A Pandemia do novo Coronavírus não afeta somente a saúde pública, mas todas as formas de organização da sociedade. A educação escolar não está imune nem ao vírus nem às consequências das mudanças geradas pelas suspensas das atividades presenciais, pela adoção de medidas de contenção e isolamento social ou pela adoção de metodologias de ensino a distância em cursos presenciais.
O cenário de
incerteza que circunda o Brasil e o mundo encontra no espaço escolar um lugar
fecundo tanto para a geração de ambiências problemáticas que podem resultar em
uma elevação dos índices de retenção e evasão escolar quanto para promover a
ressignificação dos conteúdos curriculares e das práticas pedagógicas e
metodologias de avaliação.
Essa formação é uma ação do Projeto Ensinar na Incerteza:Inovação e Reexistência Pedagógica no Enfrentamento dos Impactos da Pandemia de Covid 19 na Educação Escolar coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias - GET do Instituto Federal de Rondônia. e tem como objetivo contribuir com professores do Ensino Fundamental I e II no planejamento de estratégias de ensino ativas, especialmente no contexto de alunos que não têm acesso à internet.
Os participantes do evento, inscritos pelo Even 3 até o quantitativo de 250 vagas, serão certificados e acompanharão o evento pelo Google Meet.
Para os demais interessados, o evento também será transmitido ao vivo pelo canal do Projeto no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UClsQPUH6X8xOL8Rr4Nj6orQ/about .