O
curso abordará o estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia
histórico-crítica no que diz respeito à concepção marxista de ciência, método,
currículo e didática, na perspectiva de assegurar a compreensão da articulação
dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da
atividade educacional.
Os objetivos do curso “Pedagogia Histórico Crítica: ciência, currículo e didática” são:
- Caracterizar
o significado da pedagogia histórico-crítica como uma concepção dialética de
educação;
- Compreender
os fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógico-didáticos a partir dos
quais a pedagogia histórico-crítica articula as dimensões teóricas e práticas
na realização da atividade educativa;
- Examinar e avaliar a contribuição da pedagogia histórico-crítica para a superação da dicotomia entre teoria e prática que caracteriza as pedagogias hegemônicas no contexto da educação brasileira atual.
- Examinar e avaliar a contribuição da pedagogia histórico-crítica para a articulação dialética das dimensões teóricas e práticas nos diversos níveis e modalidades de ensino.
O curso “Pedagogia Histórico Crítica: ciência, currículo e didática” será ofertado como ação de extensão em rede vinculada ao HISTEDBR - Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil".
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, em parceria, farão a oferta do referido curso, o qual também será oferecido em outras instituições brasileiras como atividade de extensão, a saber: a) Universidade Federal da Paraíba; b) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; c) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; d) Universidade Federal de São Carlos; e) Universidade Federal de Santa Maria; f) Universidade Federal do Oeste do Pará.
Ressalta-se que além das instituições citadas, esta ação envolve os seguintes programas de pós-graduação no Brasil: a) PPGE Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); b) PPFE da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); c) PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); d) PPGE da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); e) PPGECC da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Nestes programas de pós-graduação o curso será ofertado na condição de componente curricular.
Coordenadores:
Olivia Morais de Medeiros Neta (UFRN)
Francisco das Chagas Silva Souza (IFRN)