Trata-se de um minicurso de introdução sobre realimentação linearizante, uma técnica avançada de controle para sistemas não-lineares, objetivando familiarizar profissionais da elétrica, controle e automação, mecatrônica a áreas afins com a temática. O curso será realizado de forma remota, com uma abordagem focada em aprendizagem baseada em projeto, onde os alunos, para aprovação, terão de aplicar a técnica a um problema prático, através de simulação ou, se possível, na prática. Espera-se fortalecer e capacitar a comunidade do controle automático da região para a implementar esta técnica em sistemas que tenham de operar em uma larga faixa de operação e apresentem não-linearidades significativas ou exijam desempenho consistente em toda a faixa.
O curso será realizado online, através do Google Meet com o uso do Google Classroom como AVA.
O público alvo são alunos e profissionais de engenharia de controle e automação, mecatrônica, elétrica e áreas correlatas.
O curso terá carga horária de 12 horas, divididas em dois encontros síncronos e uma atividade assíncrona.
A avaliação se dará a partir da apresentação de um projeto (implementado na prática ou por simulação).
No dia 24/07 será realizado o primeiro encontro, onde será discutida a fundamentação teórica: sistemas não-lineares, realimentação linearizante para sistemas SISO, modelos de Hammerstein-Wiener, resolução de exemplo, prática em grupo, demonstração de aplicação.
Durante a semana, os alunos deverão realizar a atividade assíncrona, desenvolvendo seu projeto através de simulação ou implementando na prática.
No dia 31/07 os participantes irão apresentar seus respectivos projetos, proporcionando um momento de interação entre os grupos.
Requisitos: os participantes deverão ter acesso a internet, computador com software instalado, e conhecimentos prévios de Teoria de Controle: sistemas dinâmicos lineares, transformada de Laplace, funções de transferência, conceitos de estabilidade BIBO e projeto de controladores no domínio s e z.