Este é um evento online
Desigualdade social e dimensão subjetiva da realidade: recursos teórico-metodológicos para pensar a psicologia educacional
O Grupo de Pesquisa Educação e Subjetividade da Faculdade de Educação da UERN tem a satisfaçao de convidar para o III Encontro de Psicologia Educacional, evento online que será realizado no período de 11 a 13 de novembro de 2020, abordando o tema "Desigualdade social e dimensão subjetiva da realidade: recursos teórico-metodológicos para pensar a psicologia educacional". Isso posto, o evento tem por objetivo debater a relação ciência-psicologia-educação e seus desafios na atualidade.
Link da Conferência de Abertura
https://www.youtube.com/watch?v=pM739kXwKec&feature=youtu.be
Data Hora |
11/11/2020 |
12/11/2020 |
13/11/2020 |
A T I V I D A D E S |
|||
10h-12h |
--------------- |
Mesa redonda 01
Rede de pesquisa em educação: a experiência do Procad – projeto PUCSP/UFPI/UERN/UFAL
Conferencistas: Wanda Junqueira Aguiar Maria Vilani C. Carvalho Sílvia M. C. Barbosa Neiza L. F. Fumes Antônia B. Marques |
Mesa redonda 02
Desafios contemporâneos da psicologia educacional
Conferencistas: Cynara T. Ribeiro Herculano Ricardo Campos Eliana S. A. Marques Elza H.S.C. Barbosa |
14h-15h |
Conferência: Desigualdade social e dimensão subjetiva da realidade: recursos teórico-metodológicos para pensar a psicologia educacional Ana M. B. Bock
Link da Conferência de Abertura https://www.youtube.com/watch?v=pM739kXwKec&feature=youtu.be |
Sessão de apresentação de trabalho (15min/trabalho)
· GD: Educação e subjetividade (SALA 1) Coordenação: Antônia Batista Marques
· GD: Psicologia educacional e aprendizagem da pessoa com deficiência (SALA 1) Coordenação: Gessica F. Fonseca
· GD: Formação docente Coordenação: Sílvia Maria Costa Barbosa |
Sessão de apresentação de trabalho (15min/trabalho)
· GD: Educação e subjetividade (SALA 2) Coordenação: Elza Helena da S. C. Barbosa
· GD: Psicologia educacional e aprendizagem da pessoa com deficiência (SALA 2) Coordenação: Gessica F. Fonseca
· GD: Psicologia, educação e ensino Coordenação: Erika dos Reis Gusmão Andrade
|
15h30-17h |
Sessão de apresentação de trabalho (15min/trabalho)
· GD: Gestão dos processos educativos Coordenação: Eugênia Morais de Albuquerque
|
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Dia: 11/11/2020
Horário: 15h30-17h
ÁREA TEMÁTICA: GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
HORÁRIO |
TÍTULO |
AUTOR(ES) |
15:30-15:45 |
O MONITORAMENTO DA AGENDA GLOBAL DE EDUCAÇÃO 2015-2030: A ARTICULAÇÃO DA CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO A EDUCAÇÃO |
JOCIENE ARAÚJO LIMA |
15:45-16:00 |
A CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO: AÇÕES DESENVOLVIDAS PARA CONCRETIZAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 |
JOCIENE ARAÚJO LIMA |
16:00-16:15 |
A CRISE DO ESTRUTURAL DO CAPITAL E SEUS EFEITOS DESTRUTIVO PARA A EDUCAÇÃO |
JOCIENE ARAÚJO LIMA |
16:15-16:30 |
BREVE ESTUDO SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO DE RETROCESSOS |
TICIANA CRISTINA FERNANDES DIÓGENES EUGÊNIA MORAIS DE ALBUQUERQUE |
16:30-16:45 |
ACCOUNTABILITY: NOVAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DA GESTÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN |
EUGÊNIA MORAIS DE ALBUQUERQUE |
Dia: 12/11/2020
Horário: 14h-17h
ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE (SALA 1)
HORÁRIO |
TÍTULO |
AUTOR(ES) |
14:00-14:15 |
JOVENS EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR: O PÁTIO COMO ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGENS |
EMANUELLE CORTEZ DE SOUZA |
14:15-14:30 |
VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES: ESTUDO SOBRE A DIMENSÃO SUBJETIVA DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES |
JOÃO VICTOR FAUSTINO |
14:30-14:45 |
OS DESAFIOS DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
SILVIA FERNANDES DO VALE MARIA DAS GRAÇAS DE ARAÚJO |
14:45-15:00 |
ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA: AS SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
MARTA MARIA OLIVEIRA COSTA DE ARAUJO |
15:00-15:15 |
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUAS AÇÕES NA PRÁTICA EM TEMPOS REMOTOS: UM ESTUDO SOBRE SUA DIMENSÃO SUBJETIVA |
