IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina

IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina

presencial Universidade de São Paulo - São Paulo - São Paulo - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Apresentação

Enquanto no cenário internacional há vários eventos sobre a América Latina, com perspectivas interdisciplinares e importante presença dos pesquisadores de diversos países; no Brasil, os eventos sobre a região são relativamente raros, quando comparados com o potencial de produção, e nem sempre atravessam as diversas áreas de conhecimento das ciências sociais, das humanidades e das artes em seu conjunto e entrelaçamento.


O evento do PROLAM/USP vem contribuir para suprir, inicialmente, a carência de espaços interdisciplinares de encontro e debate dos projetos intelectuais sobre a América Latina. Propõe-se a articular os pensadores brasileiros com intelectuais provenientes de países da região e do mundo que desejem estabelecer diálogos interdisciplinares e científicos.


Em 2014, o Programa Interunidades de Pós-graduação Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP) realizou o I Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina com o objetivo de difundir a produção de conhecimento sobre a região nos campos da política, da economia, da sociologia, da comunicação, da cultura, da educação, dos direitos e das relações internacionais. O evento também articula estudantes de pós-graduação e pesquisadores do Brasil e de países interessados nas temáticas latino-americanas, versando sobre problemáticas da região a partir de perspectivas teóricas sensíveis para a especificidade regional.


Com isso, buscava-se articular laços acadêmicos entre redes de pesquisadores latino-americanistas do Brasil e com colegas provenientes de instituições de países americanos ou do mundo em geral.

 

A grande adesão de pesquisadores, estudantes de Pós-Graduação, Graduação e latino-americanistas ao I Simpósio, propiciou duas edições seguintes, entusiasmando o PROLAM - USP a reunir e ampliar a organização e participação de diversos grupos de pesquisa, de maneira a constituir um espaço de diálogo que apresente críticas, discussões e proposições para os grandes desafios postos aos povos e às nações que compõem o continente latino-americano e caribenho. Nesse sentido, o II e o III Simpósios, em 2016 e em 2019, se ampliam e desdobram-se no I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina destacando diversos temas, disciplinas e problemáticas a serem estudadas sobre a região.


A experiência dos Simpósios anteriores permitiu verificar que no Brasil há uma demanda crescente de pesquisadores e estudiosos sobre a América Latina, que cada vez buscam espaços ou interlocutores para debater suas preocupações intelectuais.


Essa necessidade de espaços específicos para pensar a América Latina a partir do Brasil destoa da tradição de pensadores que, desde meados do século passado e principalmente nas décadas de 1960 e 1970, contribuíram de modo muito profícuo com projetos intelectuais sobre a América Latina. Desta semente emanou, por exemplo, uma rica tradição de leituras sobre dependência econômica e política regional em cujo núcleo se concentram pensadores como Florestan Fernandes, Fernando Henrique Cardoso, Octávio Ianni, Francisco Weffort, Theotonio dos Santos, Vânia Bambirra, Rui Mauro Marini, entre muitos outros autores de renome internacional.


O IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina e o II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina trazem Conferencistas e Palestrantes em Mesas Redondas de reconhecido nome e destaque internacional por suas pesquisas ou produção de conhecimento sobre a região. O objetivo principal é conhecer e debater o pensamento social e em humanidades produzido sobre a América Latina. Os eventos criarão o cenário para as apresentações das pesquisas dos participantes latino-americanistas brasileiros e estrangeiros que trarão seus trabalhos e reflexões em temáticas heterogêneas sobre a região.


Também acontecerá o Fórum Permanente de Programas de Pós-Graduação em América Latina, atividade itinerante incentivada pela equipe do PROLAM/USP e que reunirá a cada dois anos os pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em estudos sobre a América Latina e Caribe, existentes no Brasil.


Serão realizadas, ainda no espaço do Congresso, atividades de formação nos Minicursos, Seminários de Pesquisas, Lançamentos de Títulos Novos de autores sobre a América Latina e Apresentações Culturais. Finalmente, a Feira de Livros terá editoras brasileiras e de outros países com títulos de obras clássicas e contemporâneas sobre a região.


Confira a nossa chamada completa, participe do evento e da nossa comemoração!

