O Planejamento Pedagógico consiste em um conjunto de ações que combinam o trabalho educativo no espaço acadêmico a partir da reflexão coletiva e da tomada de decisão efetivas na perspectiva de desenvolver ideias, processos, situação problemas e metodologias que estimulem o desenvolvimento acadêmico no Campus Belém. Compreendendo que a participação qualificada dos atores sociais e a revisão de esforços com enfoque profundo no envolvimento da valorização efetiva ao aprendizado humano à medida que a educação seja capaz de construir significados e atribuir sentidos ao processo epistemológico que deverá ser debatido entre a equipe gestora, professores, equipe pedagógica e demais servidores, como forma de acreditarmos que não se possa mais existir espaço que não tenha como referência as diretrizes pedagógicas para um novo ano letivo.
Considerando, que o Campus Belém inicia seu ano letivo de 2025, percebe-se a necessidade de sistematização dos currículos dos diversos cursos ofertados internamente, valendo-se do desafio que pode ser representado pela necessidade de discussão sobre a estrutura adequada à vivência em função do desenvolvimento do trabalho pedagógico, essencial a um ambiente que estimule a difusão do conhecimento científico, assim como também permita a sociabilidade entre grupos sociais heterogêneos, mas com objetividade definida de equilibrar os paradigmas de ensino, a partir do olhar crítico com os procedimentos e os instrumentos eficazes e desejáveis que devam ser construídos no decorrer do Planejamento Pedagógico 2025.1, cujo tema é “Planejamento Pedagógico no Contexto da Cop 30: Integrando Saberes na Educação Profissional”.
Dessa forma, tem-se nesta minuta a proposta de programação e de temas a serem trabalhados durante o período de planejamento 2025, do IFPA/Campus Belém.