TÂNIA TURENE GOMES DA SILVA |
15:15-15:30 |
ANÁLISE DAS SIGNIFICAÇÕES CONSTITUÍDAS POR UMA PROFESSORA LICENCIADA EM HISTÓRIA EM UM ESPAÇO NÃO-ESCOLAR |
SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA ELISIANA NADIA DA SILVA MARIA EDJANE DE SOUZA |
15:30-15:45 |
O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: A HISTORICIDADE E A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO POLÍTICO-HISTÓRICO-CULTURAL |
IVONZÉLITON LEITE NUNES SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA TADJA ANDRESSA SEVERIANO |
15:45-16:00 |
AS SIGNIFICAÇÕES DE EGRESSOS DE LICENCIATURAS SOBRE A DOCÊNCIA |
MARIA CLEONEIDE DE SOUZA SANTOS ANTÔNIA BATISTA MARQUES |
ÁREA TEMÁTICA: PSICOLOGIA EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (SALA 1)
HORÁRIO |
TÍTULO |
AUTOR(ES) |
14:00-14:15 |
A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROCESSO DE APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: HISTÓRIAS DE DOIS TEMPOS |
MARIA EDUARDA CAPISTRANO DA CÂMARA ALLINE MAYARA FERREIRA LARANJEIRA ADRIANE CENCI |
14:15-14:30 |
AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL |
JULIANA CARLOS GUIMARÃES MARIA DA APRESENTAÇÃO BARRETO |
14:30-14:45 |
EXPERIÊNCIAS DE VIDA DAS PESSOAS COM SÍNDROME DE BERARDINELLI ATRAVÉS DO PODCAST |
ARTUR DE MEDEIROS QUEIROZ GÉSSICA FABIELY FONSECA |
14:45-15:00 |
A ROTINA NA INSERÇÃO/ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. |
MILENA OLIVEIRA DE LIRA |
15:00-15:15 |
TEMPOS DE PANDEMIA: A VOZ DAS FAMÍLIAS QUE ACOMPANHAM AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS |
MARIA APARECIDA DIAS LIMA SILVIA FERNANDES DO VALE |
15:15-15:30 |
ENSINO REMOTO INCLUSIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS COM PROFESSORES |
MARIA JOSÉ CAMPOS FERREIRA ADRIANE CENCI |
15:30-15:45 |
A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA |
JEMINA LIMA ROCHA DE ARAÚJO JANUÁRIA ABREU DA SILVA MESQUITA REBOUÇAS |
15:45-16:00 |
A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A MOBILIZAÇÃO DE MECANISMOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
JANUÁRIA ABREU DA SILVA MESQUITA REBOUÇAS JEMINA LIMA ROCHA DE ARAÚJO |
16:00-16:15 |
O USO DE VÍDEOS EM PROCESSOS FORMATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES ALFABETIZADORES |
HELAYNE CRISTINA CARVALHO DO NASCIMENTO RITA DE CÁSSIA BARBOSA PAIVA MAGALHÃES |
ÁREA TEMÁTICA: FORMAÇÃO DOCENTE
HORÁRIO |
TÍTULO |
AUTOR(ES) |
14:00-14:15 |
FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVA NO FOMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA |
VALÉRIA CARLA VIEIRA GOMES DE SOUZA ADRIANE CENCI |
14:15-14:30 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO CURRICULAR |
ALLINE MAYARA FERREIRA LARANJEIRA |
14:30-14:45 |
UMA EXPERIÊNCIA COM AS METODOLOGIAS ATIVAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
ISABEL CRISTINA DA SILVA |
14:45-15:00 |
A LINGUAGEM SIMPLES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMO FAVORECEDORA DA INCLUSÃO |
FELIPE LUCAS DE SOUZA LÚCIA DE ARAÚJO RAMOS MARTINS |
15:00-15:15 |
A PSICOLOGIA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DAS PRÁTICAS NOS ESTÁGIOS |
JESSICA IASMIM SANTOS BEZERRA GÉSSICA FABIELY FONSECA |
15:15-15:30 |
PLANEJAMENTO E CURRÍCULO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR E DOMICILIAR |
GABRIELLA PEREIRA DO NASCIMENTO JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAÚJO |
15:30-15:45 |
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: A RESSIGNIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE |
CLÁUDIA ALVES DA SILVA JÚLIO RIBEIRO SOARES |
15:45-16:00 |
O USO DO EBOOK COM ORIENTAÇÕES BÁSICAS DE COMO TORNAR AULAS ACESSÍVEIS NO ENSINO MÉDIO |
MARIANNA MEDEIROS DA SILVA LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA |
16:00-16:15 |
FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE SÓCIO HISTÓRICA DA CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
ROSIVANIA MARIA DA SILVA JÚLIO RIBEIRO SOARES |
Dia: 13/11/2020
Horário: 14h-17h
ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE (SALA 2)
HORÁRIO |
TÍTULO |
AUTOR(ES) |
14:00-14:15 |
A RELEVÂNCIA DAS CATEGORIAS DE ANÁLISES NO PROCESSO ANALÍTICO NA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA |
