11ª Edição do Seminário Internacional PROJETAR 2023

11ª Edição do Seminário Internacional PROJETAR 2023

presencial Espaço Cultural José Lins do Rêgo - João Pessoa - Paraíba - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

11ª edição do Seminário Internacional PROJETAR

11ª edição do Seminário Internacional PROJETAR (@11projetar2023) será realizada de 08 a 11 de outubro de 2023 e ocorrerá em João Pessoa, Paraíba, Brasil. A cidade de João Pessoa, com seus 438 anos de fundação é conhecida internacionalmente como o ponto mais oriental da América Latina, onde o sol nasce primeiro.


Orla da praia de Cabo Branco - João Pessoa/PB/BR. Foto: Daniel Andrade.

Comemorando seus 20 anos de existência, o Seminário PROJETAR é o maior encontro científico sobre ensino, pesquisa, extensão e prática profissional na área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Essa edição será organizada pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) e pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com a colaboração do Grupo de Pesquisa Projetar do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ainda contamos com o apoio do IAB-PB e CAU/PB.


Histórico

O Seminário PROJETAR surgiu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, Brasil) em 2003, como uma iniciativa do Grupo de Pesquisa de mesmo nome e, após 10 edições regulares e itinerantes por diversas capitais brasileiras e duas cidades estrangeiras (Buenos Aires e Lisboa), se apresenta hoje como um evento consolidado que abrange estudos, ações e reflexões críticas na área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo.


Temáticas

11º Seminário Internacional PROJETAR tem como tema geral ‘PROJETAR HOJE: PARA QUEM, PARA QUÊ, COMO?’ e como eixos temáticos específicos:

Eixo 1. Projetar ‘para quem’?

Eixo 2. Projetar ‘para quê’?

Eixo 3. Projetar ‘como’? 

Existirá espaço para temáticas emergentes propostas pela comunidade científica da área. O evento terá duração de quatro dias, em que ocorrerão conferências internacionais, mesas redondas, sessões temáticas, sessões de pôsteres e oficinas.

Objetivo geral e eixos temáticos

Objetivo geral do evento

O evento tem como objetivo geral refletir e levantar questões sobre como arquitetos e urbanistas dialogam atualmente com o mundo ao seu redor no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e prática profissional. Qual a medida de sua colaboração para cidades socialmente mais justas e inclusivas, economicamente mais viáveis, colaborativas, e ambientalmente mais sustentáveis? Somos capazes de interligar passado, presente e futuro em nossas reflexões, avaliações e práticas, de modo a atuar para uma transformação positiva e efetiva de nossa realidade? Quem são os nossos interlocutores? Estamos atentos às múltiplas oportunidades, desafios e demandas das cidades e sociedades contemporâneas? Estamos preparando adequadamente os novos profissionais arquitetos e urbanistas para que possam atuar nesse contexto presente e futuro? Esperamos que tais questões possam ser desenvolvidas, refletidas e objeto de estratégias para contribuições da área a partir de três eixos temáticos: Projetar 'para quem'? Projetar 'para quê'? Projetar 'como'?


Eixo temático 01 - Projetar ‘para quem’?


Espaço Cultural José Lins do Rêgo  - João Pessoa/PB/BR. Foto: Daniel Andrade.

Este eixo temático tem como objetivo abordar questões que envolvam os sujeitos para quem projetamos, contemplando toda a complexidade e diversidade, considerando o compromisso ético e a responsabilidade socioambiental no campo da arquitetura e cidade.

Esperam-se trabalhos que questionem e reflitam sobre quem tem acesso à arquitetura e à cidade. Trabalhos que reflitam sobre as desigualdades socioespaciais por meio de cartografias sensíveis de grupos socioespaciais marginalizados. Estudos que problematizem arquitetura e cidades informais; a corporalidade na cidade; as condições, territórios e marginalizações de grupos sociais minoritários, como as comunidades LGBTQIAP+, quilombolas e indígenas; as resistências urbanas de movimentos sociais organizados, dos centros históricos e dos territórios esquecidos; a infância na cidade; o design universal em cidades acessíveis; e demais discussões que contribuam com o propósito de expandir as fronteiras disciplinares da arquitetura e urbanismo e de democratizar o direito à cidade. 

