Por meio desse trânsito de corpos-territórios que somos e das confluências que nos unem é que nasce o seminário "Por uma Psicologia Social feita por mãos negras: efervescências para XXIII ENABRAPSO", organizado pelo Coletivo Escuta Preta (IP-USP), Comissão de Relações Étnico-Raciais da ABARPSO-SP e Comissão Especial Relações Étnico-Raciais (CRER) do CRP-SP, e com o apoio da Semana de Psicologia da USP, do Instituto de Psicologia da USP e o Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC USP).
Esse seminário tem por objetivo discutir a Psicologia Social a partir do campo das relações étnico-raciais, visando o aprendizado que as diferentes bases teóricas e/ou metodológicas da Psicologia Social podem contribuir para abarcar o fenômeno racial, especialmente quando abordadas pelas experiências político-organizacionais de negras, negres e negros no combate a todas as formas de racismo. Além disso, esperamos explicitar como essas discussões são feitas na academia, especialmente em um congresso científico. E também esperamos incentivar pessoas pesquisadoras, estudantes da graduação e da pós-graduação a participarem de eventos científicos.
Convidamos a todas, todes e todos a participarem desse encontro que é tecido a varias mãos por uma psicologia que esteja comprometida em conhecer a realidade social brasileira.
As submissões começarão no dia 07/05/2025 ao 12h00 e se encerram no dia 19/05/2025 ás 23h59 via Google Forms. O link do formulário será disponibilizado em breve.