Comissão Organizadora

Júlio César Suzuki (Coordenação)

Marciel Aparecido Consani

Alayde Maria Pinto Digiovanni

Margarida Nepomuceno

André Chaves de Melo Silva

Maria Célia Pereira Lima Hernandes

Beatriz Leal

Marilene Proença Rebello de Souza

Fábio Luís Barbosa dos Santos

Raíssa Lazarini

Felipe Chibás Ortiz

Rita de Cássia Marques Lima de Castro

Gabriel Dib Vuono

Ronilda Ribeiro

Gustavo Menon

Salvador Schavelzon

Jéssica Gomes do Nascimento

Suzana Silveira

Lisbeth Rebollo Gonçalves

Wagner Iglesias

Luciana Romano Morilas

 

Comissão Científica

Marilene Proença Rebello de Souza (Coordenação)

Maria Cristina Cacciamali

Alayde Maria Pinto Digiovanni

Marcio Bobik

Amaury Gremaud

Pedro Barros

Edgard Merlo Monforte

Salvador Schavelzon

Felipe Chibás Ortiz

Vivian Grace Fernández-Dávila Urquidi

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo

Wagner Iglecias

José Alejandro Tasat

 

Inscrições para o evento

As inscrições são para o evento. Para os Seminários de Pesquisa, por favor, verifique o item "submissões".

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Datas importantes


10.03
Divulgação da Chamada
30.06
Data limite para envio de propostas de Seminários de Pesquisa e de Minicursos
30.07
Divulgação dos resultados sobre as propostas de Seminários de Pesquisa e Minicursos 
Chamada para inscrição em Lançamento de Livros (impressos e virtuais)

30.08
Data limite para submissão de trabalhos aos Seminários de Pesquisa
30.09
Divulgação dos resultados sobre trabalhos aprovados para os Seminários de Pesquisa
10.10
Data limite para inscrição nos Minicursos (ou até alcançar o limite de vagas)
15.10
Data limite para inscrição de participantes com trabalhos selecionados
04-08.11
Realização do evento

Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Atividades

ACOMPANHE NOSSA PROGRAMAÇÃO (pdf)

 

04.nov

05.nov

06.nov

07.nov

08.nov

9h-10h30

Minicurso

Seminários

de Pesquisa

Seminários

de Pesquisa

Seminários

de Pesquisa

Seminários

de Pesquisa

10h30-11h

Pausa café

Pausa café

Pausa café

Pausa café

Pausa café

11h-

12h30

Minicurso

Seminários

de Pesquisa

Seminários

de Pesquisa

Seminários

de Pesquisa

Seminários

de Pesquisa

12h30-14h

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

14h-15h30

Minicurso

Mesa Redonda

Mesa Redonda

Mesa Redonda

Mesa Redonda

15h30-16h

Pausa café

Pausa café

Pausa café

Pausa café

Pausa café

16h-16h30

Minicurso

Lançamento

de livros

Lançamento

de livros

Lançamento

de livros

Lançamento

de livros

16h30-18h

Mesa Redonda

Mesa Redonda

Mesa Redonda

Mesa Redonda

18h-18h30

Mesa de Abertura

Atividade

cultural

Atividade

cultural

Atividade

cultural

Atividade

cultural

18h30-20h

Conferência de Abertura

Conferência

Conferência

Conferência

Conferência de Encerramento

MESA DE ABERTURA

Data: 04 de novembro de 2024

Horário: 18h

Local: Auditório Nicolau Sevcenko

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP

CONFERÊNCIAS

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Data: 04 de novembro

Horário:18h30 - 19h30

Título: Sociedades Rurales, Conservación, Justicia Y Derechos Ambientales En La Era Del Capitaloceno Androcéntrico

CONFERENCISTA: Gregório Mesa Quadros

Universidad Nacional de Colombia

COORDENAÇÃO: Julio Cesar Suzuki - PROLAM USP


CONFERÊNCIA 2

Data: 05 de novembro

Horário: 18h30-19h30

Título: ¿Desde Dónde Pensar E Imaginar América Latina?

CONFERENCISTA: Armando Silva

Universidad Nacional de Colombia

COORDENAÇÃO Lisbeth Rebollo - PROLAM USP


CONFERÊNCIA 3

Data: 06 de novembro

Horário: 18h-30 - 19h30

Título: América Latina y la transición del poder mundial. Escenario geopolítico

CONFERENCISTA: Gabriel Merino

Universidad Nacional de La Plata, Argentina

COORDENAÇÃO: Gustavo Menon - PROLAM USP

 

CONFERÊNCIA 4

Data: 07 de novembro

Horário: 18h-30 - 19h30

Título: Falemos do Futuro: Utopias ou Horizontes?

