O cenário de
isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 acentuou processos de
ansiedade, estresse e depressão, bem como outros problemas de saúde mental, já
presentes na sociedade, inclusive no contexto escolar.
A comunidade
escolar precisa reconhecer a urgência de pensar alternativas para lidar com a
prevenção e com os efeitos desses sintomas nos processos educativos. Ao
construir espaços de diálogos e estratégias que andem em compasso com as
demandas culturais e os contextos locais, a escola assume uma postura ativa e
se compreende como comunidade humana que se preocupa com o bem-estar do seu
coletivo. Consequentemente, consegue oferecer um clima de acolhimento e apoio
que reverbera positivamente na melhoria do ensino e da aprendizagem.
Acreditamos
que Práticas Integrativas e Complementares (PICs), como o Reiki e a Meditação, quando
inseridas no ambiente escolar podem estimular o autocuidado e o cuidado com o
outro, contribuindo para a saúde e com efeitos positivos no processo de
aprendizagem, na medida em que favorecem a concentração, a memória, aspectos
emocionais e relacionais e o bem-estar geral. Sendo assim, convidamos
você para dialogarmos sobre “Práticas
Integrativas e Complementares em Saúde: Diálogos sobre Meditação e Reiki – A ciência
investigando a tradição".
Evento em formato híbrido
Local: Auditório Central do IFPE Campus Barreiros
Canal do IFPE Campus Barreiros