Este é um evento online
Estão abertas as inscrições para o projeto “Professor Pesquisador”, que oferece curso de extensão de “Introdução à Pesquisa e à Pós-Graduação”. O curso gratuito é voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados.
A iniciativa é Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Dia/Horário: Sábados (10h às 12h)
Local: Youtube.com/LDEUFC
Investimento: Gratuito
Período: Maio a julho de 2021
Carga Horária: 60 horas
Modalidade: Remota (Aulas ao vivo)
Certificado: Nível de extensão pela Universidade Federal do Ceará
Público Alvo:
Graduandos (as) e graduados (as), professores da educação básica e do ensino superior de instituições públicas e privadas e demais interessados.
Metodologia:
Aulas ao vivo e expositivas com professores convidados; Estudo dos temas com foco no conteúdo programático e referências da literatura científica de pesquisas na área de ensino e educação; Encaminhamentos para a produção escrita do projeto de pesquisa de seleção em editais de mestrado e doutorado; Redação e formatação científica: estrutura, organização e estilo; Material complementar de estudo e de produção escrita de artigos e revisões sistemáticas da leitura (RSL); Orientações, sugestões e direcionamento para todas as etapas que envolvem editais de processos seletivos (projeto, entrevista, currículo e outras).
CONTEÚDOS DO CURSO:
Aula 1 - Conhecendo a Pós-Graduação (15 h/a)
Conteúdo: Especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado; Carreira acadêmica; Currículo Acadêmico; Orientador e Orientando; Instituições, grupos e linhas de pesquisa, grupos de estudos; e Planejamento para a pós-graduação.
Aula 2 - Introdução à Pesquisa (15 h/a)
Conteúdo: Ciência, método científico e pesquisa; Delimitação do tema, linha e eixo de pesquisa; Elementos, caraterísticas e redação científica de um projeto de pesquisa (tema, título, levantamento bibliográfico, artigos, livros, fontes e outros);
Aula 3 – Levantamento Bibliográfico (15 h/a)
Conteúdo: Fontes de pesquisa, livros, obras, periódicos, base de dados, anais, teses, dissertações e mapeamento e revisão sistemática da literatura (RSL): questão principal e questões secundárias, palavras-chaves, string, bases de dados, critérios de inclusão, exclusão, qualidade, análise e discussão dos resultados, conclusões, limitações, considerações finais e trabalhos futuros.
Aula 4 – Escrita e Apresentação do Projeto de Pesquisa (15 h/a)
Conteúdo: Problema e Hipótese de pesquisa; formulação, complexidade da questão e delimitação do problema; Justificativa, variáveis, objetivo gerais, objetivos específicos, metodologia, métodos e meios técnicos de investigação; Caracterização dos sujeitos, produto de pesquisa, aplicação e validação do estudo e exemplos práticos de projetos; Defesa do projeto, apresentação oral, arguição e inquérito da banca.
ATENÇÃO!
- Faça uma revisão de todos os campos do formulário para evitar erros de digitação.
Visite nossos canais de comunicação:
Blog - http://ldeufc.blogspot.com
Site - https://sites.google.com/view/ldeufc
Instagram - https://www.instagram.com/ldeufc
Facebook - https://www.facebook.com/ldeufc
Youtube - https://www.youtube.com/ldeufc
Twitter - https://twitter.com/ldeufc
Fotos - https://www.behance.net/ldeufc
Telegram - https://t.me/TED_UFC
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}