EDUCAÇÃO, ARTES CÊNICAS E CULTURAS DA TRADIÇÃO POPULAR:
Caminhos para a Descolonização
Repensar paradigmas pedagógicos euroamericanos, brancos e patriarcais e divulgar experiências decoloniais de ensino e aprendizagem vêm recorrentemente sendo pautadas nas franjas dos recentes encontros anuais do GT de Pedagogia das Artes Cênicas. À necessidade de expansão dessas práticas, propomos também repensar as epistemologias e processos de formação oriundos das culturas de tradição popular: quando (e como) os pés descalços entram nos espaços educativos não na condição de aprendizes, mas para conduzir processos de construção de conhecimento? Nós, pesquisadorxs acadêmicxs, estamos preparadxs para a provocação de Spivak que sugere que mais do que inserir o pensamento e as práticas dos “pés descalços” é preciso escutá-los?
O encontro será organizado em grandes temas como: Culturas da Tradição Popular; Políticas públicas; Diversidade e Acessibilidade Cultural; Formação de professores; Espaços e tempos de formação em Artes.