O Programa Diálogos, do IFMG Ouro Preto, criado em 2017 e o Programa Sala Aberta, da UFOP, criado em 2013, vêm realizando um trabalho voltado para o desenvolvimento profissional docente em suas instituições, visando proporcionar aos professores um espaço favorável à construção de conhecimentos pedagógicos. Em 2018, iniciaram uma parceria entre as duas instituições com o propósito de ampliar a oferta de ações formativas e intercambiar práticas balizadoras de uma docência inovadora e inclusiva, articulando a formação de educadores com as políticas públicas educacionais. Dessa forma, têm viabilizado aos docentes espaços de reflexão sobre suas práticas, problematização de conhecimentos e construção de estratégias metodológicas para o trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica e no ensino superior.
Nesse contexto, o PRÉ-CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR E TECNOLÓGICO tem por objetivo possibilitar diálogos, reflexões e construção de conhecimentos sobre o processo ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento, bem como contribuir para a socialização de práticas pedagógicas no ensino superior e tecnológico. O evento contará com uma palestra, quatro oficinas e socialização de práticas pedagógicas que visam ampliar as ações dos Programas Diálogos e Sala Aberta possibilitando aos professores mais um momento de reflexão, bem como de construção de conhecimentos e práticas sobre metodologias ativas e inovação no ensino. O público-alvo são os professores e profissionais da educação do IFMG e da UFOP.
O Pré-Congresso visa também constituir-se em incentivo e preparação para a construção do V CIM (V Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico) que será realizado entre os dias 28 e 30 de abril de 2020 na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Este congresso será interinstitucional, realizado por meio de uma rede de colaboração entre diferentes universidades e Institutos Federais, como UFMG, UFLA, UFOP, IFMG Ouro Preto, IFNMG, UFVJM, UFG. O evento tem como propósito possibilitar reflexões, promover a troca de saberes e fomentar a produção e divulgação, em rede, de práticas didático-metodológicas inovadoras no ensino superior e tecnológico.