CONFERENCISTA: Rita Segato

Universidad de Brasilia - Brasil

Universidades Autónoma de Entre Ríos - Argentina

COORDENAÇÃO: Maria Cristina Cacciamali - PROLAM USP

 

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

Data: 08 de novembro

Horário: 18h30 - 19h30

Título: Educação, políticas públicas e Justiça social na América Latina, Ciência e Tecnologia

CONFERENCISTA: Dalila de Oliveira

Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil

COORDENAÇÃO Marilene Proença - PROLAM USP

MESAS REDONDAS

MESA REDONDA 1

Data: 05 de novembro

Horário: 14h-15h30

Eixo Temático: Questões étnico-raciais, de gênero e religiosidade na América Latina

DEBATEDORES

·      Casé Angatu Xukuru Tupinambá

Universidade Estadual de Santa Cruz e Universidade Federal do Sul da Bahia Brasil

Tema: Abya Yala & Pindoretama: já existe um outro mundo onde cabem vários mundos - resistências e re-existências originariamente contracoloniais

·      Juarez Tadeu de Paula Xavier

Universidade Estadual Paulista - Brasil

Tema: Ensaio sobre as pré-condições do aniquilamento racial na América Latina e suas implicações na relações étnico-racial, gênero e religiosidade: uma visão panorâmica a partir do Brasil

COORDENAÇÃO: Ronilda Ribeiro - PROLAM – USP


MESA REDONDA 2

Data: 05 de novembro

Horário: 16h30h -18h

Eixo Temático: Campesinato latino-americano nos mundos das águas, das florestas e dos campos

DEBATEDORES

·      Luiz Carlos Jiménez Reyes

Universidad Nacional de Colombia

Tema: Circuitos cortos de comercialización en la ciénaga de Zapatosa en el Caribe colombiano: geografía de las relaciones entre productores y consumidores

·      Lourdes de Fatima Bezerra Carril

Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Tema: Quintais Urbanos Quilombolas: Relações com a Natureza, Identidade e Resistência

COORDENAÇÃO: Salvador Schavelzon - PROLAM – USP


MESA REDONDA 3

Data: 06 de novembro

Horário: 14h-15h30

Eixo Temático: Violência, tráfico de drogas e segurança pública

DEBATEDORES

·      Marcelo Rossal

Universidad de la República - Uruguai

Tema: Políticas de drogas y mercados ilícitos: entre la violencia estructural y las violencias institucionales en América Latina

·      Joana das Flores Duarte

Universidade Federal de São Paulo - Brasil

Tema: Guerra às Drogas, Organizações Criminosas e Encarceramento: Conexões de Poder

COORDENAÇÃO: Alayde Digiovanni - PROLAM USP


MESA REDONDA 4

Data: 06 de novembro

Horário: 16h30-18h

Eixo Temático: Metrópoles Latino-americanas, cidades e seus desafios

DEBATEDORES

·      Wladimir Mejía Ayala

Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

Tema: Bogotá, un destino turístico en evolución

·      Martin Del Campo

Universidad Tecnológico de Monterrey, México

Tema: MIL Cities and Digital Media Observatories: skills and data for new citizens

COORDENAÇÃO Felipe Chibáz Ortiz - PROLAM USP


MESA REDONDA 5

Data: 07 de novembro

Horário: 14h-15h30

Eixo Temático: Migrações e Pobreza na América Latina

DEBATEDORES

·      Ignacio Dobles Oropeza

Universidad da Costa Rica - Costa Rica

Tema: Psicopolitica dos processos migratorios e crisis actuais na America Latina

·      Nohra León Rodríguez

Universidad Nacional de Colombia - Colômbia       

Tema: CAMBIO GLOBAL Y MIGRACIONES: Elementos para la redefinición de la nueva agenda rural Latinoamericana

COORDENAÇÃO: Maria Célia Lima-Hernandes - PROLAM USP


MESA REDONDA 6

Data: 07 de novembro

Horário: 16h30 - 18h

Eixo Temático: Integração e Desenvolvimento da América Latina

DEBATEDORES

·      Oscar E. Fernández-Guillén

Universidad de Los Andes, Venezuela e Universidad Nacional del Sur, Argentina

Tema: Integração para o Desenvolvimento na América Latina: um Caminho Inacabado Percorrido em Dois Séculos

