De acordo com Base
Nacional Comum Curricular (BNCC):
A Geometria envolve o
estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para
resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. Assim,
na unidade temática Geometria é proposto o estudo posição e deslocamentos no
espaço, formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais com o
intuito de desenvolver o pensamento geométrico dos alunos. Esse pensamento é
necessário para investigar propriedades, fazer conjecturas e produzir
argumentos geométricos convincentes. Também é importante considerar o aspecto
funcional que deve estar presente no estudo da Geometria: as transformações geométricas,
sobretudo as simetrias (BRASIL, 2018, p. 271).
De acordo com a BNCC:
No Ensino Fundamental –
Anos Iniciais, espera-se que os alunos [...] indiquem características das
formas geométricas tridimensionais e bidimensionais, associem figuras espaciais
a suas planificações e vice-versa. Espera-se, também, que nomeiem e comparem
polígonos, por meio de propriedades relativas aos lados, vértices e ângulos
(BRASIL, 2018, 272).
Acreditamos que o uso do recurso do origami pode ser
útil no enriquecimento da aprendizagem de alguns tópicos de Geometria que
apresentam dificuldades de compreensão por parte dos alunos.
O objetivo dessa oficina é apresentar algumas
possibilidades do uso do origami para o desenvolvimento de algumas habilidades
relacionadas a unidade temática Geometria na BNCC do Ensino Fundamental – Anos
Iniciais.
As habilidades que serão exploradas nessa oficina serão:
Quadro 1 - Habilidades relacionadas as atividades
desenvolvidas na oficina.
Ano |
Objeto de Conhecimento |
Habilidade |
1º
ano |
Figuras geométricas planas:
reconhecimento do formato das faces de figuras
geométricas espaciais |
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras
planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes
disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos. |
Figuras geométricas espaciais:
reconhecimento e relações com
objetos familiares do mundo físico |
(EF01MA13) Relacionar figuras
geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a
objetos familiares do mundo físico.
|
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2º
ano |
Figuras geométricas planas (círculo,
quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características |
(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear
figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de
características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou
em sólidos geométricos. |
3º
ano |
Figuras geométricas espaciais (cubo,
bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e
esfera): reconhecimento, análise de
características e planificações |
(EF03MA13) Associar figuras geométricas
espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo
físico e nomear essas figuras. (EF03MA14) Descrever características de
algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos,
pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações. |
Figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e
paralelogramo): reconhecimento e
análise de características |
(EF03MA15) Classificar e comparar
figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados
(quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.
|
|
4º
ano |
Figuras geométricas espaciais (prismas e
pirâmides): reconhecimento, representações,
planificações e características |
(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides
a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos,
estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.
|
5º
ano |
Figuras geométricas espaciais:
reconhecimento, representações,
planificações e características |
(EF05MA16) Associar figuras espaciais a
suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e
analisar, nomear e comparar seus atributos. |
Figuras geométricas planas:
características, representações e
ângulos
|
(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar
polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e
desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais. |
Fonte: Base Nacional Comum Curricular
(BRASIL, 2018)