Ao mesmo tempo, destacam-se os trabalhos que problematizem sobre as práticas hegemônicas e reconhecidas, e como tais práticas podem ser mais democráticas. A questão ‘projetar para quem?’ nos coloca a repensar, também, a formação do profissional de Arquitetura e Urbanismo. Nossas escolas estão conseguindo abarcar em suas propostas a complexidade das cidades, as especificidades culturais e as apropriações tecnológicas? Nossas escolas estão promovendo práticas extensionistas que sensibilizem o educando para os diversos contextos e pessoas? Estamos conseguindo abarcar referências que dialoguem com esse universo e essas questões? Que papel possuem os profissionais da arquitetura na transformação das práticas hegemônicas que constroem as cidades?


Eixo temático 02 - Projetar 'para quê'? 


Hotel Tambaú  - João Pessoa/PB/BR. Foto: Daniel Andrade.

Este eixo temático tem como objetivo refletir sobre o sentido do trabalho do arquiteto e urbanista e sua contribuição no habitar contemporâneo em suas diversas escalas. 

Esperam-se trabalhos que problematizem a relação entre a estrutura urbana e a sociedade. Neste cenário, o planejamento tem como desafio qualificar a vida. Esse eixo procura refletir sobre os propósitos da arquitetura - projetamos para quê? Como os arquitetos podem colaborar para cidades mais justas? A sociedade precisa de arquitetos e urbanistas para quê? Somos essenciais em quê? O arquiteto contemporâneo está atento às necessidades espaciais dos viventes de hoje e do amanhã?

Considerando a finitude dos recursos naturais do nosso planeta, projetar e construir espaços arquitetônicos e urbanos ecoeficientes requer uma postura ambientalmente responsiva, com vistas à sociedade do amanhã. 

Diante desse cenário, o planejamento de cidades e suas estruturas contemporâneas tem como grande desafio romper com os padrões estabelecidos e qualificar a vida urbana fora de modelos pré-concebidos. Refaz-se o tempo e torna-se urgente projetar com base na diversidade, nas novas percepções e comportamentos. Ampliam-se as possibilidades de atuação dos profissionais com inventividade e inovação, e assim, promove-se as rupturas necessárias à formação de um outro arquiteto e urbanista, de outras cidades, outras arquiteturas.


Eixo temático 03 - Projetar 'como'? 


Vista do Mosteiro de São Bento  - João Pessoa/PB/BR. Foto: Daniel Andrade.

Este eixo temático tem como objetivo debater sobre como se projeta, as novas e antigas práticas nos métodos e processos do fazer projetual, sobre os processos e tecnologias de produção, representação e comunicação da arquitetura e da cidade, seja no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e/ou prática profissional. Consideram-se as manifestações de resistência às formas canônicas, hierárquicas e autorais de produção. Consideram-se os processos inovadores, os processos coletivos da arquitetura social, processos cocriativos, colaborativos, participativos e insurgentes, experiências de atuação em redes e coletivos de vozes diversificadas para a concepção e realização de projetos profissionais e acadêmicos. 

Projetos de tecnologias sustentáveis que valorizem o conhecimento local, promovendo a circularidade dos recursos naturais finitos de produção do espaço. Pretende-se contribuir com a reflexão sobre os novos papeis e formas de associação emergentes no campo da Arquitetura e Urbanismo possibilitados pelas novas tecnologias de comunicação e construção, com o propósito de ampliar o seu raio de ação e participação da sociedade. 

Notadamente, estimulam-se trabalhos que envolvam experiências associadas com alunos da graduação e pós-graduação em trabalhos extensionistas, residências de assessoria técnica, envolvimento de grupos socioespaciais e parcerias com gestões públicas. Processos coletivos de empoderamento e engajamento de minorias na construção da cidade e no repensar as responsabilidades do profissional em arquitetura e urbanismo.