·      Pedro Silva Barros

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasil

Tema: Desafios da integração da América Latina: institucionalidade e infraestrutura

COORDENAÇÃO: Edgard Merlo - PROLAM USP


MESA REDONDA 7

Data: 08 de novembro

Horário: 14h-15h30

Eixo Temático: Divulgação científica e suas políticas

DEBATEDORES

·      Lia Pinheiro Barbosa

Universidade Estadual do Ceará e Comitê Diretivo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais

Tema: Por um diálogo científico latino-americano e latino-americanista: elaboração e divulgação científica do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais


·      Luiz Nunes de Oliveira

Universidade de São Paulo e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Tema: Em busca do novo paradigma

COORDENAÇÃO: André Chaves de Silva - PROLAM - USP


MESA REDONDA 8

Data: 08 de novembro

Horário: 16h30 -18h

Eixo Temático: Documentários na América Latina: desafios e conquistas

DEBATEDORES

·      Documentário 1: Arte na Diplomacia

Zeca Brito - Diretor e Roteirista

·      Documentário 2: Exu e o Universo

Thiago Zanato - Diretor

Danilo C. dos Santos (Brainiac) – Editor e Membro da equipe de Direção

·      Documentário 3: Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral

Tomas Alvim - Diretor

Mayawari Mehinako - Ator

COORDENAÇÃO: Marciel Consani PROLAM - USP


Chamada para Inscrição em Minicursos

A Comissão Organizadora do IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina e do II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina tem a satisfação de convidar para participação nos minicursos, que acontecerão na segunda-feira, dia 04 de novembro, das 9-18h, na Universidade de São Paulo, campus Butantã.

  • A inscrição poderá ser realizada até o dia 10 de outubro ou até alcançar o limite de vagas (40 para cada minicurso).

  • A lista dos Minicursos disponíveis está apresentada no Anexo I deste Edital.

  • Cada participante deverá realizar sua inscrição no Minicurso no site oficial do evento (https://www.even3.com.br/pensar-e-repensar/), no link "Inscrições", pagando a taxa de R$35,00, que é devida além da taxa de inscrição no evento, a depender da sua categoria.

  • A Comissão Organizadora se reserva o direito de resolver os casos omissos e de criar ou complementar as regras acima, conforme os critérios mais adequados para promover os melhores resultados científicos do Simpósio.

  • A Comissão Organizadora não se responsabiliza pelos custos referentes à hospedagem e ao deslocamento das autoras e autores que tiverem seus trabalhos aprovados. Logo, sugere-se que seja solicitado apoio financeiro em suas respectivas instituições de origem e/ou junto aos órgãos de fomento.


CONFIRA OS MINICURSOS DISPONÍVEIS E SUAS PROPOSTAS

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

Apoiado por

                     IPUSP - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo ...               THE SCHOOL OF EDUCATION - YouTube                     Logo horizontal da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Fundace GIFs on GIPHY - Be Animated                                                                                                                                            

                                                     

Submissões (confira o cronograma para cada modalidade)

NESTE MOMENTO, AS SUBMISSÕES DE PROPOSTAS PARA SEMINÁRIOS E PESQUISA E MINICURSOS ESTÃO FECHADAS. ESTAMOS RECEBENDO TRABALHOS PARA OS SEMININÁRIOS DE PESQUISA.

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Chamada de Trabalhos para os Seminários de Pesquisa

A Comissão Organizadora do IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina e do II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina tem a satisfação de convidar pesquisadoras e pesquisadores, estudantes de pós-graduação e demais pessoas interessadas a submeterem Resumos para apresentação de Comunicação Oral no evento que será realizado na cidade de São Paulo, no período de 04 a 08 de novembro de 2024, na Universidade de São Paulo, campus Butantã.

A submissão de propostas para os Seminários de Pesquisa (SP) deverá ocorrer até as 23h59 do dia 31 de agosto de 2024.

1 Da submissão de resumos para os SP

1.1 Serão aceitas apresentações de trabalhos científicos que tenham aderência a um dos SP (conforme as opções listadas no Anexo I deste Edital), na modalidade de Comunicação Oral.

