A palavra potyrõ é do Tupi-guarani e significa “trabalho em grupo” e “todas as mãos juntas”. É nessa perspectiva que este encontro busca discutir as relações sobre educação e tecnologia, isto é, compreendendo a tecnologia como produto histórico-cultural, constituído pelas mãos de diversos trabalhadores e trabalhadoras, cuja inserção na educação é dotada de intencionalidade política e pedagógica.
A temática central construída para o encontro é “Educação e Tecnologia: inovação, trabalho e formação docente em questão” e será debatida por meio da realização de palestras, mesas redondas e comunicações orais, nas quais buscaremos contribuir para a formação de professores, pesquisadores, estudantes e das demais profissionais da Educação.
Para a realização do evento, o grupo de pesquisa Kadjót conta com parceria das seguintes instituições de ensino superior: Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da participação de docentes de distintos Programas de Pós-Graduação (PPG), como o PPG em Educação da UFG (PPGE UFG), PPG em Educação do IFG (PPGE IFG), PPG em Educação em Ciências e Matemática da UFG (PPGECM UFG) e o PPG em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).
O evento tem limitação de 400 inscrições, em função do espaço físico.
Eixos temáticos e suas ementas
a) Trabalho e formação humana
O trabalho em sua dimensão ontológica. Educação, trabalho e tecnologia em uma perspectiva epistemológica. Unidade trabalho-formação: questões emergentes para relações entre educação e tecnologia. Educação e tecnologia: desafios frente aos impactos da reestruturação produtiva na formação do trabalhador.
b) Políticas de ciência, tecnologia, inovação e educação
Trajetória histórica das políticas de ciência, tecnologia, inovação e educação no Brasil. Políticas públicas de incentivo à ciência, tecnologia e inovação. Gestão e avaliação de políticas públicas referentes à tecnologia na educação. Reformas educacionais e políticas públicas de inserção de tecnologia na educação no contexto neoliberal. O paradigma da inovação e a agenda globalmente estruturada da educação. Plataformização, financeirização da educação e soberania digital. Políticas de financiamento da educação e de formação de trabalhadores da educação.
c) Epistemologia da técnica
Pensamento educacional em suas bases na filosofia, antropologia e sociologia da técnica. Racionalidade instrumental e inovação na sociedade do capital. Tecnocentrismo e Teoria crítica da tecnologia. Epistemologia da técnica em sua relação com a organização do trabalho pedagógico-didático. A dimensão político-pedagógica nas relações entre educação, técnica e tecnologia.
d) Tecnologia na mediação dos processos formativos
A apropriação da tecnologia nos processos de formação inicial e continuada dos trabalhadores da educação. Tecnologia na mediação dos processos formativos nos diversos níveis, etapas e modalidades de ensino e em contexto não escolares. Tecnologias digitais em rede e mediação na práxis pedagógica.
Caderno de programação
Para acessar o caderno de programação do Potyrõ, clique AQUI.
Conhecendo Goiânia
Sugestões do Potyrõ - clique AQUI
Fotos do evento
Para acessar e baixar as fotos do evento - clique AQUI
Submissão de trabalhos
Quantidade de autores: até 6 autores
Quantidade de trabalhos por autores: até 3
Datas para submissão:
■ prazo para submissão: 06-01-2025 a 23-02-25
■ período de avaliação: 16-2 a 9-3-25
■ resultado final dos trabalhos: até 14-3-25
Trabalhos aprovados serão selecionados para composição de um e-book.