Possibilidades do uso do origami no ensino fundamental anos iniciais

Possibilidades do uso do origami no ensino fundamental anos iniciais

presencial Anfiteatro Fernando Peres De Farias - Barra do Garças - Mato Grosso - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre a oficina presencial


De acordo com Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

A Geometria envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. Assim, na unidade temática Geometria é proposto o estudo posição e deslocamentos no espaço, formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais com o intuito de desenvolver o pensamento geométrico dos alunos. Esse pensamento é necessário para investigar propriedades, fazer conjecturas e produzir argumentos geométricos convincentes. Também é importante considerar o aspecto funcional que deve estar presente no estudo da Geometria: as transformações geométricas, sobretudo as simetrias (BRASIL, 2018, p. 271).

De acordo com a BNCC:

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, espera-se que os alunos [...] indiquem características das formas geométricas tridimensionais e bidimensionais, associem figuras espaciais a suas planificações e vice-versa. Espera-se, também, que nomeiem e comparem polígonos, por meio de propriedades relativas aos lados, vértices e ângulos (BRASIL, 2018, 272).

Acreditamos que o uso do recurso do origami pode ser útil no enriquecimento da aprendizagem de alguns tópicos de Geometria que apresentam dificuldades de compreensão por parte dos alunos.

O objetivo dessa oficina é apresentar algumas possibilidades do uso do origami para o desenvolvimento de algumas habilidades relacionadas a unidade temática Geometria na BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

As habilidades que serão exploradas nessa oficina serão:

 

Quadro 1 - Habilidades relacionadas as atividades desenvolvidas na oficina.

Ano

Objeto de Conhecimento

Habilidade

1º ano

Figuras geométricas planas: reconhecimento

do formato das faces de figuras geométricas

espaciais

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo)

em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos

geométricos.

Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e

relações com objetos familiares do mundo físico

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos

retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

 

2º ano

Figuras geométricas planas (círculo, quadrado,

retângulo e triângulo): reconhecimento e

características

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo

e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes

disposições ou em sólidos geométricos.

3º ano

Figuras geométricas espaciais (cubo, bloco

retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera):

reconhecimento, análise de características e

planificações

(EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone,

cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.

(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas

retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.

Figuras geométricas planas (triângulo,

quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo):

reconhecimento e análise de características

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio

e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e

vértices.

 

4º ano

Figuras geométricas espaciais (prismas e pirâmides):

reconhecimento, representações, planificações e

características

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus

atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.

 

5º ano

Figuras geométricas espaciais: reconhecimento,

representações, planificações e características

(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e

cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

Figuras geométricas planas: características,

representações e ângulos

 

(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e

ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}