Chamada para Submissão de Trabalhos
TRABALHOS APROVADOS - ACESSE AQUI a lista de trabalhos aprovados e data, horário e local de apresentação da comunicação coordenada.
5.4. As apresentações terão duração máxima de 5 minutos por trabalho.
*******************************************
A Comissão Organizadora convida a todos os participantes do evento a submeterem trabalhos ao 3º CONGRESSO SUL MATO-GROSSENSE DE DOENÇAS RARAS, 3º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INISA, 16º JORNADA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM, 11º JORNADA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA. Os trabalhos inscritos serão analisados pela Comissão Científica. A submissão será feita, exclusivamente, via Google Forms (https://forms.gle/C97qmSNCnZM2sF6X8), seguindo as normas apresentadas a seguir.
1. DATAS E PRAZOS.
1.1. 02/07/2025 - Início da submissão de trabalhos;
1.2. 17/08/2025 até as 23:59 (horário de MS) - Prazo final já com prorrogação, para submissão de trabalhos;
1.3. 10/09/2025 - Divulgação dos resultados da apreciação dos trabalhos.
2. REGRAS PARA SUBMISSÃO
2.1. O apresentador deverá ser autor principal ou coautor do trabalho e deverá estar inscrito no evento até 05/09/2025.
2.2. Cada participante poderá submeter somente 1 (um) trabalho como autor principal;
2.3. Serão aceitos resumos escritos somente na língua portuguesa;
2.4. A decisão final de aceitação dos trabalhos é exclusiva da Comissão Científica;
2.5. Trabalhos originais, relatos de caso e relatos de experiência que envolvam seres humanos devem ter sido realizados de acordo com a Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e com aprovação de Comitês locais de Ética em Pesquisa Humana. O número de aprovação (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética - CAAE ou protocolo de aprovação do CEP) deve ser indicado no texto. Da mesma forma, os estudos realizados com animais de experimentação devem estar de acordo com as Portarias e Regulamentações pertinentes adotadas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e aprovados pelas Comissões de Ética no Uso de Animais Institucionais. Todos os manuscritos, exceto as revisões, devem incluir uma declaração na seção “Materiais e Métodos” atestando que a pesquisa foi aprovada por um comitê local, contendo seu número de protocolo de aprovação. Seguindo as normas dos Comitês de Ética em Experimentação, não utilize nomes dos pacientes, iniciais ou números de registros nos hospitais. Informações de identificação não devem ser publicadas em descrições escritas, fotografias a menos que a informação seja essencial para fins científicos e o paciente (ou responsável) dê consentimento informado por escrito para publicação.
2.6. O autor responsável pelo envio do trabalho será notificado via e-mail registrado no formulário de submissão acerca da aceitação/rejeição do mesmo, no prazo estipulado no Item 1 desta chamada.
2.7. A Comissão Científica recomenda que os autores não enviem um trabalho se não tiverem certeza de sua presença no evento;
2.8. Ao efetivar a submissão do trabalho, os autores concordam com todas as regras do evento explicitadas nestas Normas e autoriza a publicação do(s) trabalho(s) nos meios de divulgação do evento, sendo responsável pelo conteúdo apresentado;
2.9. Após a data final de submissão do trabalho, não haverá mais a possibilidade de alterações, tanto dos dados pessoais quanto dos conteúdos anexados.
3. REGRAS PARA O ENVIO DO RESUMO
3.1. Os resumos serão inseridos nas seguintes categorias:
• Trabalhos Originais (descrevem pesquisas com resultados originais)
• Revisão (incluindo revisões sistemáticas, integrativas ou de escopo; não serão aceitas revisões narrativas)
• Relato de Experiência (descrição de situação da prática profissional - ensino, extensão, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento que não contenham dados de identificação de pessoas, grupos ou serviços), trabalhos que envolvam dados, opinião ou avaliação de participantes deverão informar número de aprovação do comitê de ética em pesquisa com seres humanos;
• Relato de caso (“modalidade de estudo na área biomédica com delineamento descritivo, sem grupo controle, de caráter narrativo e reflexivo, cujos dados são provenientes da prática cotidiana ou da atividade profissional” - Carta Circular nº 166/2018-CONEP/SECNS/MS).