LUANA OLIVEIRA FERREIRA LIMA SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA |
14:15-14:30 |
AS RELAÇÕES AFETIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TECENDO SIGNIFICAÇÕES |
LUANA OLIVEIRA FERREIRA LIMA SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA |
14:30-14:45 |
ENTRE LUTAS, MEDOS E SUPERAÇÃO: A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR |
LARISSA FEITOSA MOURA |
14:45-15:00 |
EU E O OUTRO: RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU |
ANTÔNIA BATISTA MARQUES MÁRCIA FRANCIONE SENA DO NASCIMENTO ELZA HELENA DA SILVA COSTA BARBOSA |
15:00-15:15 |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO PROGRAMA |
MARIA LEIDIANE ALVES MARINHO HONORATO ELZA HELENA DA SILVA COSTA BARBOSA LARISSA JÚLIA SOUZA SANTOS ANTÔNIA BATISTA MARQUES |
15:15-15:30 |
O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA: AS SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
ANTÔNIA BATISTA MARQUES MARTA MARIA OLIVEIRA COSTA DE ARAUJO ELZA HELENA DA SILVA COSTA BARBOSA |
15:30-15:45 |
AS SIGNIFICAÇÕES CONSTITUÍDAS POR EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/UERN |
ANTÔNIA BATISTA MARQUES SHIRLEY KARLA ALENCAR DA COSTA FREITAS |
ÁREA TEMÁTICA: PSICOLOGIA EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (SALA 2)
HORÁRIO |
TÍTULO |
AUTOR(ES) |
14:00-14:15 |
ACESSIBILIDADE, CIÊNCIA E CULTURA: VIDEOGUIAS PARA MUSEUS DE CIÊNCIAS DE NATAL/RN |
BÁRBARA CAMPOS GINES LORENA DE SOUZA GOMES ELIZABETH ROMANI |
14:15-14:30 |
GUIA DE PRÁTICAS E TÉCNICAS PARA A TUTORIA INCLUSIVA |
JÉSSICA BEATRIZ DA SILVA CAVALCANTE CLAUDIA ROSANA KRANZ |
14:30-14:45 |
TECNOLOGIA E REVISTAS EM QUADRINHOS NO TRABALHO DA INCLUSÃO |
IZABEL CHRISTHINA DOS SANTOS BONNER |
14:45-15:00 |
IMPLICAÇÕES DA CULTURA ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA |
MARCIA JERONIMO DE SOUTO RITA DE CÁSSIA BARBOSA PAIVA MAGALHÃES |
15:00-15:15 |
VÍDEOS COM AUDIODESCRIÇÃO COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM |
MAYARA BEZERRA JERÔNIMO DA SILVA BARRETO |
15:15-15:30 |
ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA - TUTORIAL GOOGLE MEET EM LIBRAS |
ALCIONE COSTA DE AQUINO PINTO CABRAL FLÁVIA ROLDAN VIANA |
15:30-15:45 |
O COTIDIANO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
TICIANA CRISTINA FERNANDES DIÓGENES MARIA ITAYANE ALVES DOS SANTOS SILVIA HELENA DE SÁ LEITÃO MORAIS FREIRE |
15:45-16:00 |
OFICINAS DE TRANSIÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO COM DEFICIÊNCIA |
GIULIANA MARIA GONÇALVES ÁVILA |
16:00-16:15 |
MODELO DE REGISTRO DE AULA ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS |
ELIZA DIAS CÂNDIDO |
HORÁRIO |
TÍTULO |
AUTOR(ES) |
14:00-14:15 |
A EDUCAÇÃO EMOCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO |
JANIO ALEXANDRE DE ARAUJO |
14:15-14:30 |
REFLEXÕES ACERCA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL |
AYSLLANE JUNIE PESSOA DA CUNHA |
14:30-14:45 |
CONSTITUIÇÕES DE PROFESSORAS TECIDAS EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO |
SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA HEMAÚSE EMANUELE DA SILVA ELISIANA NADIA DA SILVA |
14:45-15:00 |
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE COVID: DESIGUALDADES E DESAFIOS |
VALDIR GABRIEL GARCIA ARRUDA CAIUBI GABRIEL FEITOSA NOGUEIRA E MOURA |
15:00-15:15 |
A DIMENSÃO SUBJETIVA DA PRÁTICA DOCENTE MEDIANTE REALIDADE EM SALA DE AULA |
LOURDES BERNADETE L. LIMA ROCHA BÁRBARA LIMA ROCHA BEATRIZ LIMA ROCHA LINHARES |
15:15-15:30 |
A DIMENSÃO SUBJETIVA DA IMAGINAÇÃO E DA CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS NA PRÉ ESCOLA |
GISLAYNE CINARA DA SILVA JÚLIO R. SOARES |
15:30-15:45 |
WALLON E MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS COM CRIANÇAS BEM PEQUENAS |
GIOVANA DE OLIVEIRA FREITAS MILENA GUERRA ANGÉLICO GÉSSICA FABIELY FONSECA |
15:45-16:00 |
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA EDUCAÇÃO SEXUAL E SUA (IM)PERTINÊNCIA FRENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL |
GABRIEL AZEVEDO DE CARVALHO MARIA CECÍLIA NOBRE CONSTANTINO |
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.nome}}
{{item.nome}}
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}