A Rede de Estudos em Cultura Material dos Mundos Antigos (RECMA) foi criada a partir da parceria entre os laboratórios ATRIVM, sediado na UFMS; LEMA (Laboratório de Estudos do Mediterrâneo Antigo) e LAS (Laboratório de Arqueologia do Seridó), vinculados ao CERES/UFRN, e do acordo de cooperação entre a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade do Minho, em Portugal (vide anexo com a publicação no Diário Oficial, nº 209, de 03/11/2023). A criação da RECMA e sua expansão para a UFRN consiste em um dos frutos deste acordo, que tem como objetivo promover a troca de conhecimentos em Arqueologia e História Antiga em uma perspectiva global, fomentar o intercâmbio de alunos e docentes, realizar atividades conjuntas de análise de materiais arqueológicos e museológicos, além de organizar eventos científicos. Atualmente, as equipes da UFRN e da UFMS estão trabalhando na formalização do acordo entre ambas instituições a fim de institucionalizar as vias de circulação acadêmica para discentes e docentes.
Nesse contexto, o evento em tela está vinculado ao III Encontro Internacional e V Nacional do ATRIVM/UFMS, intitulado “Diálogos Ibero-Americanos sobre Patrimônio Cultural, Acervos Museológicos e Humanidades Digitais”, que será sediado na UFMS entre 19 e 24 de maio de 2024, com apoio da Fundect-MS (https://www.atrivmufms.com/ivencontrodoatrivm). O I Encontro Internacional da RECMA, a ser realizado em Caicó, será uma extensão e ampliação dos debates realizados no ATRIVM, marcando simbolicamente o início das atividades científicas da rede no âmbito da UFRN, tendo como instituições proponentes o Grupo de Pesquisa em Arqueologia, Territórios e Patrimônios (ARQUEOTERP - UFRN), o Laboratório de Estudos do Mediterrâneo Antigo (LEMA - UFRN), o Laboratório de Arqueologia do Seridó (LAS - UFRN), o Museu Câmara Cascudo (UFRN), ATRIVM - Laboratório de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (ATRIVM - UFMS), a FUNDECT-MS e a Unidade de Arqueologia da Universidade de Minho (PT). Destaca-se, ainda, o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da UFRN, do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES - UFRN), do Programa de Pós-graduação em História dos Sertões (PPGH-CERES) e do Departamento de História (CERES-UFRN).
Com o tema “Patrimônio Cultural, Acervos Museológicos e Humanidades Digitais”, o evento contará com o apoio fundamental do Programa de Pós-Graduação em História dos Sertões, do Museu Câmara Cascudo e do Laboratório E-Huma@s, e com a participação de docentes e pesquisadores da UFRN, da Universidade do Minho (Portugal) e da UFMS. A partir desta carta convite, planejamos contar com a prestigiosa participação de pesquisadores vinculados à UFPB, à UFC e à UFPE. Deste modo, o Encontro se configurará como uma ação estratégica de internacionalização e integração acadêmica, ao possibilitar o intercâmbio de diversas instituições de pesquisa e ensino.
A escolha do tema do evento reforça o compromisso dos organizadores em fomentar um espaço de discussão de alto nível, conectando as experiências brasileiras e portuguesas em investigações sobre patrimônio cultural e arqueológico, acervos museológicos, comunicação digital e ensino de História. A interseção dessas áreas, a ser construída pelo Encontro, é crucial para potencializar a formação dos discentes envolvidos e estimular a participação destes nos programas de mobilidade acadêmica internacional promovidos pela UFRN e outras agências de fomento. Nesses termos, todas as atividades planejadas tem como foco fundamental a criação de um ambiente reflexivo que agrupe discentes e docentes de modo colaborativo, e que não se encerre no evento, mas que possa reverberar nas escolhas estratégicas que nortearão a jornada acadêmica dos estudantes durante a graduação e na pós-graduação.