O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Aplicadas às Tecnologias Digitais na Educação de Crianças (GEPPPATDEC) é uma iniciativa do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), dedicada ao estudo e análise do impacto das tecnologias digitais no contexto educacional das crianças.
O grupo liderado pela Professora Roberta Borges da Universidade Estadual de Campinas, reúne pesquisadores e estudiosos de instituições de ensino do Brasil e da América Latina, comprometidos em investigar as potencialidades e desafios que as tecnologias digitais apresentam na Educação Infantil, com foco especial na formulação e implementação de políticas públicas que promovam uma integração ética, efetiva e inclusiva dessas ferramentas no ambiente escolar.
O principal objetivo do GEPPPATDEC é contribuir para uma compreensão abrangente sobre o uso das tecnologias digitais na educação de crianças, promovendo discussões teóricas, análises empíricas e reflexões críticas que subsidiem a criação de políticas públicas que dialoguem com necessidades e desafios contemporâneos.
Entre as temáticas de interesse do grupo, destacam-se: o impacto das tecnologias digitais no desenvolvimento das crianças; o desenvolvimento de competências digitais infantis; acessibilidade e inclusão digital na educação; ética e segurança digital para crianças; o uso responsável das tecnologias digitais na infância; políticas públicas educacionais; e a saúde infantil no contexto digital.
O GEPPPATDEC se posiciona como um espaço de reflexão crítica e construção coletiva de conhecimento, comprometido com a promoção de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento integral e a formação cidadã das crianças na era digital. Nesse contexto, o grupo promoverá uma live em seu canal no YouTube com dois renomados pesquisadores e referências nacionais no campo das políticas públicas e do direito à educação: os professores e pesquisadores: Sandra Leite da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Daniel Cara da Universidade de São Paulo (USP).
Os professores têm sido figuras de destaque e liderança no campo das políticas públicas educacionais no Brasil. Sandra Leite é uma pesquisadora renomada na área de políticas públicas, com uma trajetória excepcional que abrange a educação popular, a educação de pessoas jovens e adultas, e uma vasta experiência na Educação Básica. Sua contribuição tem sido fundamental para o avanço da discussão e implementação de políticas educacionais inclusivas e eficazes. Daniel Cara, por sua vez, é amplamente reconhecido como uma das maiores autoridades nacionais em políticas públicas e direito à educação. Sua atuação incisiva na defesa do Plano Nacional de Educação (PNE) e seu papel como membro e coordenador honorário da Campanha Nacional pelo Direito à Educação evidenciam sua significativa contribuição para a educação brasileira. Ambos são referências inestimáveis, cujas pesquisas e engajamento têm promovido profundas transformações no cenário educacional do país.
Nesta live intitulada Plano Nacional de Educação e Tecnologias: A Relevância de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Educacional, discutiremos o PNE, destacando sua importância estratégica para o desenvolvimento educacional no Brasil. Serão abordados os principais objetivos do PNE, seu papel na promoção de uma educação de qualidade e a necessidade de defesa contínua das metas estabelecidas. A live também explorará como as tecnologias podem ser integradas de maneira efetiva nas políticas públicas para fortalecer o sistema educacional e alcançar as metas previstas pelo PNE.
Esta é uma oportunidade única de ouvir e interagir com dois dos maiores especialistas do país, cujas contribuições têm sido fundamentais para estimular uma reflexão crítica sobre os rumos da educação brasileira.