I Curso de Capacitação em  Preceptoria na Saúde do HC-UFPE

I Curso de Capacitação em Preceptoria na Saúde do HC-UFPE

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

VII Edição Educação Médica Continuada

Quarta-Feira, 26 de Junho

Piracicaba, SP

1º Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar

Quarta-Feira, 28 de Agosto

São Luís, MA

Congresso Nursing

Quarta-Feira, 28 de Agosto

Fortaleza, CE

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Apresentação

A atenção à saúde está, hoje, definitivamente distanciada do modelo biomédico e A atenção à saúde está, hoje, definitivamente distanciada do modelo biomédico e reducionista do adoecer. O olhar estendido sobre esse processo resultou em uma nova organização dos sistemas de saúde e trouxe complexidade às demandas da assistência.

Para oferecer um cuidado em saúde com qualidade é necessária uma articulação eficiente entre os diversos profissionais da saúde, nos diferentes níveis de atenção, e estimular a corresponsabilidade entre esses profissionais, pacientes, familiares e comunidade, de forma sinérgica e colaborativa, a fim de estender a atenção às dimensões subjetivas e sociais do “adoecer”.

As exigências que recaem sobre os profissionais de saúde são, portanto, múltiplas e complexas. Os egressos das diversas áreas, estagiários ou os estudantes em fase de conclusão de curso, são recebidos nos cenários de prática por profissionais igualmente jovens, ou experientes e altamente qualificados, mas que, invariavelmente, não foram adequadamente capacitados para ensinar.

A dissociação entre ensino-trabalho traz enormes desafios para esses profissionais que desempenharão os papeis de preceptores, supervisores e mentores dos sujeitos menos experientes. Daqueles profissionais espera-se uma contribuição consistente, segura e eficaz na formação dos mais jovens que tenha como resultado, em última análise, a melhoria do cuidado à saúde em consonância com as necessidades da população.

Desses profissionais espera-se que tenha uma postura ética, que sirva como um modelo para os menos experientes, que seja crítico, reflexivo, que se comprometa a trabalhar em equipe, que deseje aprender a aprender, para ensinar, e que seu trabalho seja pautado pelas melhores evidências científicas.

Esse curso propõe-se a contribuir com a capacitação de profissionais de saúde que atuam com preceptores / supervisores dos programas de residência, ou outras pós-graduações, e estágios obrigatórios ou opcionais dos cursos de graduação em saúde, que utilizam o Hospital da Clínicas da UFPE/EBSERH como campo de prática.

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Material de apoio

Materiais de orientação

Apresentação do curso

Caderno do curso


Encontro 1 - Noções básica de educação em saúde

Encontro 1_pasta



Encontro 2 - Estratégias de educação mediadas por tecnologias

Encontro 2_pasta



Encontro 3 - Como avaliar o residente?

Encontro 3_pasta




Encontro 4 - O Impacto da Aplicação das técnicas de Avaliação. Uma Análise Crítica

Encontro 4_pasta



Encontro 5 - Simulação na formação em saude

Encontro 5_pasta

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}