Esse projeto refere-se à
formação inicial de professores que tem se mostrado como um grande desafio para
as instituições formadoras, visto que, é necessário fazer uma reflexão sobre
que a evolução do país com igualdade social, só acontece quando este
oferece uma educação que proporcione as crianças e jovens conhecimentos, competências e habilidades para
construção do conhecimento em um contexto de tanta adversidade.
Somente formando professores
preparados para enfrentar os desafios na era da tecnologia e da inovação,
poderemos de fato, caminhar na direção de um futuro no qual os docentes e
tecnologias estabelecem uma relação proveitosa para toda a educação.
A sociedade hoje exige um novo
modelo educacional e, de modo geral, as escolas que conhecemos e seus gestores
também buscam por mudanças que atualizem seus ambientes e a forma com que
interagem com a formação de seus estudantes, é licito pensar que educação terá após
toda situação de pandemia que a COVID-19 trouxe para a humanidade.
A BNCC será outro instrumento
de estudos nesse projeto de formação inicial dos docentes, compreendendo como
um desafio e tanto a compreensão do que realmente muda na sala de aula. A
educação é uma das áreas mais importantes para a formação de uma sociedade
melhor. Além disso, o acesso ao ensino de qualidade é um direito de toda
a população, sendo papel das instituições de ensino garanti-la aos
estudantes.
Atualizar o perfil de modelos de
formação de professores de modo a conectar as instituições formadoras à
realidade das escolas é um passo essencial para poder consolidar mudanças
curriculares.