Pensamento Cinema 10

Pensamento Cinema 10

presencial Centro de Atividades Sesc Palmas - Palmas - Tocantins - Brasil

Sobre o evento

APRESENTAÇÃO


Pensamento-Cinema10 se caracteriza pela articulação entre a exibição de obras audiovisuais e a reflexão teórica acerca das mesmas. Em todas as edições, até a presente data, foram exibidas obras de grande prestígio e valor histórico, com debates conduzidos majoritariamente por professores e pesquisadores do Tocantins, sempre em colaboração direta com o audiovisual e com a participação de pessoas ligadas ao setor.


Para esta décima edição comemorativa, demos um salto: exibirmos obras recentes, muitas inéditas no Tocantins, de inscritos de todo o Brasil, estendendo o debate para acadêmicos do país. Para tal, propomos articular um ciclo de comunicações teóricas e uma mostra de curtas-metragens finalizadas entre 2021 e 2023.


Reforçando o diálogo entre o pensar e o fazer cinema, entre a reflexão e a práxis, propomos como recorte temático a relação entre documentário e ficção, a mistura entre o imaginário e o real. Documentários que questionem sua própria veracidade, ou ficções que revelem uma relação com a realidade. Esse tema abrange tanto os curtas da mostra, como as comunicações das mesas de debate.


Pensamento-Cinema10 foi contemplado pelo Edital Audiovisual Tocantins 2023, do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura - SECULT-TO, com o propósito de promover o acesso aos recursos da Lei Complementar nº 195, Lei Paulo Gustavo (LPG).


Contamos com o apoio institucional do SESC Tocantins e da Universidade Federal do Tocantins, UFT, através da Revista Perspectivas, do Programa de Pós-Graduação em  Filosofia da Universidade Federal do Tocantins e do Coletivo de Estudos das Diversidades Audiovisuais - OUTROCAMPO.



  1. DO OBJETO


A presente convocatória tem como propósito selecionar 15 comunicações acadêmicas e 15 curtas-metragens para o Festival Pensamento-Cinema10, a ser realizado na cidade de Palmas (TO), no CineSesc do Centro de Atividades Sesc Palmas,  de 16 de agosto de 2024 a 18 de agosto de 2024.



  1. MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO


  1. Comunicações Acadêmicas: deverão ser inéditas; em língua portuguesa; ter no máximo 2 autores; ter duração máxima de 20 minutos; tratar de temáticas vinculadas ao audiovisual; utilizar conceitos e argumentações próprias do ambiente acadêmico. 

  2. Curtas-metragens: deverão ter sido finalizados a partir de 01/01/2021; não poderão ter tido exibição anterior no Cine SESC Tocantins; estar em formato digital de alta resolução (Full HD, 1920x1080 pixels, no mínimo); possuir legendas em português com audiodescrição. 



  1. DAS INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 


  1. Todas as inscrições serão realizadas através do formulário para comunicações, ou do formulário para curtas-metragens, disponíveis no site do evento na plataforma Even3.

  2. O prazo para inscrições será de 26/04/2024 até 26/05/2024.

  3. Não serão aceitas inscrições realizadas fora do prazo ou através de qualquer outro canal que não os formulários na plataforma.

  4. Cada pessoa poderá inscrever apenas um curta-metragem ou comunicação, sendo permitida a inscrição do mesmo participante em ambas as modalidades.

  5. Cada curta-metragem ou comunicação deve ser inscrito apenas uma vez, independente do número de integrantes.

  6. Não serão aceitas inscrições realizadas por pessoas jurídicas.



  1. DA SELEÇÃO


  1. Serão formadas duas comissões, uma para selecionar as comunicações e outra os curtas-metragens. Ambas contarão com ao menos 5 integrantes, com experiência reconhecida na área. Seus nomes serão divulgados até o prazo final das inscrições.

  2. As decisões das comissões são soberanas, não cabendo nenhum tipo de recurso.

  3. O resultado será conhecido em até quatro semanas depois do final das inscrições. 

  4. Os inscritos receberão através do e-mail informado na inscrição, um convite para participar do evento ou um comunicado de sua impossibilidade.

  5. A produção do festival entrará em contato com cada um dos selecionados para confirmar seu interesse em participar fisicamente no evento. Em caso de impossibilidade ou desistência de algum dos participantes, suplentes serão convidados dentre os que tenham se inscrito.

  6. A comissão dará prioridade, além da qualidade das propostas recebidas, aos participantes que residam no Estado do Tocantins e na Amazônia Legal.