• Produto técnico ou tecnológico (incluindo Tecnologia social; Material didático; Software/aplicativo; Manual/protocolo; Ativos de propriedade intelectual; Processo/tecnologia e produto/material não patenteável)
3.2. O resumo deverá conter introdução, objetivo, material e métodos, resultados e conclusões, com no máximo 300 palavras. O resumo deverá ser redigido em fonte Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples. Após o texto do resumo, deverão ser indicadas, no máximo, 5 palavras-chave, somente com iniciais em maiúsculas e separadas por ponto. O resumo deve ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências. O título deve ser breve e sucinto, com no máximo 17 palavras, redigido em negrito, fonte Times New Roman tamanho 14 e alinhamento justificado.
3.3. Todos os resumos devem ser submetidos em um arquivo do Word, utilizando-se o modelo disponibilizado (Template Modelo).
3.4. O não cumprimento das normas estabelecidas será motivo para a não aceitação do trabalho por parte da Comissão Científica.
3.5.No momento da submissão, o resumo deve ser vinculado a uma das áreas temáticas abaixo relacionadas (selecionar apenas uma no formulário de submissão):
· Atenção Multiprofissional e tecnologia para o cuidado em saúde
· Atenção multiprofissional na funcionalidade e reabilitação
· Atenção multiprofissional nos diferentes ciclos de vida na rede de serviços de saúde
· Políticas públicas de saúde e implicações para pessoas com doenças raras
3.6. A Comissão Científica poderá alterar a área temática selecionada se houver recomendação dos revisores. Neste caso, os autores serão informados por e-mail, juntamente com a divulgação dos resultados sobre apreciação dos trabalhos.
3.7. Ainda no momento da submissão, o resumo deve ser vinculado a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e que compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.
3.8. Cada trabalho poderá ser composto por no máximo 8 autores, incluindo obrigatoriamente 1 (UM) profissional formado em nível superior.
4. DO ACEITE PARA A APRESENTAÇÃO
4.1. Os resumos que não atenderem às regras de formatação (estruturação do texto e quantidade dos caracteres) serão automaticamente reprovados.
4.2. Os itens abaixo serão analisados e notas de 0 a 10 serão atribuídas para cada item. Serão aceitos trabalhos com nota igual ou superior a 6 (seis). O cálculo da nota será realizado através da média de todos os itens:
4.2.1. Atualidade, originalidade e relevância do tema;
4.2.2. Pertinência do título;
4.2.3. Introdução contextualizada;
4.2.4. Adequação, qualidade e descrição do método;
4.2.5. Relevância dos resultados e coerência com o método;
4.2.6. Qualidade da redação e organização do texto (clareza e objetividade);
4.2.7. Relevância das implicações práticas e/ou clínicas advindas do estudo;
4.2.8. Coerência, coesão e aplicação correta das normas da língua portuguesa.
4.3. A divulgação dos trabalhos aprovados será realizada via e-mail ao autor responsável pela submissão.
4.4. Os trabalhos aprovados para apresentação no evento poderão ser publicados em suplemento da revista Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), ISSN 2594-9888, em formato digital. Para tanto, todos os autores devem seguir rigorosamente as normas para elaboração do trabalho preconizadas pela Comissão Organizadora do evento, assinar o termo de autorização (https://link.ufms.br/fvfDs) pelo portal gov.br e anexar ao formulário de submissão.
5. APRESENTAÇÃO
5.1. Todos os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão apresentados oralmente, no formato de roda de conversa. Os detalhes sobre a apresentação serão informados por e-mail ao autor responsável pela submissão.
5.2. Os resumos aceitos serão apresentados em horários pré-determinados pela Comissão Científica. Não será permitida a alteração no horário estabelecido para a apresentação dos trabalhos;
5.3. Só será permitido como apresentador do trabalho o autor que estiver inscrito no evento.
5.4. As apresentações terão duração máxima de 5 minutos por trabalho.