Este é um evento online
A REALIZAÇÃO DESTA TURMA ESTÁ CONDICIONADA A NO MÍNIMO 10 MATRICULAS. CASO NÃO ALCANCE ESTE NÚMERO, DEVOLVEMOS O VALOR"
O curso de extensão Poéticas Orais e Pensamento Decolonial, é uma ação conjunta do Projeto Poéticas Orais e Pensamento Decolonial vinculado ao Laboratório Nacional de Materiales Orales da Universidad Nacional Autónoma de México, da Rede Iberoamericeana de Estudo sobre materiais orais (RIEMO) e do IFNOPAP -UFPA, com apoio do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL e do GLICAM - IFBAIANO,
Esta edição especial, com 40h de duração, será ministrada pela professora Dra Mauren Pavão Przybylski - coordenadora geral do projeto - e pretende, a partir de um apanhado teórico das edições anteriores, aprofundar os estudos acerca dos conceitos de anticolonial, pós-colonial e decolonial, sua aplicabilidade no campo das poéticas orais, na metodologia no tratamento com materiais orais, nas narrativas amazônicas, indígenas, entre outras. Além disso, quer-se pensar as vozes da memória e a performance, recepção e leitura dentro das diversas possibilidades que os materiais orais (GRANADOS, 2019) oferecem. O conceito de materias orais, cunhado por Berenice Granados e Santiago Cortés (LANMO-UNAM) faz um giro decolonial no tocante âs oralidades, na medida em que amplia as possibilidades do fazer narrativo em campo.
O curso acontecerá aos sábados, das 10h às 13h (BR), via google meet. As aulas são gravadas e é possível disponibilizar a gravação aos que por problemas na conexão e/ou imprevistos perderem. Para receber o certificado de 40h é necessário ter 75% de presença síncrona.
Horários para estrangeiros/extranjeros/foreigners
08h- 11h - México
10 âs 13h - Argentina
15h às 18h - Espanha/
14h às 17h - Portugal
12h às 14h - Cabo Verde
14h às 17h - Angola
15h às 18h - Moçambique
Demais normas serão enviadas ao final do período de inscrições.
El curso de extensión de Poética Oral y Pensamiento Decolonial es una acción conjunta del Proyecto de Poética Oral y Pensamiento Decolonial vinculado al Laboratorio Nacional de Materiales Orales de la Universidad Nacional Autónoma de México, la Red Iberoamericana de Estudios sobre Materiales Orales (RIEMO) e IFNOPAP - UFPA , con el apoyo del GT ANPOLL de Literatura Oral y Popular y GLICAM - IFBAIANO,
Esta edición especial, con una duración de 40 horas, será impartida por la profesora Dra Mauren Pavão Przybylski - coordinadora general del proyecto - y pretende, a partir de un repaso teórico de ediciones anteriores, profundizar los estudios sobre los conceptos de anticolonialidad, poscolonial y decolonial, su aplicabilidad en el campo de la poética oral, en la metodología en el tratamiento con materiales orales, en las narrativas amazónicas e indígenas, entre otros. Además, queremos pensar en las voces de la memoria y la interpretación, la recepción y la lectura dentro de las diversas posibilidades que ofrecen los materiales orales (GRANADOS, 2019). El concepto de materiales orales, acuñado por Berenice Granados y Santiago Cortés (LANMO-UNAM) da un giro decolonial en cuanto a oralidades, ya que amplía las posibilidades de hacer narrativa en el campo.
El curso se llevará a cabo los sábados, de 10 a 13 h (BR), a través de google meet. Las clases se graban y es posible poner la grabación a disposición de quienes por problemas de conexión y / o imprevistos pierdan. Para recibir el certificado de 40h, es necesario tener un 75% de presencia síncrona.
