Congresso Virtual do Campus Professor Possidônio Queiroz - UESPI/Oeiras

Congresso Virtual do Campus Professor Possidônio Queiroz - UESPI/Oeiras

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

O que você achou do Congresso Virtual do Campus Professor Possidônio Queiroz?

Avalie o primeiro evento totalmente virtual do Campus Professor Possidônio Queiroz.

Sua opinião é fundamental.

Acesse o formulário abaixo.

Formulário de Avaliação

Muito obrigado!

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CONGRESSO VIRTUAL DO CAMPUS PROFESSOR POSSIDÔNIO QUEIROZ

DIA 08 DE JUNHO - SEGUNDA-FEIRA


14H ÀS 17H 

CREDENCIAMENTO

Todos(as) os(as) inscritos(as) no evento poderão participar todas as atividades disponíveis na programação, sem necessidade de credenciamento. Tire as suas dúvidas por e-mail. Os links para cada atividade serão disponibilizados até uma hora antes da atividade aqui no site e serão enviados para todos(as) os(as) participantes/facilitadores(as). 

19h às 19h30 - MESA DE ABERTURA

Abertura do evento com a Direção do Campus, Coordenações de Curso e Diretório Central dos Estudantes - DCE-Possidônio Queiroz

19h30 às 21h30h - MESA REDONDA:

Epidemias e saúde no Brasil ontem e hoje: olhares a partir da História

Prof. Dr. Gilberto Calil (UNIOESTE)

Prof. Dr. VanderleI Sebastião de Souza (UNIOESTE)

Coordenação da Mesa: Prof. Ma. Diná Schmidt / Prof. Dr. Thiago Reisdorfer


DIA 09 DE JUNHO - TERÇA-FEIRA


14H ÀS 16H - MINICURSO 01 - PRIMEIRO DIA


NOÇÕES BÁSICAS DE LIBRAS E O CONTEXTO DA PANDEMIA 

Elayne Cristina Rocha Dias (UFMG)

Ítalo Rômulo Costa da Silva (SEMEC/UFPI)

Maria Rosilene de Sena (SEMEC)


RESUMO: O presente curso tem como objetivo proporcionar a familiarização do cursista com o mundo da surdez e colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso acerca da Libras em diversos contextos sociais. Desta forma é de suma importância que os educadores busquem e preparem-se para receber essas crianças e jovens dentro de sua sala de aula ou em qualquer espaço dentro da nossa sociedade. Serão abordadas durante o nosso minicurso questões teóricas relacionadas aos aspectos importantes da Libras; da comunidade e do sujeito Surdo; o processo histórico e reflexões sobre o momento atual da Pandemia. Além da teoria, o curso será constituído de práticas especificando diversos vocabulários da Libras.

Palavras- chave: Libras. Ensino. Pandemia


17H ÀS 19H - RODA DE CONVERSA


Quem conta a pandemia espanta? Contação remota de histórias e enfrentamento ao isolamento social 

Rebeca Hennemann Vergara de Souza (UESPI/Campo Maior), Morgana Trindade Rodrigues Melo (UESPI/Campo Maior), Juliana do Nascimento Bendini (UFPI/Picos), Maria Mayara Vieira (UFPI/Picos), Natália Gonçalves de Souza Santos (UESPI/Floriano), Laiana dos Santos Correia (UESPI/Floriano), Márcia Evelim de Carvalho (CESTI/UEMA), Edite Sampaio Sotero Leal (CESTI/UEMA).


RESUMO: Diante da crise sanitária que assola o país, analistas do campo educacional têm dito que o Brasil vive um verdadeiro “apagão da educação pública”. De fato, o setor tem sofrido com graves problemas, que passam pela adaptação e conectividade de professores e alunos ao formato digital e pela quase ausência de políticas consistentes para o enfrentamento dessa situação. Apesar disso, não se pode dizer que as atividades que transcorrem no interior da universidade estejam de todo “apagadas”, demonstrando que tal espaço não se restringe unicamente à ministração de aulas. Tal é o que se pode evidenciar por meio das ações que continuam ocorrendo, de forma remota, como é o caso dos três projetos de extensão, envolvendo professores(as) e alunos(as), que serão compartilhados nessa Roda de Conversa e que buscam atingir seus objetivos mesmo diante do isolamento social. Os projetos são: Conte para alguém (UESPI/Campo Maior e UEMA/Timon); Leitura e Contação de Histórias em Escolas Públicas de Floriano (UESPI/Floriano); e Histórias Agroecológicas (UFPI/Picos). Na conversa, as participantes pretendem compartilhar suas experiências, as formas como têm dado continuidade às atividades e procurado propiciar ao público-alvo momentos de fruição em meio ao período conturbado pelo qual passa nossa sociedade, através de áudios de contação de histórias.



19H ÀS 21H - MESA REDONDA:

Educação à Distância

Profa. Ma. Iasmin da Costa Marinho (UERN)

Profa. Patrícia Andrade (IFES)

Profa. Paulina Almeida (SINTE-PI)

Coordenação da Mesa: Prof. Msc. Lucivando Ribeiro Martins


DIA 10 DE JUNHO - QUARTA-FEIRA


14H ÀS 16H - MINICURSO 01 - SEGUNDO DIA

NOÇÕES BÁSICAS DE LIBRAS E O CONTEXTO DA PANDEMIA 

Elayne Cristina Rocha Dias (UFMG)

Ítalo Rômulo Costa da Silva (SEMEC/UFPI)

Maria Rosilene de Sena (SEMEC)


17H ÀS 19H - RODA DE CONVERSA

PANDEMIA, ESCOLA E ENSINO VIRTUAL: A URGENTE NECESSIDADE DE REPENSAR A AULA E A AÇÃO DO PROFESSOR

Luiz Eleildo Pereira Alves

RESUMO: O mundo vem acompanhando, na transição de 2019 para 2020, a emergência da COVID-19, doença causada pelo SARS-CoV-2. Especialistas de diversas áreas consideram que o impacto dessa pandemia será definitivo para traçarmos os rumos deste ainda novo século. Nesta roda de conversa, queremos dar foco a um desses impactos, já evidente na vida de muitos professores e alunos, sobretudo no Brasil, a questão do ensino na modalidade virtual. Como meio de respeitar o isolamento social e dar prosseguimento às atividades educacionais, diversas escolas optaram por essa modalidade de ensino. Tal mudança abrupta na vida de alunos, professores e pais tem posto em xeque um tema muito relevante para o qual já vimos chamando a atenção: o que entendemos por ensino-aprendizagem. O cenário emergente configura-se como um rearranjo, que tem preocupado e levantado opiniões diversas. Em vista disso, procuramos discutir um pouco essa realidade partindo do nosso lugar de fala enquanto professor trazendo vozes de outros professores e professoras amigos, familiares e/ou alunos, que atuam na educação privada ou pública com quem temos conversado ao longos desses dias a respeito do tema proposto nesta roda de conversa.

19H ÀS 21H - MESA REDONDA:

Fakenews

Profa. Ma. Eulália Emília Pinho Camurça (UNI7)

Prof. Doutorando (UFC) Leonel Andrade dos Santos (CENFA)

Prof. Dr. Marcílio Dantas Brandão 

Coordenação da Mesa: Profa. Dra. Ana Angélica Lima Gondim


DIA 11 DE JUNHO - QUINTA-FEIRA

14H ÀS 16H - MINICURSO 02 - PRIMEIRO DIA

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA AVALIAÇÃO REMOTA
Prof. Msc. Ivan do Nascimento Freire Lopes (UNILEÃO)

RESUMO: Professor: Como transformar a sala de aula com exercícios, fichas, cadernos, livros físicos em instrumentos remotos de natureza tecnológica? Digital? Um dos grandes desafios para todos os educadores, além da inclusão digital de si e dos estudantes, tem sido a utilização de ferramentas digitais na modalidade remota de ensino e aprendizagem. Este minicurso oferecerá aos ouvintes estratégias teórico-práticas na aprendizagem de algumas ferramentas digitais, buscando alinhar a qualidade do ensino e a quantidade (de manejo burocrático) no processo de avaliação educacional, como forma de potencializar: a aula, o professor e a aprendizagem do estudante.

17H ÀS 19H - RODA DE CONVERSA

A Tecnologia Assistiva como suporte para inclusão 
Michelle Ribeiro Cavalcante

RESUMO: Atualmente há um constante avanço nas ciências, nas tecnologias e na sociedade. E essa influência corrobora para atingir o processo educacional que mediante essas mudanças, acaba por introduzir recursos e meios didáticos que apoiam esse processo dialético e influencia no currículo escolar. Diante do cenário atual, o avanço das tecnologias quebra uma ruptura voltada apenas para a construção de maquinário e traz para a educação especial, suporte para que alunos com deficiência também tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades cognitivas, emocionais e físicas. A Tecnologia Assistiva (TA) vem suplantar esse novo paradigma de inclusão para sociedade, e que já trouxe à tona práticas e discursos para as pessoas com deficiência. Nessa perspectiva, a Tecnologia Assistiva (TA) amplia e ao mesmo tempo possibilita atividades condizentes ao seu desenvolvimento físico, autonomia, independência e sua própria inclusão social. São exemplos de TA na escola: os materiais escolares e pedagógicos acessíveis, a comunicação alternativa, os recursos de acessibilidade ao computador, os recursos para mobilidade, a sinalização, o mobiliário que atenda às necessidades posturais, entre outros. Nesse trabalho pretende-se analisar a contribuição da Tecnologia Assistiva (TA) como suporte para a inclusão de alunos com deficiência na escola regular. A pesquisa bibliográfica pautada na revisão de literatura, fazendo uso de autores como Galvão Filho (2009), Alves (2006), Garcia (2008), Mantoan (2007) e outros documentos oriundos de pesquisas e estudos como Comitê de ajudas Técnicas (BRASIL, 2007), Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008, Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).

Palavras-chave: Inclusão; Tecnologia Assistiva; Deficiência.


19H ÀS 21H - MESA REDONDA:

Pensamento Estatístico

Prof. Dr. Carlos Rerisson Rocha da Costa (UESPI)

Prof. Dr. Paulo Henrique Pinheiro (UESPI)

Prof. Dr. Pedro Antonio Soares Júnior (UESPI) 


Coordenação da Mesa: Prof. Dr. Harlon Homem de Lacerda Sousa


DIA 12 DE JUNHO - SEXTA-FEIRA

14H ÀS 16H - MINICURSO 02 - SEGUNDO DIA

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA AVALIAÇÃO REMOTA
Prof. Msc. Ivan do Nascimento Freire Lopes (UNILEÃO)

17H ÀS 19H - RODA DE CONVERSA


Conhecimento indígena em tempos de pandemia: ideias para adiar o fim do mundo de Ailton Krenak 

Profa. Msc. Bárbara Bruma Rocha do Nascimento (UESPI)

Profa. Msc. Gabriela Berthou de Almeida (UESPI)

RESUMO: A roda de conversa tem como objetivo apresentar a trajetória de Ailton Krenak e discutir os aspectos centrais do livro Ideias para adiar o fim do mundo de sua autoria. Nascido em 1953, em Minas Gerais, no território do povo indígena Krenak, localizado na região do rio Doce, o mesmo que foi devastado pela lama tóxica da mineradora Samarco/Vale/BHP Billiton com o rompimento da barragem de rejeitos (Mariana, MG, 2015). Ailton Krenak é reconhecido internacionalmente como liderança, ambientalista e escritor indígena. Desde o processo violento de colonização do território que hoje conhecemos por Brasil, os povos originários foram obrigados a resistir de diferentes modos para manterem-se vivos. Como argumenta o autor, foi sendo criada uma ideia excludente de humanidade e isso nos fez viver cada vez mais em ambientes artificiais: “nosso tempo é especialista em criar ausências”, destruímos as florestas, os rios, as montanhas, perdemos a noção de experiência em comunidade e de pessoas coletivas. “Enquanto isso, a humanidade vai sendo descolada de uma maneira tão absoluta desse organismo que é a terra.” (KRENAK, 2019) Entre tantas outras coisas, Krenak nos convida a refletir sobre as relações historicamente estabelecidas entre os povos indígenas e a natureza. No difícil momento que vivemos, em que a pandemia vem acompanhada da crise econômica, política e ambiental, é urgente tirarmos ensinamentos sobre outras formas de existir no mundo

19H ÀS 21H - MESA REDONDA:

Comunicação e Interação sociovirtual

Profa. Dra. Emanoela Moreira Maciel (IFPI)

Prof. Dr. Franklin Oliveira Silva (UESPI)

Profa. Dra. Shirlei Marly Alves (UESPI)

Coordenação da Mesa: Profa. Ma. Elimar Barbosa de Barros (UESPI)


ENCERRAMENTO CULTURAL -  A PARTIR DAS 21H

SARAU COM VAQUINHA VIRTUAL

(VAMOS RECITAR POEMAS/TEXTOS/CANTAR VIRTUALMENTE LOGADOS DA REDE)


AO LONGO DO EVENTO, IREMOS ARRECADAR DINHEIRO PARA COMPRA DE CESTAS BÁSICAS. 


SE VOCÊ QUISER CONTRIBUIR, PERGUNTE-NOS COMO FAZER.

Relação de Trabalhos Aprovados

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA COM AS DATAS E HORÁRIOS DE TODAS AS ATIVIDADES SERÁ DIVULGADA NO DIA 06 DE JUNHO DE 2020 NESTE SITE


INFORMAMOS TAMBÉM QUE O PRAZO PARA SUBMISSÃO DE RODAS DE CONVERSA E MINICURSOS FOI PRORROGADO ATÉ 05 DE JUNHO DE 2020.


RODAS DE CONVERSA: 


  1. Quem conta a pandemia espanta? Contação remota de histórias e enfrentamento ao isolamento social 


Rebeca Hennemann Vergara de Souza (UESPI/Campo Maior), 

Morgana Trindade Rodrigues Melo (UESPI/Campo Maior), 

Juliana do Nascimento Bendini (UFPI/Picos), 

Maria Mayara Vieira (UFPI/Picos), 

Natália Gonçalves de Souza Santos (UESPI/Floriano), 

Laiana dos Santos Correia (UESPI/Floriano), 

Márcia Evelim de Carvalho (CESTI/UEMA), 

Edite Sampaio Sotero Leal (CESTI/UEMA).


  1. Conhecimento indígena em tempos de pandemia: ideias para adiar o fim do mundo de Ailton Krenak 


Msc. Bárbara Bruma Rocha do Nascimento

Msc. Gabriela Berthou de Almeida


  1. A Tecnologia Assistiva como suporte para inclusão 


Michelle Ribeiro Cavalcant


4. PANDEMIA, ESCOLA E ENSINO VIRTUAL: A URGENTE NECESSIDADE DE REPENSAR A AULA E A AÇÃO DO PROFESSOR


Luiz Eleildo Pereira Alves


MINICURSOS:


  1. NOÇÕES BÁSICAS DE LIBRAS E O CONTEXTO DA PANDEMIA 


Elayne Cristina Rocha Dias

Ítalo Rômulo Costa da Silva

Maria Rosilene de Sena


  1. UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA AVALIAÇÃO REMOTA


Ivan do Nascimento Freire Lopes



Sobre o Congresso Virtual

O Congresso Virtual do Campus Professor Possidônio Queiroz - UESPI/Oeiras é realizado para integrar a comunidade acadêmica durante o período de isolamento e distanciamento social e para promover debates e conversas sobre os temas de interesse tanto da nossa comunidade acadêmica quanto de todos nós enquanto sociedade que passa por um evento de pandemia. Assim, reunidos remotamente, continuamos com o propósito de pensar e discutir a realidade atual e as perspectivas para a nossa vida em sociedade.

Sejam todos e todas bem-vindas ao nosso primeiro congresso virtual.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}