Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia - II - Barra do Garças - Mato Grosso - Brasil
Políticas de Formação: Currículo, Saberes e Inclusão
O Fórum das Licenciaturas da UFMT é um evento instituído pela
administração superior da universidade, por meio da Pró-reitoria de Ensino de
Graduação (PROEG), que pretende discutir aspectos inerentes às licenciaturas
dos cinco campi que integram a UFMT. No
campus Araguaia, o Fórum das Licenciaturas foi assumido por um coletivo de
professores e acadêmicos que integram estes cursos de graduação, preocupados
com a qualidade da formação inicial dos licenciados, e com os rumos da educação
em nosso país. Nesse sentido, a principal linha de trabalho está relacionada à
diminuição da distância entre a universidade e a Educação Básica, discutindo
temas e ações necessárias para viabilizar este objetivo. Para materializar estas ações, foi implementado o projeto de extensão:
Licenciaturas em debate: formação continuada de docentes UFMT/CUA, com reuniões
quinzenais para discussão dos temas emergentes
suscitados das diferentes licenciaturas do campus e da realidade educacional
local e global, buscando uma aproximação com a Educação Básica e demais níveis
e modalidades educativas. Assim, estas reuniões abrem espaço para que
educadores, gestores e estudantes de graduação possam contribuir para a
discussão e aperfeiçoamento da formação inicial e continuada, diminuindo
a distância entre universidade e escola, refletindo a realidade destas.
Para o ano de 2019, o
tema central estabelecido para discussão no cerne do fórum permanente foi: POLÍTICA DE FORMAÇÃO: CURRÍCULO, SABERES E INCLUSÃO. Nesta direção,
as reflexões apontaram para a necessidade de, além do Fórum das Licenciaturas
do Araguaia 2019 a ocorrer em novembro, organizarmos uma discussão preliminar,
tendo como foco o tema INCLUSÃO.
Esta temática emerge de uma necessidade de revisão sobre os conceitos de
inclusão absorvidos pelo contexto educacional, e da premente necessidade de
considerarmos a inclusão em sua perspectiva social, considerando o docente o
primeiro a ser incluído. O pré-fórum surge a partir deste conceito, no sentido
de provocarmos reflexões que possibilitem fortalecer
o papel do professor na educação, assumido como sujeito deste debate. Deste
modo, necessita ser incluído para que possa incluir e saber lidar com a
diversidade. O pré-fórum contará com
duas mesas temáticas de discussão. A primeira, no dia 30/05, debaterá o tema: INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Serão discutidos aspectos
relativos a como os professores têm sido preparados para lidar com a inclusão
em sua formação inicial e como a universidade trata deste assunto na
atualidade. Num outro sentido, serão oportunizadas reflexões a partir da
perspectiva da Educação Básica em seus processos de formação continuada
e realidade escolar da cidade e região, buscando uma efetiva aproximação entre
universidade e escola. A segunda mesa de debate, prevista para o dia 31/05, apresentará a questão da INCLUSÃO E APRENDIZAGEM, cuja intenção é provocar discussões sobre
as intrínsecas relações entre os processos inclusivos e a falta destes com os
processos de ensino e aprendizagem escolar.
Diante do atual contexto
que acomete o sistema educacional brasileiro, a qual reflete diretamente na
qualidade da formação inicial e continuada de professores, acreditamos serem
estas discussões imprescindíveis. Isto para que figurem não apenas como agentes
de qualificação docente e discente,
mas também como mecanismos de resistência às políticas governamentais que tem
caminhado na direção do esvaziamento da educação pública em nosso país.
Com o intuito de realizar uma pesquisa de satisfação dos participantes no evento, pedimos que respondam esse questionário acessando o link a seguir:
Clique aqui: Pesquisa Pré-fórum
Desde já, agradecemos a sua participação!
As inscrições podem ser encerradas antes do previsto quando atingido o limite de 250 vagas.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.nome}}
{{item.nome}}
Os certificados serão emitidos para os
participantes que obtiverem a frequência nos dois dias de evento, que
contará com uma carga-horária de 10 horas. Para isso é importante que os
participantes fiquem atentos as listas de presença, que estarão disponíveis
durante as mesas-redondas.
Os certificados serão emitidos pelo site (www.even3.com.br/preforum),
no prazo máximo de dois meses a contar a data do evento.
Coordenação: Prof. Me. Mauro José de Souza (ICBS/CUA/UFMT),
Prof. Dr. Admur Severino Pamplona (ICET/CUA/UFMT),
Prof. Dr. Eduardo Ribeiro Mueller (ICET/CUA/UFMT),
Prof.ª Dr.ª Egeslaine de Nez (ICHS/CUA/UFMT),
Prof.ª Dr.ª Geane Brizzola dos Santos (ICBS/CUA/UFMT),
Prof.ª Dr.ª Graziele Borges de Oliveira Pena (ICET/CUA/UFMT),
Prof. Dr. Hugo Heleno Camilo Costa (ICHS/CUA/UFMT),
Prof. Me. Lucenildo Elias da Silva (Cefapro/Seduc/Barra do Garças),
Prof.ª Dr.ª Marilene Marzari (ICHS/CUA/UFMT),
Prof. Victor Alves Santos (Egresso do Curso de Lic. em Geografia/ICHS/CUA/UFMT),
Prof. Dr. Warley Carlos de Souza (ICBS/CUA/UFMT),
Bárbara Argôlo (Disc. do Curso de Jornalismo/ICHS/CUA/UFMT),
Dhjuly Gabriela Pimentel Oliveira Borges (Disc. do Curso de Lic. em Letras/ICHS/CUA/UFMT),
Erica Silva Bonfim (Disc. do Curso de Lic. em Matemática/ICET/CUA/UFMT),
Esthefany Alves de Lima (Disc. do Curso de Lic. em
Química/ICET/CUA/UFMT),
Gracielly da Silva Francisco Marcondes (Disc. do Curso de Lic. em
Educação Física/ICBS/CUA/UFMT),
Paulo Yuri da Silva e Silva (Disc. do Curso de Lic. em Educação
Física/ICBS/CUA/UFMT),
Shirlene da Silva Francisco Ribeiro (Disc. do Curso de Lic. em
Matemática/ICET/CUA/UFMT).
E-mail: licenciaturasaraguaia@gmail.com