O PRAPEM foi fundado em 1995, pelos Profs. Drs. Dario
Fiorentini (coordenador), Anna Regina Lanner de Moura e Dione Lucchesi de
Carvalho. Depois participaram também outros formadores de professores e de
pesquisadores tais como: Maria do Carmo Domite (In memoriam); Sergio Lorenzato
e Miguel Ribeiro. Uma das
principais motivações epistemológicas para a constituição do Grupo PraPeM foi
tentar aproximar as práticas educativas e formativas da universidade com as
práticas profissionais nas escolas da região de Campinas.
O Grupo tentou buscar, ao longo
desses 30 anos, uma aproximação não colonialista, mas de construção de uma
prática colaborativa entre universidade-escola, mediada por processos de
investigação, tanto dos professores da escola como dos acadêmicos da
Universidade. Para isso, em 1999, formamos, dois subgrupos do PraPeM. O Grupo
de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática (GEPFPM), ou carinhosamente
denominado “Grupo de sexta-feira”, mais voltado ao desenvolvimento de estudos
teóricos e de mapeamento e revisão de pesquisas do tipo estado do conhecimento,
metanálise e metassíntese, visando construir fundamentos conceituais,
epistemológicos e metodológicos de investigação sobre o Professor que Ensina
Matemática (PEM). Este grupo, embora associado ao PraPeM, ganhou autonomia,
envolvendo pesquisadores, na sua maioria egressos do PraPeM, mas que atuavam em
outras universidades paulistas, tendo vigorado até o ano de 2017. O outro grupo
é o Grupo de Sábado (GdS) que ainda continua ativo, tendo como coordenadoras
atuais as professores Leticia Losano (Uniso) e Ana Paula Magalhães de Barros
(IFSP-Hortolândia). O GdS constituiu-se uma comunidade fronteiriça entre
universidade e escola voltada ao desenvolvimento profissional e curricular,
numa perspectiva colaborativa e investigativa das práticas pedagógicas em
matemática (sobretudo exploratório-investigativas) nas escolas. As práticas formativas e pedagógicas deste do
GdS passam a ser o principal campo de pesquisa empírica e teórica do PraPeM. Os
grupos PraPeM, GEPFPM e GdS contribuíram, ao longo desses 30 anos, para formar
58 mestres, 42 doutores, e 11 pós-doutores em
Educação Matemática. Esses grupos publicaram/organizaram 23 livros e mais de 500
artigos e capítulos de livro, além de terem organizado 9 Seminários Nacionais
de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (SHIAM), O GEPFPM liderou/colaborou
na organização e realização dos Fóruns de Discussão de Parâmetros Balizadores
da Pesquisa em Educação Matemática e de Fóruns Paulistas e Nacionais de
Licenciatura em Matemática. O PraPeM tem sido um dos responsáveis por promover
os Seminários Internacionais de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM). EM 2018, um novo subgrupo surgiu e
tornou-se associado ao PraPeM: Grupo de Pesquisa Formação CIEspMat (Grupo de
Pesquisa & Formação: Conhecimento Interpretativo e Especializado do
Professor de e que Ensina Matemática), coordenado por Miguel Ribeiro (Unicamp)
e membro da Red Iberoamericana de Conocimiento Especializado del Profesorado de
Matemáticas.
OBJETIVOS DO SEMINÁRIO:
●Comemorar os 30 anos de história do Grupo de Pesquisa PraPeM,
destacando sua relevância e contribuição à formação de professores e
pesquisadores no campo da Educação Matemática.
●Compartilhar e discutir experiências investigativas entre egressos
do grupo e atuais participantes, bem como de outros pesquisadores, professores
e futuros professores interessados associados aos grupos de pesquisa PraPeM,
GEPFPM e GdS.
●Discutir o rumo das pesquisas e práticas pedagógicas em matemática
que favorecem a articulação e o desenvolvimento de pesquisa colaborativa entre
a universidade e as escolas da educação básica.
●Fortalecer redes de colaboração entre grupos de pesquisa,
instituições de ensino superior e escolas, voltadas ao desenvolvimento
profissional de professores que ensinam matemática e à investigação deste sub
campo de estudo.
●Apresentar e discutir as propostas de capítulo de um livro no
formato de e-book a ser publicado pelo Grupo PraPeM, em comemoração aos seus 30
anos de estudos.
Sobre as inscrições: para este seminário todas as inscrições são gratuitas e obrigatórias.
Datas Importantes:
Submissão dos trabalhos: até dia 20/05/2025
Período de avaliação: 15/05 a 07/06
Ajustes nos trabalhos avaliados (se necessário): 30/05 a 17/06
Envio da versão final do trabalho: até dia 17/06
Você pode participar como ouvinte e com apresentação de trabalhos
Participação como ouvinte: você participa de todas as atividades do evento sem a necessidade de apresentação de trabalho e garante sua certificação, como participante, diante de 80% de frequência no evento.
Participação com apresentação de trabalhos: você participa de todas as atividades do evento com a necessidade de de submissão de trabalho e se aprovado, com a obrigatoriedade de sua apresentação. Segue algumas orientações.
Template para a submissão dos trabalhos: CLIQUE AQUIe faça o downloaddo template com as devidas orientações para a escrita do resumo expandido.
Quem pode submeter: para submeter um trabalho é necessário que o primeiro autor, necessariamente, deve ser ou ter sido participante do Grupo de Pesquisa PraPeM, GEPFPM ou GdS.
Sobre as submissões: para este seminário serão considerados apenas a modalidade Roda de Conversa, a partir do envio de resumos expandidos. Estes resumos deverão ser sinalizados em quais categorias de rodas de conversas ele se aproxima, sendo: relatos de pesquisas ou relatos relatos de trajetóriasou memórias. Deverá ser indicado também as áreas temáticas que a roda a ser submetida se enquadra:
1) HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DO GRUPO DE PESQUISA
PraPeM: Relatos de egressos do PraPeM (Inclusive GEPFPM e GdS)e suas trajetórias
profissionais e acadêmicas
2) Aprendizagens e conhecimentos profissionais para/na/da prática
docente em matemática
3) Desenvolvimento e identidade
profissional docente em contextos investigativos e colaborativos
universidade-escola
4) Estudos em Educação Matemática nas perspectivas inclusiva,
decolonial, etnocultural e da diversidade racial, cultural, social e de gênero
5) Estudos das práticas interativas e discursivas de sala de aula
de matemática numa perspectiva sociocultural
6) Os estágios supervisionados,
a iniciação à docência e os programas/políticas que favorecem a aprendizagem e
o desenvolvimento profissional docente
E-mail para contato e
dúvidas: prapem.30anos@gmail.com
Para ficarmos mais próximos, sugerimos hospedagem no hotel Casa do Professor Visitante (CPV) da UNICAMP. segue o link do hotel: https://www.funcamp.unicamp.br/cpv/
Algumas orientações para realização de sua reserva:
Foram feitos pré-reservas de 12 quartos, para 24 pessoas (todas em quarto duplo). Caso façam reserva na CPV, façam referência à reserva do Prof. Dario Fiorentini;
O Quarto duplo (para duas pessoas com duas camas separadas) a diária é R$ 350,00 (R$ 175,00 por hóspede);
O quatro simples (para uma pessoa) é R$ 300,00.
TRANSLADO
Informações sobre translados do aeroporto de Campinas e São
Paulo (Guarulhos e Congonhas):