  7. A comissão também dará prioridade às propostas de curtas e comunicações que estabeleçam um diálogo com a temática do evento, sem, contudo, se restringir ao tema proposto.

  8. A comissão se reserva ao direito de não preencher todas as vagas disponíveis caso julgue adequado.

      

  1. DA REALIZAÇÃO E PUBLICAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES


  1. As comunicações terão duração máxima de 20 minutos e serão apresentadas pelos seus autores. 

  2. Elementos necessários para a apresentação, como data show, serão disponibilizados, ante pedido prévio dos participantes.

  3. Haverá publicação de todas as comunicações realizadas em formato de artigo, em número especial da Revista Perspectivas, do Programa de Pós-Graduação em  Filosofia da Universidade Federal do Tocantins.

  4. Para que o texto possa ser publicado, será necessário que o participante atenda aos prazos e condições editoriais. Estes serão informados aos selecionados.



  1. DA EXIBIÇÃO DOS CURTA-METRAGENS


  1. Cada obra será exibida uma vez, em uma das sessões do festival, de acordo com programação a ser divulgada posteriormente.

  2. Ao longo do evento, o filme pode ser representado por qualquer um dos membros que esteja na ficha técnica. A produção solicita que, nos casos em que o representante seja outra pessoa que não a que tenha feito a inscrição, os responsáveis ponham-se em contato para informar de quem estará presente em nome da obra.



  1. DAS PASSAGENS E HOSPEDAGENS


  1. Os participantes selecionados receberão passagens aéreas de ida e volta desde seu estado de residência até a cidade de Palmas. As passagens de ida serão emitidas para os dias 15 ou 16 de agosto; as de volta para os dias 18 ou 19 de agosto.

  2. Residentes do estado do Tocantins receberão uma passagem rodoviária, nos mesmos termos até a cidade de Palmas. 

  3. Será oferecida hospedagem em hotel, na cidade de Palmas, desde a noite da chegada até a data prevista de volta.

  4. Os participantes selecionados que residam na cidade de Palmas não terão direito nem às passagens nem à hospedagem.   

  5. Só será concedida 1 passagem e hospedagem por comunicação ou curta-metragem, independente do número de participantes presentes no festival.

  6. Excepcionalmente, caso ocorra de um mesmo participante ser selecionado em ambas as categorias (curta-metragem e comunicação), este poderá indicar um segundo representante que também terá direito à hospedagem e translado, desde que a organização seja informada logo após o envio das cartas de aceite. O representante deverá ser, obrigatoriamente, co-autor da comunicação ou estar citado na ficha técnica do curta-metragem.

  7. Recorda-se que o propósito deste auxílio é permitir uma maior participação no festival e trocas entre os participantes. Não se trata de um cachê ou pró-labore.  



  1. AUTORIZAÇÃO PARA EXIBIÇÃO DOS CURTA-METRAGENS


Ao inscrever um filme, o/a responsável pela obra confirma estar de acordo com este regulamento, assim como com a exibição não remunerada do filme durante o Pensamento-Cinema 10. Também se responsabiliza pela veracidade das informações inseridas na ficha de inscrição, assim como pelos direitos de titularidade do filme. O/a responsável pelo filme inscrito cede ao evento o direito de exibir imagens e sons do filme (fotos e trechos de no máximo 1 minuto), para fins de divulgação, em qualquer mídia, por si ou por terceiros, sem limitação de número de vezes, sem que seja devida ao filme participante qualquer remuneração ou compensação.



  1. AUTORIZAÇÃO PARA AS COMUNICAÇÕES ACADÊMICAS 


Ao inscrever uma comunicação, o/a responsável pela obra confirma estar de acordo com este regulamento, assim como com sua participação não remunerada durante o Pensamento-Cinema 10. Também se responsabiliza pela veracidade das informações inseridas na ficha de inscrição, assim como pela autoria do texto. O/a responsável pela comunicação inscrita cede ao evento o direito de uso do material apresentado (imagens e trechos das comunicações), para fins de divulgação do evento, em qualquer mídia, por si ou por terceiros, sem limitação de número de vezes, sem que seja devida ao participante qualquer remuneração ou compensação.



  1. AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO 


Todos os participantes aceitam que suas comunicações ou informações de seus filmes sejam publicados na revista Perspectivas, sem remuneração ou compensação posterior.



  1. DAS DÚVIDAS ACERCA DA CONVOCATÓRIA 


Demais dúvidas acerca da convocatória ou do Pensamento-Cinema10 serão diretamente respondidas pelo e-mail de contato eventopensamentocinema@gmail.com

Inscrições

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