O evento tem como objetivo reunir filósofos e filósofas brasileiros com reconhecida produção sobre o pensamento ocidental da primeira modernidade, em especial a filosofia do Seiscentos. Muitos dos convidados participaram da Sociedade de Estudos do Século XVII, ativa entre 1993 e 2003, e, desde então, seguiram contribuindo para o avanço dos estudos seiscentistas no Brasil. A proposta é promover esse reencontro, ampliando o debate com novos pesquisadores que se somaram ao campo, enriquecendo as perspectivas sobre a filosofia seiscentista.
A questão central do evento é: por que ainda ler os modernos? Ao colocá-la em discussão, buscamos instigar uma reflexão sobre as razões que sustentam a produção acadêmica brasileira em torno da filosofia moderna, bem como sobre o próprio valor e a importância do pensamento seiscentista para o cenário filosófico contemporâneo.
:: PARA ASSISTIR A PROGRAMAÇÃO ONLINE ::
Comissão
organizadora:
Maria Isabel Limongi (UFPR), Luciana Zaterka (UFABC/UFPR), Ronei Mocelin (UFPR), Verônica Calazans (UTFPR).
Comissão Científica:
Maria Isabel Limongi (UFPR) , Luciana Zaterka (UFABC/UFPR), Ronei Mocelin (UFPR), Verônica Calazans (UTFPR), Antonio Carlos Santos (UFS), Cristiano Rezende (UFG), Wladimir Barreto Lisboa (UFRGS).
Comissão de Apoio
Flávio Augusto de Oliveira Santos (UFPR), Mariana Dias Pinheiro Santos (UFPR), Matheus Pedrini (UFPR); Veronica Calado (UFPR)