Unasp - Eng. Coelho - Engenheiro Coelho - São Paulo - Brasil
04 a 07 de novembro de 2019
A partir da disciplina de Práticas Interativas ministrada pelas Professoras Elize K. Franco e Ana Maria de Moura Schäffer, em 2017-1, no Mestrado Profissional em Educação do UNASP, campus Engenheiro Coelho, cuja ementa contemplou as práticas relacionadas ao cotidiano das escolas, considerando as experiências dos estudantes de pós-graduação, discutiram-se os desafios atuais enfrentados pelos docentes e discentes, relativos ao processo educativo e aos processos formativos. A proposta de ampliar o alcance da vivência na disciplina durante o semestre através da socialização dos resultados em um evento amadureceu e a colheita foi a organização pelas responsáveis pela disciplina de um simpósio. A motivação do projeto pautou-se no desejo de compartilhar as reflexões decorrentes da interação na disciplina, que resultou em relatos práticos de experiências que se alinham às necessidades não só dos pós-graduandos, mas também dos alunos das licenciaturas contempladas no campus de Engenheiro Coelho. A princípio se pensava em criar um espaço na lotada agenda das IES, mas como o Mestrado Profissional dialoga fortemente com as licenciaturas por razões epistemológicas e pela própria razão de existir do Mestrado, as parcerias cada vez mais se concretizavam e com elas o interesse das coordenações das licenciaturas para a organização conjunta de eventos. Nesse processo, os cursos de Letras e Tradutor com sua semana na XVIII versão estendeu o convite para que as professoras da disciplina organizassem um Simpósio dentro da XVIII Semana de Letras e Tradutor e Intérprete, de 06 a 09 de novembro de 2017. Foi assim que o projeto extensão do I Simpósio de Práticas Interativas tomou forma. Em 2019, como se trata de um projeto de extensão, e a disciplina é um dos componentes curriculares do Mestrado Profissional em Educação, efetivou-se a segunda versão do Simpósio de Práticas Interativas, por ocasião da XX Semana Letras e Tradutor e Intérprete, cuja temática foi: “LINGUAGEM LÍQUIDA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, AMBIGUIDADE E (IM) POTÊNCIA”. Nele participaram alunos não só do Mestrado, mas também dos cursos de Letras/ Tradutor e Intérprete, Pedagogia e História.
Mestrado Profissional em Educação do UNASP - campus Engenheiro Coelho
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Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação
do UNASP:
Profª
Drª Gildene do Ouro Lopes Silva
Profª Drª Ana Maria de Moura Schäffer
Profª Drª Elize K. Franco
Prof. Dr. Milton Luiz Torres (UNASP-EC)
Profª Drª Betania Jacob Stange Lopes (UNASP-EC)
Profª Dª Luciane Weber Baia Hees (UNASP-EC)
Profª Dª Patrícia Cristina Albieri de
Almeida (Fundação Carlos Chagas e UNASP-EC)
Profª
Drª Germana Ponce de Leon Ramírez (UNASP-EC)
Profª Drª Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza (Universidade de Aveiro e UNASP-EC)
Profª
Drª Helena Brandão Viana (UNASP-EC/HT)
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Motivações para a criação do Projeto de Extensão: Simpósio de Práticas Interativas
Interação
multidisciplinar do Mestrado Profissional em Educação, cursos de Letras,
Tradutor, História e Pedagogia, por meio de um evento que coloca as licenciaturas
em na base das discussões com os pós-graduandos do mestrado profissional.
A partir da disciplina de Práticas Interativas ministrada pelas Professoras Elize K. Franco e Ana Maria de Moura Schäffer, em 2017-1, no Mestrado Profissional em Educação do UNASP, campus Engenheiro Coelho, cuja ementa contemplou as práticas relacionadas ao cotidiano das escolas, considerando as experiências dos estudantes de pós-graduação, discutiram-se os desafios atuais enfrentados pelos docentes e discentes, relativos ao processo educativo e aos processos formativos. A proposta de ampliar o alcance da vivência na disciplina durante o semestre através da socialização dos resultados em um evento amadureceu e a colheita foi a organização pelas responsáveis pela disciplina de um simpósio. A motivação do projeto pautou-se no desejo de compartilhar as reflexões decorrentes da interação na disciplina, que resultou em relatos práticos de experiências que se alinham às necessidades não só dos pós-graduandos, mas também dos alunos das licenciaturas contempladas no campus de Engenheiro Coelho. A princípio se pensava em criar um espaço na lotada agenda das IES, mas como o Mestrado Profissional dialoga fortemente com as licenciaturas por razões epistemológicas e pela própria razão de existir do Mestrado, as parcerias cada vez mais se concretizavam e com elas o interesse das coordenações das licenciaturas para a organização conjunta de eventos. Nesse processo, os cursos de Letras e Tradutor com sua semana na XVIII versão estendeu o convite para que as professoras da disciplina organizassem um Simpósio dentro da XVIII Semana de Letras e Tradutor e Intérprete, de 06 a 09 de novembro de 2017. Foi assim que o projeto extensão do I Simpósio de Práticas Interativas tomou forma. Em 2019, como se trata de um projeto de extensão, e a disciplina é um dos componentes curriculares do Mestrado Profissional em Educação, efetivou-se a segunda versão do Simpósio de Práticas Interativas, por ocasião da XX Semana Letras e Tradutor e Intérprete, cuja temática foi: “LINGUAGEM LÍQUIDA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, AMBIGUIDADE E (IM) POTÊNCIA”. Nele participaram alunos não só do Mestrado, mas também dos cursos de Letras/ Tradutor e Intérprete, Pedagogia e História.
Objetivos:
O projeto busca abrir o diálogo entre as licenciaturas e o mestrado profissional em educação do UNASP, principalmente com os alunos dos cursos de Letras, História e Pedagogia, com vistas à interação das licenciaturas para que os discentes do mestrado contribuam com os resultados de suas práticas e reflexões para o aprimoramento e profissionalização dos futuros professores de Letras, História e Pedagogia. De modo específico, o I Simpósio de Práticas Interativas, com as temáticas trazidas nos relatos de experiência teve como meta também despertar a consciência e o espírito crítico dos licenciandos, no sentido de chamar atenção para as avaliações externas, como o ENEM e o ENADE, as implicações por trás do livro didático e o processo de formação do mesmo, o papel das tecnologias da informação e comunicação na EAD para a formação continuada em serviço dos docentes, além de propiciar o contato com metodologias ativas, apontando para a importância de se buscar formas de ensinar em que o docente se descentralize e dê espaço no contexto de sala de aula para que os discentes desenvolvam sua autonomia e ajudem a montar o cenário da sala de aula, no qual eles são atores e não mais coadjuvantes. Quanto aos objetivos do II Simpósio de Práticas Interativas, ocorrido de 04 a 07 de novembro de 2019 sob o tema supracitado, seus propósitos gerais continuam os mesmos do I Simpósio. De forma específica, enfatizou-se nos relatos de experiência a importância do desenvolvimento do espírito crítico e da percepção do valor das tecnologias para a otimização e potencialização das relações no processo de educação com a ressalva que, apesar de imprescindíveis na atualidade e mobilizadoras de saberes abrangentes e motivantes, as tecnologias não podem ser vistas como a única solução para os problemas educacionais e sociais, pois sob o brilho de sua potência esconde-se sua impotência para responder aos objetivos da educação na contemporaneidade.