No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra. Inspirados pela data, o evento pretende fazer um diálogo entre o papel do esporte na luta pela igualdade racial e também o papel do esporte como instrumento de Estado. Para compreender alguns desses papéis, será discutido ainda movimentos artísticos e culturais de resistência na sociedade brasileira e, em especial, o movimento teatral. O público alvo da atividade são os estudantes da Educação Básica (em especial do Ensino Médio), mas professores, estudantes das licenciaturas e integrantes dos Movimentos Sociais Negros também serão convidados.
Objetivos:
Fazer um diálogo entre o papel do esporte na luta pela igualdade racial e também o papel do esporte como instrumento de Estado.
Discutir os movimentos artísticos e culturais de resistência na sociedade brasileira e, em especial, o movimento teatral.
Atividades:
PALESTRA: O filme “Raça” (2016) de Stephen Hopkins: o papel do esporte na luta pela igualdade racial e também o papel do esporte como instrumento de Estado
Palestrante 1: Professor André Furtado (IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei)
PALESTRA: Pelo direito à criação, pelo direito à visibilidade: a arte e o artista negro na sociedade brasileira
Palestrante 2: Professora Rosana Machado de Souza (IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei)
Mediação: Professora Monique Ivelise (IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba)