Este é um evento online
Avalie o primeiro evento totalmente virtual do Campus Professor Possidônio Queiroz.
Sua opinião é fundamental.
Acesse o formulário abaixo.
Muito obrigado!
DIA 08 DE JUNHO - SEGUNDA-FEIRA
14H ÀS 17H
CREDENCIAMENTO
Todos(as) os(as) inscritos(as) no evento poderão participar todas as atividades disponíveis na programação, sem necessidade de credenciamento. Tire as suas dúvidas por e-mail. Os links para cada atividade serão disponibilizados até uma hora antes da atividade aqui no site e serão enviados para todos(as) os(as) participantes/facilitadores(as).
19h às 19h30 - MESA DE ABERTURA
Abertura do evento com a Direção do Campus, Coordenações de Curso e Diretório Central dos Estudantes - DCE-Possidônio Queiroz
19h30 às 21h30h - MESA REDONDA:
Epidemias e saúde no Brasil ontem e hoje: olhares a partir da História
Prof. Dr. Gilberto Calil (UNIOESTE)
Prof. Dr. VanderleI Sebastião de Souza (UNIOESTE)
Coordenação da Mesa: Prof. Ma. Diná Schmidt / Prof. Dr. Thiago Reisdorfer
DIA 09 DE JUNHO - TERÇA-FEIRA
14H ÀS 16H - MINICURSO 01 - PRIMEIRO DIA
NOÇÕES BÁSICAS DE LIBRAS E O CONTEXTO DA PANDEMIA
Elayne Cristina Rocha Dias (UFMG)
Ítalo Rômulo Costa da Silva (SEMEC/UFPI)
Maria Rosilene de Sena (SEMEC)
RESUMO: O presente curso tem como objetivo proporcionar a familiarização do cursista com o mundo da surdez e colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso acerca da Libras em diversos contextos sociais. Desta forma é de suma importância que os educadores busquem e preparem-se para receber essas crianças e jovens dentro de sua sala de aula ou em qualquer espaço dentro da nossa sociedade. Serão abordadas durante o nosso minicurso questões teóricas relacionadas aos aspectos importantes da Libras; da comunidade e do sujeito Surdo; o processo histórico e reflexões sobre o momento atual da Pandemia. Além da teoria, o curso será constituído de práticas especificando diversos vocabulários da Libras.
Palavras- chave: Libras. Ensino. Pandemia
17H ÀS 19H - RODA DE CONVERSA
Quem conta a pandemia espanta? Contação remota de histórias e enfrentamento ao isolamento social
Rebeca Hennemann Vergara de Souza (UESPI/Campo Maior), Morgana Trindade Rodrigues Melo (UESPI/Campo Maior), Juliana do Nascimento Bendini (UFPI/Picos), Maria Mayara Vieira (UFPI/Picos), Natália Gonçalves de Souza Santos (UESPI/Floriano), Laiana dos Santos Correia (UESPI/Floriano), Márcia Evelim de Carvalho (CESTI/UEMA), Edite Sampaio Sotero Leal (CESTI/UEMA).
RESUMO: Diante da crise sanitária que assola o país, analistas do campo educacional têm dito que o Brasil vive um verdadeiro “apagão da educação pública”. De fato, o setor tem sofrido com graves problemas, que passam pela adaptação e conectividade de professores e alunos ao formato digital e pela quase ausência de políticas consistentes para o enfrentamento dessa situação. Apesar disso, não se pode dizer que as atividades que transcorrem no interior da universidade estejam de todo “apagadas”, demonstrando que tal espaço não se restringe unicamente à ministração de aulas. Tal é o que se pode evidenciar por meio das ações que continuam ocorrendo, de forma remota, como é o caso dos três projetos de extensão, envolvendo professores(as) e alunos(as), que serão compartilhados nessa Roda de Conversa e que buscam atingir seus objetivos mesmo diante do isolamento social. Os projetos são: Conte para alguém (UESPI/Campo Maior e UEMA/Timon); Leitura e Contação de Histórias em Escolas Públicas de Floriano (UESPI/Floriano); e Histórias Agroecológicas (UFPI/Picos). Na conversa, as participantes pretendem compartilhar suas experiências, as formas como têm dado continuidade às atividades e procurado propiciar ao público-alvo momentos de fruição em meio ao período conturbado pelo qual passa nossa sociedade, através de áudios de contação de histórias.
19H ÀS 21H - MESA REDONDA:
Educação à Distância
Profa. Ma. Iasmin da Costa Marinho (UERN)
Profa. Patrícia Andrade (IFES)
Profa. Paulina Almeida (SINTE-PI)
Coordenação da Mesa: Prof. Msc. Lucivando Ribeiro Martins
DIA 10 DE JUNHO - QUARTA-FEIRA
14H ÀS 16H - MINICURSO 01 - SEGUNDO DIA
NOÇÕES BÁSICAS DE LIBRAS E O CONTEXTO DA PANDEMIA
Elayne Cristina Rocha Dias (UFMG)
Ítalo Rômulo Costa da Silva (SEMEC/UFPI)
Maria Rosilene de Sena (SEMEC)
17H ÀS 19H - RODA DE CONVERSA
PANDEMIA, ESCOLA E ENSINO VIRTUAL: A URGENTE NECESSIDADE DE REPENSAR A AULA E A AÇÃO DO PROFESSOR
Luiz Eleildo Pereira Alves
RESUMO: O mundo vem acompanhando, na transição de 2019 para 2020, a emergência da COVID-19, doença causada pelo SARS-CoV-2. Especialistas de diversas áreas consideram que o impacto dessa pandemia será definitivo para traçarmos os rumos deste ainda novo século. Nesta roda de conversa, queremos dar foco a um desses impactos, já evidente na vida de muitos professores e alunos, sobretudo no Brasil, a questão do ensino na modalidade virtual. Como meio de respeitar o isolamento social e dar prosseguimento às atividades educacionais, diversas escolas optaram por essa modalidade de ensino. Tal mudança abrupta na vida de alunos, professores e pais tem posto em xeque um tema muito relevante para o qual já vimos chamando a atenção: o que entendemos por ensino-aprendizagem. O cenário emergente configura-se como um rearranjo, que tem preocupado e levantado opiniões diversas. Em vista disso, procuramos discutir um pouco essa realidade partindo do nosso lugar de fala enquanto professor trazendo vozes de outros professores e professoras amigos, familiares e/ou alunos, que atuam na educação privada ou pública com quem temos conversado ao longos desses dias a respeito do tema proposto nesta roda de conversa.
19H ÀS 21H - MESA REDONDA:
Fakenews
Profa. Ma. Eulália Emília Pinho Camurça (UNI7)
Prof. Doutorando (UFC) Leonel Andrade dos Santos (CENFA)
Prof. Dr. Marcílio Dantas Brandão
Coordenação da Mesa: Profa. Dra. Ana Angélica Lima Gondim
RESUMO: Atualmente há um constante avanço nas ciências, nas tecnologias e na sociedade. E essa influência corrobora para atingir o processo educacional que mediante essas mudanças, acaba por introduzir recursos e meios didáticos que apoiam esse processo dialético e influencia no currículo escolar. Diante do cenário atual, o avanço das tecnologias quebra uma ruptura voltada apenas para a construção de maquinário e traz para a educação especial, suporte para que alunos com deficiência também tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades cognitivas, emocionais e físicas. A Tecnologia Assistiva (TA) vem suplantar esse novo paradigma de inclusão para sociedade, e que já trouxe à tona práticas e discursos para as pessoas com deficiência. Nessa perspectiva, a Tecnologia Assistiva (TA) amplia e ao mesmo tempo possibilita atividades condizentes ao seu desenvolvimento físico, autonomia, independência e sua própria inclusão social. São exemplos de TA na escola: os materiais escolares e pedagógicos acessíveis, a comunicação alternativa, os recursos de acessibilidade ao computador, os recursos para mobilidade, a sinalização, o mobiliário que atenda às necessidades posturais, entre outros. Nesse trabalho pretende-se analisar a contribuição da Tecnologia Assistiva (TA) como suporte para a inclusão de alunos com deficiência na escola regular. A pesquisa bibliográfica pautada na revisão de literatura, fazendo uso de autores como Galvão Filho (2009), Alves (2006), Garcia (2008), Mantoan (2007) e outros documentos oriundos de pesquisas e estudos como Comitê de ajudas Técnicas (BRASIL, 2007), Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008, Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).
Palavras-chave: Inclusão; Tecnologia Assistiva; Deficiência.
19H ÀS 21H - MESA REDONDA:
Pensamento Estatístico
Prof. Dr. Carlos Rerisson Rocha da Costa (UESPI)
Prof. Dr. Paulo Henrique Pinheiro (UESPI)
Prof. Dr. Pedro Antonio Soares Júnior (UESPI)
Coordenação da Mesa: Prof. Dr. Harlon Homem de Lacerda Sousa
Conhecimento indígena em tempos de pandemia: ideias para adiar o fim do mundo de Ailton Krenak
Profa. Msc. Bárbara Bruma Rocha do Nascimento (UESPI)
Profa. Msc. Gabriela Berthou de Almeida (UESPI)
RESUMO: A roda de conversa tem como objetivo apresentar a trajetória de Ailton Krenak e discutir os aspectos centrais do livro Ideias para adiar o fim do mundo de sua autoria. Nascido em 1953, em Minas Gerais, no território do povo indígena Krenak, localizado na região do rio Doce, o mesmo que foi devastado pela lama tóxica da mineradora Samarco/Vale/BHP Billiton com o rompimento da barragem de rejeitos (Mariana, MG, 2015). Ailton Krenak é reconhecido internacionalmente como liderança, ambientalista e escritor indígena. Desde o processo violento de colonização do território que hoje conhecemos por Brasil, os povos originários foram obrigados a resistir de diferentes modos para manterem-se vivos. Como argumenta o autor, foi sendo criada uma ideia excludente de humanidade e isso nos fez viver cada vez mais em ambientes artificiais: “nosso tempo é especialista em criar ausências”, destruímos as florestas, os rios, as montanhas, perdemos a noção de experiência em comunidade e de pessoas coletivas. “Enquanto isso, a humanidade vai sendo descolada de uma maneira tão absoluta desse organismo que é a terra.” (KRENAK, 2019) Entre tantas outras coisas, Krenak nos convida a refletir sobre as relações historicamente estabelecidas entre os povos indígenas e a natureza. No difícil momento que vivemos, em que a pandemia vem acompanhada da crise econômica, política e ambiental, é urgente tirarmos ensinamentos sobre outras formas de existir no mundo
19H ÀS 21H - MESA REDONDA:
Comunicação e Interação sociovirtual
Profa. Dra. Emanoela Moreira Maciel (IFPI)
Prof. Dr. Franklin Oliveira Silva (UESPI)
Profa. Dra. Shirlei Marly Alves (UESPI)
Coordenação da Mesa: Profa. Ma. Elimar Barbosa de Barros (UESPI)
ENCERRAMENTO CULTURAL - A PARTIR DAS 21H
SARAU COM VAQUINHA VIRTUAL
(VAMOS RECITAR POEMAS/TEXTOS/CANTAR VIRTUALMENTE LOGADOS DA REDE)
AO LONGO DO EVENTO, IREMOS ARRECADAR DINHEIRO PARA COMPRA DE CESTAS BÁSICAS.
SE VOCÊ QUISER CONTRIBUIR, PERGUNTE-NOS COMO FAZER.
A PROGRAMAÇÃO COMPLETA COM AS DATAS E HORÁRIOS DE TODAS AS ATIVIDADES SERÁ DIVULGADA NO DIA 06 DE JUNHO DE 2020 NESTE SITE
INFORMAMOS TAMBÉM QUE O PRAZO PARA SUBMISSÃO DE RODAS DE CONVERSA E MINICURSOS FOI PRORROGADO ATÉ 05 DE JUNHO DE 2020.
RODAS DE CONVERSA:
Quem conta a pandemia espanta? Contação remota de histórias e enfrentamento ao isolamento social
Rebeca Hennemann Vergara de Souza (UESPI/Campo Maior),
Morgana Trindade Rodrigues Melo (UESPI/Campo Maior),
Juliana do Nascimento Bendini (UFPI/Picos),
Maria Mayara Vieira (UFPI/Picos),
Natália Gonçalves de Souza Santos (UESPI/Floriano),
Laiana dos Santos Correia (UESPI/Floriano),
Márcia Evelim de Carvalho (CESTI/UEMA),
Edite Sampaio Sotero Leal (CESTI/UEMA).
Conhecimento indígena em tempos de pandemia: ideias para adiar o fim do mundo de Ailton Krenak
Msc. Bárbara Bruma Rocha do Nascimento
Msc. Gabriela Berthou de Almeida
A Tecnologia Assistiva como suporte para inclusão
Michelle Ribeiro Cavalcant
4. PANDEMIA, ESCOLA E ENSINO VIRTUAL: A URGENTE NECESSIDADE DE REPENSAR A AULA E A AÇÃO DO PROFESSOR
Luiz Eleildo Pereira Alves
MINICURSOS:
NOÇÕES BÁSICAS DE LIBRAS E O CONTEXTO DA PANDEMIA
Elayne Cristina Rocha Dias
Ítalo Rômulo Costa da Silva
Maria Rosilene de Sena
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA AVALIAÇÃO REMOTA
Ivan do Nascimento Freire Lopes
O Congresso Virtual do Campus Professor Possidônio Queiroz - UESPI/Oeiras é realizado para integrar a comunidade acadêmica durante o período de isolamento e distanciamento social e para promover debates e conversas sobre os temas de interesse tanto da nossa comunidade acadêmica quanto de todos nós enquanto sociedade que passa por um evento de pandemia. Assim, reunidos remotamente, continuamos com o propósito de pensar e discutir a realidade atual e as perspectivas para a nossa vida em sociedade.
Sejam todos e todas bem-vindas ao nosso primeiro congresso virtual.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}
{{item.nome}}
{{item.nome}}