Conferencistas confirmados


Natura Futura Arquitectura é um grupo de projetos do Equador. Escritório de arquitetura que investiga questões sensíveis da arquitetura e das cidades latino-americanas. A metodologia de trabalho do escritório procura soluções através da contínua experimentação e pesquisa por diversas temáticas. As estratégias de atuação procuram intervir “a partir de uma lógica simples de incorporação de uma determinada ordem numa redefinição contínua das dimensões do coletivo, das ações geradoras de urbanidade e da gestão como processo de produção para a transferência de conhecimento”. No 11PROJETAR2023 o escritório será representado pelo arquiteto José Fernando Gomez @josefernandog | @naturafuturarq | https://naturafuturarq.com/  



O PLAN:B ARQUITECTOS compreende o projeto arquitetônico como um acordo provisório, uma configuração permeável e uma expressão positiva das restrições ecossociais que nos cercam. Nos últimos 15 anos, construíram mais de quarenta edifícios com diferentes programas e escalas: espaços públicos, edifícios educativos, edifícios desportivos, hotéis, escritórios, casas e instalações artísticas. Seus projetos e temas de pesquisa sobre a prática e ensino da arquitetura foram publicados em quatro livros pela editora Mesaestandar: Acordos Parciais (2005), Arquitectura en Espera (2007), Permeabilidad (2013), Arquitectura a la Inversa (2017); e um livro da AR+D Publishing: 12 Projects in 120 Constraints (2021). Eles fazem parte do "Archipiélago de Arquitectura", um grupo colombiano de arquitetos que estuda as conexões entre o design e as novas formas de viver na América Latina. Este grupo tem três livros publicados pela editora Mesaestandar: Archipelago of Architecture I - 2010, Archipelago of Architecture II (Group Theory))- 2016, e Archipelago of Architecture III (Arquitetura não é o que parece / Arquitetura é um hábito) - 2020. O escritório PLAN:B ARQUITECTOS (@planb_architects) será representado pelo Diretor de Projetos: Arquiteto Carlos Blanco.




Casa do Futuro: contributos para repensar a arquitetura da habitação Partindo-se da constatação de que a Terra é um planeta cada vez mais urbano, as disciplinas da Arquitetura e do Urbanismo têm que assumir a responsabilidade de melhor projetar, cidade e arquitetura, para promover um habitat com maior futuro para o ser humano. Baseando-se nas reflexões de vários autores consagrados e, também, na experiência de docente e pesquisador, a conferência abordará a arquitetura habitacional dos espaços da lusofonia, procurando recolher, ler, analisar e compreender conhecimento relevante sobre a casa, o edifício residencial, o conjunto habitacional e o espaço público com estes relacionado.

Datas Importantes


  • Início do período de submissão de trabalhos: 28/04/2023
  • Início das inscrições dos participantes: 31/05/2023
  • Prazo preliminar para submissão dos trabalhos: 11/06/2023
  • Último dia de vendas do 1º lote de inscrições: 14/06/2023
  • Último dia para submissão de trabalhos: 18/06/2023
  • Resultado da primeira rodada de avaliações: 21/07/2023
  • Resultado final das avaliações dos artigos: 08/08/2023
  • Início das inscrições na mostra de projetos e obras: 23/08/2023
  • Último dia de vendas do 2º lote de inscrições: 01/09/2023
  • Fim das inscrições da mostra de projetos e obras: 11/09/2023
  • Data prevista para divulgação dos selecionados para a mostra de projetos e obras: 25/09/2023
  • Último dia de vendas do 3º lote de inscrições: 08/10/2023
  • Início do evento: 08/10/2023

Mostra de Projetos e Obras


A Exibição de Projetos e Obras, no 11º Seminário Internacional PROJETAR, é uma atividade cultural promovida pela Comissão Organizadora do evento e destinada à divulgação da produção de arquitetura e urbanismo da região Nordeste.

A atividade ocorrerá de 08 a 11 de outubro de 2023, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo - João Pessoa/PB, em ambiente aberto ao acesso de participantes do evento e público externo. Serão selecionados projetos ou obras concluídos nos últimos 05 (cinco) anos, de Arquitetos da região Nordeste, radicados na região ou outras regiões ou países com projeto ou obra na região Nordeste. Os projetos selecionados serão expostos por meio de painéis e também poderão ser apresentados oralmente por seus autores, durante a realização do 11º Seminário Internacional PROJETAR.

