Primeiros Socorros consistem nos primeiros cuidados ofertados a vítimas em situação de urgência e emergência, realizados por profissionais ou leigos treinados, até a chegada do serviço especializado em saúde.
Entretanto, ainda hoje muitas pessoas não sabem como agir perante uma situação emergencial ou qual a importância dos primeiros socorros para auxílio imediato. Assim, seu objetivo consiste em evitar a piora do quadro e manter os sinais vitais da pessoa.
As intervenções que devem ser feitas de maneira rápida, logo após um acidente ou mal súbito, evitando o agravamento do problema, como complicações ou óbito, até o atendimento do serviço especializado. Elas podem ser aplicadas por uma única pessoa ou por um grupo, em ação coletiva, sempre respeitando as limitações da pessoa a ser atendida, porém visando ao bem-estar geral.
Nesse sentido, ter conhecimento sobre primeiros socorros pode salvar vidas. Algo muito simples, como o ato de se engasgar ou ter um desmaio, pode colocar uma vida em risco, e, por isso, o atendimento adequado é tão importante.
Em vista disso, muitas empresas estão dando o devido reconhecimento e credibilidade aos funcionários que já adquiriram o treinamento básico sobre primeiros socorros.
Manobras simples podem minimizar sequelas e manter a vida, a chamada “corrente da sobrevivência” preconizada na parada cardíaca pode ser reproduzida em outras situações clínicas ou traumáticas. Significa um conjunto de ações e condutas que tem como objetivo oportunizar a sobrevivência de vítimas graves.
A corrente é formada por elos que simbolizam todos os passos necessários nessa assistência:
- O primeiro elo é representado pelo chamado de socorro.
- O segundo, a realização de manobras básicas para a manutenção da vida.
- Os demais são responsáveis pelo atendimento pré-hospitalar e tratamento definitivo.
O sucesso de todo atendimento depende de uma corrente forte em todos os seus componentes, a diferença entre a vida e a morte, entre a recuperação plena ou a sequela definitiva.
“O leigo bem informado e com mínimo treinamento evitará condutas que possam agravar a situação e será um aliado no socorro às vítimas naqueles primeiros minutos, fortalecendo o primeiro elo da corrente da sobrevivência”.