Horarios de clases para extranjeros / extranjeros / extranjeros
08h- 11h - México
10 às 13h - Argentina
15h às 18h - Espanha
14h às 17h - Portugal
12h às 14h - Cabo Verde
14h às 17h - Angola
15h às 18h - Moçambique
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
DRA MAUREN PAVÃO PRZYBYLSKI é Doutora em Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Letras - Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC) e Licenciada em Letras - Português, Francês e Respectivas Literaturas (FURG).É autora do livro Cybernarrativa Pós-Contemporânea: pensando o narrador oral urbano-digital (APPRIS, 2018). Interessa-se por pesquisas que versem sobre as seguintes temáticas: tradição oral, cultura popular, representação, literaturas de língua portuguesa, estudos pós-coloniais, decoloniais e no estudo de narrativas orais urbano-digitais no que se relaciona aos novos media e às materialidades da literatura. Ministrante de cursos livres na área, já tendo sido convidada a realizá-los nas seguintes instituições: Universidade de Coimbra, numa promoção do IEB e do Programa de Materialidades da Literatura, UFRJ, UFRGS e UNEB em diferentes campis. É Membro Efetiva do Grupo de Trabalho Literatura Oral e Popular da Anpoll, o qual coordenou no biênio 2016-2018. É pesquisadora do Núcleo das Tradições Orais e Patrimônio Imaterial - NUTOPIA, liderado pelo Prof. Dr. Ari Lima (UNEB- Campus II) e do GLICAM ( Grupo de Estudos Linguagens, Culturas e Ambientes do IFBAIANO - Campus Valença, liderado pela prof. Dra Dislene Brito. Desde julho de 2019 é investigadora convidada do Laboratório Nacional de Materiales Orales (LANMO) da Universidade Autónoma do México, Campus Morelia. Dentre suas funções está a de possibilitar vínculos entre o LANMO e distintas instituições de Ensino Superior e de caráter cultural no Brasil e/ou outros países da Europa e América Latina, além de propor atividades conjuntas, tais como: intercâmbio acadêmico, mobilidade estudantil, organização de eventos, entre outras. Revisora e parecerista de periódicos, foi pós-doutoranda PNPD/Capes na Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, Campus II, entre os anos de 2014 e 2019 onde colaborou em disciplinas do Mestrado em Crítica Cultural, além de participar de bancas de mestrado. É membro da RIEMO - Rede Iberoamericana de Estudos sobre Materiais Orais, vinculada ao LANMO -UNAM.
AULA 01 - apresentação da proposta do curso e discussão dos textos.
Responsável: Profa. Mauren Pavão
Aimé Cesaire - Discurso sobre o colonialismo
Boaventura Santos - O pensamento abissal
Grosfoguel e Bernardino Costa - Epistemologias acerca do pensamento anticolonial
Aula 02 - Pensamento anticolonial
Responsáveis: a definir
Debatedores: a definir
Franz Fanon - Em defesa de uma revolução africana
Manoel Bonfim e a questão da América Latina
* outros textos a definir
Aula 3 - Pensamento pós-colonial: a caminho de uma decolonialidade
Responsáveis: a definir
Debatedores: a definir
Eliene Almeida e Jenssen Silva - Abya Yala como território decolonial
Homi Bhabha- O local da cultura - a questão do pós-colonial
Stuart Hall - Da diáspora - quando foi o pós-colonial: pensando no limite
Ramón Grosfoguel - Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global
Aulas 4, 5, 6 - O pensamento decolonial em suas diferentes perspectivas
Programa a ser disponibilizado no inicio das aulas
Aulas 7, 8, 9, 10 e 11, 12 - As poéticas orais - teorias e metodologias
Programa será disponibilizado no início das aulas.
Aula 13 - Discussão dos projetos de artigo para publicação
* 13 aulas somam um total de 39h/a. A 1 hora restante será preenchida de forma assíncrona. Maiores detalhes no andamento do curso.
*** Programa sujeito à alterações de acordo com as demandas do grupo.