tempos, uma vez que essas instituições se aperceberam dos processos de produção de conhecimento permanente em seu âmbito e das contribuições cruzadas que umas podem dar as outras através do compartilhamento de seus saberes/ações, por meio de suas/seus profissionais e estudantes. Tem sido notórios os seminários, colóquios, eventos de formação, de um modo geral, que escolas vêm promovendo em uma interlocução horizontalizada com seus pares. Considerando isso, com este eixo intenta-se abrir espaço para que se possa conhecer e discutir essas iniciativas, bem como o seu impacto às ações docentes com as alunas e os alunos no contexto escolar e sua repercussão para o próprio processo de produção de conhecimento na área educacional como um todo.

Local do Evento

Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã (Faculdade de Educação - 12o andar)

Coordenação Geral

Tatiana Bezerra Fagundes




Comissão Organizadora


Tatiana Bezerra Fagundes

Florence Mendez Casariego

Willyam Domingos Faustino da Silva

Bruna Ferreira Vanzillotta

Jhonata Xavier Silva Euclides

Luma de Lima de Oliveira




Comissão Científica 


Aline Paixão Miranda Carvalho (SME-Rio / CREJA/ CEFET-RJ)

Carmen Lúcia Martins Silva (FME-Niterói)

Daniela Frida Drelich Valentim (Uerj)

Florence Mendez Casariego (Uerj)

Giseli Barreto da Cruz (UFRJ)

Iamara da Silva Viana (Uerj / Puc-Rio)

José Roberto Pereira Peres (CREJA/ SME-Rio e FME-Niterói)

Luís Paulo Cruz Borges (CAp/Uerj)

Maíra de Oliveira Freitas (CAp-Uerj)

Manna Nunes Maia (EMAT/ FME-Niterói)

Monica dos Santos Toledo (Coluni-UFF)

Mônica Vasconcellos (UFF)

Phelipe Florez Rodrigues (Uerj)

Priscila Andrade Magalhães Rodrigues (UFRJ)

Raffaela Araújo D'Angelo (SEMED-Nova Iguaçu e CREJA/ SME-Rio)

Sandra Maciel de Almeida (UFF)

Sérgio Rafael Barbosa da Silva (FME-Niterói)

Talita da Silva Campelo (SME-Duque de Caxias / UFRJ)

Tatiana Bezerra Fagundes (Uerj / FME-Niterói)

Thamara da Silva Figueiredo (Pedro II)

Thiago Luiz Alves dos Santos (CBNB/RJ)

Victor Augusto Menezes Ribeiro (FME-Niterói)

Virgínia Cecília da Rocha Louzada (Uerj)

Walcéa Barreto Alves (UFF)

BAIXE O CARTAZ E O FOLDER DO EVENTO PARA COMPARTILHAR!

CARTAZ

FOLDER

 

SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM! @uerjreconhecendo

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}