A Rede de Estudos em Cultura Material dos Mundos Antigos (RECMA) foi criada a partir da parceria entre os seguintes laboratórios e grupos de pesquisa: ATRIVM – Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade, sediado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; o Laboratório de Estudos do Mediterrâneo Antigo (LEMA); o Laboratório de Arqueologia do Seridó (LAS); e o Grupo de Pesquisa em Arqueologia, Territórios e Patrimônios (ARQUEOTERP), ambos vinculados ao Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no campus do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES). A Rede também se fundamenta no acordo de cooperação entre a UFMS e a Universidade do Minho, em Portugal.
Além dos laboratórios mencionados, o evento conta com o apoio do Laboratório E-Huma@s (UFRN), do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN), do Programa de Pós-Graduação em História dos Sertões (PPGH-CERES), do Departamento de História do CERES/UFRN, do Museu Câmara Cascudo (UFRN), da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (PROEX) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT-MS).
Com o tema “Patrimônio Cultural, Acervos Museológicos e Humanidades Digitais”, o evento reafirma o compromisso dos organizadores em promover um espaço de debate qualificado, conectando experiências brasileiras e portuguesas em pesquisas sobre patrimônio cultural e arqueológico, museologia, comunicação digital e ensino de História. A interseção entre essas áreas, estimulada pelas atividades propostas, tem como objetivo central criar um ambiente reflexivo e colaborativo que envolva discentes e docentes, incentivando a continuidade do diálogo para além do evento e contribuindo para decisões estratégicas ao longo da trajetória acadêmica dos estudantes na graduação e na pós-graduação.
Por fim, destaca-se que o I Encontro Internacional da Rede de Estudos em Cultura Material dos Mundos Antigos está vinculado ao III Encontro Internacional e V Encontro Nacional do ATRIVM/UFMS, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, entre os dias 19 e 24 de maio de 2024, com apoio da FUNDECT-MS (link). Nesse contexto, a edição realizada em Caicó marca, simbolicamente, o início das atividades científicas da RECMA no âmbito da UFRN.