Com a exibição da produção de Arquitetura e Urbanismo vinculada à região Nordeste, pretende-se divulgar uma pequena mostra da produção contemporânea local e dos profissionais atuantes na região.

Clique aqui para acessar o edital retificado-v02 

Clique aqui para acessar o modelo de painel editável

Informações importante:

  • As inscrições serão feitas a partir do dia 23/08/2023 na aba submissões deste site.

Lançamento de livros

Programação prevista:

Segunda (09/10)

  • Experiência do lugar arquitetônico: dimensões subjetivas e sensoriais das ambiências - Cristiane Rose Duarte; Cybelle Salvador Miranda; Ethel Pinheiro, Luiz De Jesus Da Silva
  • Caminhos Invisíveis: a deficiência visual e a cidade - Raquel Pessoa Morano; Zilsa Maria Pinto Santiago
  • Repensando o ensino superior: olhares críticos e propositivos para uma educação transformadora em arquitetura e urbanismo - Fernanda Rocha de Oliveira, Paulo José Rossi, Ricardo Stumpf Alves de Souza
  • Modernidade arquitetônica tropical: patrimônio - Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo
  • Mulheres do Rio: Antologia - Flauzineide Moura (org)

Terça (10/10)

  • Sete léguas e meia: Distanciamento como forma de aproximação – Xico Costa
  • Materialidade e imaterialidade no patrimônio construído: diálogos entre Brasil e Itália - Natália Miranda Vieira-de-Araújo
  • Desvios da arquitetura : imagem e cultura contemporânea - Eduardo Augusto Costa; Junia Cambraia Mortimer
  • Paisagem como modo de entender o mundo - Laura Beatriz Lage
  • Genealogia da Cidade - Carlos Antônio Leite Brandão



O 11PROJETAR2023 tem o prazer de realizar ampla chamada para autoras e autores que desejam lançar LIVROS durante o evento.

O evento se responsabilizará pela divulgação, mobiliário e ambiente do lançamento dos livros. A organização de autógrafos e venda dos livros será de responsabilidade dos autores ou encarregados. Todos os livros a serem lançados deverá ter algum autor ou responsável pelo lançamento. O horário de lançamento será das 17h às 18h30, dias 09 e 10 de outubro, a depender da quantidade de lançamentos

A UFPB, em especial o Departamento de Arquitetura e Urbanismo e o Programa de Pós-Graduação em AU (DAU/PPGAU/CT/UFPB), agradece se for disponibilizado um exemplar para a nossa biblioteca.

Para a organização, solicitamos que as autoras e autores preencham o seguinte formulário com os dados da produção:  https://forms.gle/uhBshQvVvdjyrqeA9

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Inscrições - Valores, categorias e datas


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Comissão Organizadora e Comissão Científica


Oficinas

As oficinas acontecem como um "esquenta" da 11ª edição do Seminário Internacional PROJETAR e são organizadas de maneira independente do evento, embora contem com nosso apoio. 


Ateliê Virtual Internacional de Projeto

Organização: Grupo Projetar/UFRN

Mais informações: ufrnprojetar@gmail.com / carolina.oukawa@academico.ufpb.br 




Oficina Bioarquitetura de Bambu e Terra

Organização: PPGAU UFPB

Mais informações: secretaria.ppgau@ct.ufpb.br


Local do Evento

Apoio e Parcerias

     


             

     

          

Onde ficar?

Rede de Hotéis Village (hotel parceiro do evento)

Os participantes do 11° Seminário Internacional PROJETAR terão condições especiais para reserva e devem entrar em contato diretamente com a Central de Reservas do Grupo de Hotéis Village: reservas1@hoteisvillage.com.br . Reservas realizadas por outro meio, como sites online, compras coletivas ou qualquer outro que não seja direto, o desconto não será aplicado. Telefone: 83 2107 4002 ou 0800 878 6050 ou Whatsapp: (83) 99849-1421

Demais hotéis

A rede hoteleira da cidade se encontra concentrada principalmente entre os bairros de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra, distantes no máximo 6km do local do evento (aproximadamente 15 minutos de carro). 

Perguntas Frequentes

{{item.resposta}}
{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}