1.2 Podem apresentar propostas pesquisadores(as), vinculados(as) ou não a instituições de ensino e centros de pesquisa, estudantes de graduação e/ou pós-graduação e demais pessoas interessadas que lidem com a temática da América Latina (desde que com trabalhos relacionados aos SPs).

1.3 O número máximo permitido de coautores é 4. Portanto, o número máximo de participantes é 5 (1 autor + 4 coautores).

1.4 Serão aceitas propostas em português ou espanhol.

1.5 A proposta deve ser submetida no formato de resumo até às 23h59 do dia 31 de agosto de 2024, no site oficial do evento (https://www.even3.com.br/pensar-e-repensar/) com identificação do SP escolhido.

1.6 A submissão deve ser feita a partir do botão “submissão” na página do evento, que levará ao pagamento de uma taxa de R$16,98, diretamente ao site para o gerenciamento automático dos Anais do Evento.

1.7 Os resumos devem ser submetidos diretamente na plataforma em somente um SP, dentre os propostos. Recomenda-se que o texto seja feito em algum editor e colado diretamente na plataforma para evitar perdas. Os resumos devem respeitar as seguintes especificações:

·      Definição do SP escolhido.

·      Título: no máximo 100 caracteres, com espaços, em letras maiúsculas.

·      Autor(a) e coautor(a)(es)(as) com afiliação institucional.

·      Texto do resumo: com 1200 a 1500 caracteres, com espaços, contendo:

o   introdução: incluir aspectos da literatura que ressaltem a relevância científica do trabalho, definir conceitos principais, descrever os objetivos;

o   método empregado: descrever participantes (se for o caso), ambiente/campo, instrumentos/materiais e procedimentos utilizados na intervenção/coleta dos dados (conforme o caso);

o   resultados finais ou parciais alcançados: descrever a síntese do que foi obtido com o estudo/intervenção;

o   discussão.

·      O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (ex: introdução, objetivos etc.)

·      Palavras-chave: três, em letras minúsculas.

·      Financiamento: quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo.

1.8 Os(as) Coordenadores(as) de cada SP avaliarão os resumos submetidos ao seu respectivo Grupo, decidindo pela aprovação, reprovação ou alterações, com base na adequação da proposta, aderência ao tema e compreensão do texto.

1.9 Cada SP terá no mínimo 8 e no máximo 32 trabalhos a serem apresentados.

1.10 Caso um SP seja cancelado por não atingir um número mínimo de submissões, a critério da Comissão Organizadora, os resumos poderão ser redirecionados para outro SP.

1.11 A lista dos resumos selecionados para apresentação será divulgada pela Comissão Organizadora até o dia 30 de setembro de 2024, na página oficial do evento e por meio de correspondência eletrônica para os endereços informados na submissão.

1.12 A carta de aceite para apresentação de trabalho será enviada para os(as) autores(as) dos trabalhos selecionados, mediante correspondência eletrônica, até o dia 10 de outubro de 2024.

1.13 A apresentação do trabalho está vinculada ao pagamento da taxa de inscrição, nos seguintes termos:

 

Discentes

Profissionais

Profissionais da

educação básica

Até 15 de outubro

R$85,00

R$170,00

Isento

Até 31 de outubro

R$115,00

R$230,00

Isento

Após 01 de novembro

R$170,00

R$340,00

Isento

1.14 Os resumos apresentados serão publicados online no Anais de Resumos do Evento.

2 Dos trabalhos aprovados para apresentação

2.1 Os(as) autores(as) dos trabalhos selecionados para apresentação oral terão tempo entre 15 minutos e 30 minutos, a depender da quantidade de trabalhos no seu SP.

2.2 O(a) participante deverá estar presente nas sessões organizadas para o SP possibilitando, desta forma, aprofundamento das discussões sobre o tema proposto.

3 Disposições gerais

3.1 A Comissão Organizadora se reserva o direito de resolver os casos omissos e de criar ou complementar as regras acima, conforme os critérios mais adequados para promover os melhores resultados científicos do Simpósio.

3.2 A Comissão Organizadora não se responsabiliza pelos custos referentes à hospedagem e ao deslocamento dos(as) autores(as) que tiverem seus trabalhos aprovados. Logo, sugere-se que seja solicitado apoio financeiro em suas respectivas instituições de origem e/ou junto aos órgãos de fomento.


CONHEÇA CADA SEMINÁRIO DE PESQUISA ACESSANDO A CHAMADA COMPLETA

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}