Psicologia e questões raciais: uma introdução ao pensamento de Neusa Santos Souza

Psicologia e questões raciais: uma introdução ao pensamento de Neusa Santos Souza

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

No minicurso Psicologia e questões raciais: uma introdução ao pensamento de Neusa Santos Souza, vamos dialogar sobre o surgimento da psicologia no Brasil e sua ligação direta com a eugenia, falaremos também sobre a importância do movimento negro na formação de figuras como a Psicanalista Neusa Santos Souza. Iremos resgatar as principais contribuições da Neusa Santos para a psicologia no brasil que devido o epistemicídio operante não recebe até hoje a importância merecida dentro das universidades brasileiras. 

Você sabe quem foi a Neusa Santos Souza?


Neusa Santos Souza  foi uma importantíssima psicanalista e psiquiatra negra brasileira. Nasceu em Cachoeira na Bahia, de origem humilde, ficou conhecida principalmente pela sua obra “tornar-se negro” na década de 80. Obra fruto de sua pesquisa de mestrado, no entanto a Neusa Santos tem uma trajetória que está para além desta obra. Uma mulher, preta, que foi professora universitária, dialogou e coordenou grupos de estudos. Ademais, era frequentemente convidada para dar palestras e participar de momentos das formações ou de outros eventos das escolas de psicanálise do Rio de Janeiro.

No campo da saúde mental, a Neusa trouxe diversas contribuições tanto com seus estudos sobre a emocionalidade do negro em ascensão social quanto sobre a psicose. No que diz respeito a sua atuação profissional, de maneira resumida destaco sua atuação profissional Junto a Jurandir Freire e outros psiquiatras militantes no  Centro Psiquiátrico Pedro II - atual IMAS Nise da Silveira -  Que foi local de encontro de muitos psiquiatras militantes que começavam a construir uma das primeiras experiências da reforma psiquiátrica no Brasil.  

Neusa Foi uma figura importante que junto a outros psicanalistas operaram mudanças significativas no que diz respeito a psicanálise no Rio de Janeiro, a partir de vários de grupos autônomos passou de uma orientação Kleiniana para uma orientação Lacaniana.Apesar das contribuições para o cenário da psicanálise no Brasil, Neusa trilhou o caminho da autonomia e escolheu não se vincular a nenhuma escola de psicanálise.  

A partir de grupos de estudo autogeridos, apostou em uma formação independente das escolas.  Além do que, era crítica à forma com eram estudados os intelectuais estrangeiros nestas escolas, apontando para o colonialismo em como eraam veiculados os autores estrangeiros e defendendo a ideia de um estudo voltado a uma psicanálise que contemplasse os brasileiros e os problemas daqui. Neusa Santos Souza manteve sua independência financeira e intelectual trabalhando em seu próprio consultório de psicanálise. 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}