Saúde da População LGBTQIA+: os desafios encontrados por meio dos usuários no acolhimento
Em 2011, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, um documento criado com diretrizes e objetivos em prol de um melhor atendimento à população na rede pública de saúde. No entanto, mesmo com a criação de política e campanhas tendo como objetivo promover um atendimento livre de preconceitos e julgamento, nem sempre é assim na prática.
Para que na prática toda essa comunidade seja plenamente contemplada em relação a integralidade dos serviços, muitos debates e discussões acerca dos desafios encontrados pelos usuários que procuram os serviços precisam ser colocados em pauta . Apenas reconhecendo as dificuldades presentes no acolhimento é que será possível, eventualmente, solucionar tal problemática.
Tendo isso em mente, a Liga Acadêmica de Atenção á Saúde Coletiva na Enfermagem - LAASCENF decidiu criar esse evento, convidando profissionais da área da saúde para compartilhar suas experiências, conhecimento e enriquecer ainda mais a dialética acerca do assunto.