Este é um evento online
Em cumprimento ao disposto pelo Conselho Estadual de Educação através do Parecer: CEE/AC N° 05/2020, que dispõe que as atividades à distância não devem ultrapassar aos 20% da carga horária de cada disciplina, estamos atualizando o site de acordo com as orientações. Diante do cenário, algumas disciplinas estarão com a orientação de cumprimento do Parecer. Informamos ainda, que as demais atividades serão de forma presencial. Esperamos superar esse momento crítico de Pandemia ao qual o Brasil passa para o retorno às normalidades de nossas atividades letivas. Com votos de saúde e paz, desejamos um reencontro breve!
Atenciosamente,
Gestão DHR
APOSTILA COM RESUMO: https://drive.google.com/file/d/16NMgTMio2Ue1QG0CoPwt5fapjh9ck5lY/view?usp=sharing
APOSTILA CARACTERÍSTICAS GERAIS DE UM SER VIVO: https://drive.google.com/file/d/1L7Y2jbNLPmNsN-jahraTdSbDji6rx4qy/view?usp=sharing
01) Células são as unidades básicas que
compõem os seres vivos. Mas, você sabe quantas células formam o corpo
humano adulto? Pesquise e anote em seu caderno.
02) Os níveis de organização em biologia
03) Essa organização estrutura-se com base em
um nível mais baixo (átomo) e segue até um mais elevado (biosfera). Cada um
desses níveis é constituído pelas unidades presentes no nível anterior,
acrescido em complexidade organizacional. Assim sendo, descreva o que é o nível
ORGANISMO, e exemplifique através de um desenho um representante desse nível
ecológico.
03) Frequentemente, quando uma pessoa está
doente, ouvimos a frase: Deve ser apenas uma virose! Entretanto, chamamos de
viroses todas as doenças causadas por vírus, que podem variar de uma simples
gripe até a AIDS. De acordo com seu conhecimento sobre tais doenças... cite 3
exemplos de viroses mais comum na nossa região, cite também o nome do vírus
causador das mesmas.
04) Os
vírus são seres vivos? Essa dúvida é frequente e causa debates. De um lado,
temos a ausência de células, que caracteriza um ser sem vida; do outro, temos a
capacidade de evolução. Descreva as razoes pelas quais a maioria dos
pesquisadores não consideram os vírus como ser vivo?
Questão 1
Assista o vídeo
“Padrão de beleza e a influência da mídia” para responder as questões.
Os alunos registrarão as suas impressões ao
assistirem o vídeo, além de responderem, em seus cadernos, a algumas questões a
seguir. Este consolidado deverá ser enviado a professora para avaliação, por
e-mail. Linaidemaia2@hotamil.com / séries vespertinas: 1ª G, H, I, J, L
G, J, K, L
franciscotadeu@gmail.com/
1ª séries matutina: A, B, C, D,
E, F.
A) Conceitos
atuais de beleza transmitidos ao longo do vídeo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
B) Perfis dos
atuais padrões de beleza.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
C) Fatores que
influenciam nestes padrões atuais de beleza.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
D) Problemas
decorrentes das tentativas de adequações a padrões pré-estabelecidos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E) Por que
algumas pessoas se esforçam tanto para ter um corpo perfeito?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
F) Será que
estas pessoas estão verdadeiramente preocupadas com a saúde ou simplesmente com
aparência?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
G) Será que
todas as coisas que a mídia nos oferece, em relação à nossa beleza e juventude
pode ser melhor do que a prática regular de atividade física?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
H) A mídia
também tem sua parcela de culpa em nosso estresse diário? Justifique.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
I) Qual é o seu
conceito de beleza?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questão 2
O
consumismo desenfreado gerado pela mídia em geral foca principalmente
adolescentes como alvos principais para as vendas, desenvolvendo modelos de
roupas estereotipados, a indústria de cosméticos lançando a cada dia novos
cremes e géis redutores para eliminar as “formas indesejáveis” do corpo e a
indústria farmacêutica faturando alto com medicamentos que inibem o apetite.
Propagandas veiculadas nessas mídias estão o tempo todo tentando vender o que
não está disponível nas prateleiras: sucesso e felicidade.
Sobre
as relações entre mídia e corpo é incorreto afirmar:
(A)
O culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral atravessando todos os
setores, classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso ora voltada à
questão estética, ora à preocupação com a saúde.
(B)
A percepção do corpo na atividade é dominada pela existência de um vasto
arsenal de imagens visuais e técnicas que investem na transformação corporal,
projetando corpos perfeitos para sociedade, de modo que não basta ser saudável:
há que ser belo, jovem, estar na moda e ser ativo
(C)
A sociedade, a propaganda e a mídia sem se dar conta trazem danos aos
indivíduos. É comum nos dias de hoje encontrarmos pessoas que colocam suas
vidas em riscos, consumindo remédios para emagrecer e anabolizantes, fazendo
cirurgias desnecessárias. É muito comum encontrarmos também pessoas com algum
tipo de doença como a anorexia, a bulimia, vigorexia entre outros.
(D)
Na atualidade, o corpo se tornou um objeto manipulado pela sociedade, e isso
mostra como somos submissos aos padrões de beleza impostos pela sociedade
econômica, pela mídia e pela propaganda.
(E) O corpo estético na sociedade é enfatizado pela mídia e pela propaganda no objetivo de fazer indivíduos críticos, pois a sociedade é composta pelo sistema econômico em que estamos entrelaçados e pelos padrões a serem estabelecidos na sociedade. Hoje é o caso do corpo na sociedade, em que o corpo é respeitado em suas individualidades e não está inserido no padrão estabelecido pela sociedade.
Slides https://drive.google.com/file/d/1fzQ9RacYiFOmzmjviGYco99-uh-p3KkB/view?usp=sharing
Leia o
slide, esportivização e desportivização” para responder as questões.
Questão
01
O
processo de “esportivização” dos passatempos populares teve origem na
Inglaterra do século XVIII. Esse processo atendeu à necessidade de uma mudança
no padrão de comportamento da sociedade presente nessas atividades. Essa
necessidade era decorrente do seguinte fator:
(A)
uso de improviso
(B)
ausência de regras
(C)
exagero no esforço
(D)
falta de cooperação
(E)
excesso de violência
Questão
02
Criticar
o esporte não significa _________ a sua aprendizagem, ou mesmo desejar sua
total _________, mas, sim, ______ a vivência de sua prática nas aulas, pois
esta não se restringe ao domínio de suas ________.
Assinale
a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
(A)
Não aproveitar, ressignificação, contextualizar, técnicas.
(B)
Desvalorizar, desportivização, contextualizar, técnicas.
(C)
Desvalorizar, desportivização, permitir, técnicas.
(D)
Não aproveitar, ressignificação, permitir; técnicas.
(E)
Desprezar, esportivização, técnicas, permitir.
Questão
03
O
código esportivo define o aspecto comum a todos os esportes e permite
classificá-los como tal, caracterizando o que se chama de forma esportiva.
São
elementos centrais constitutivos do código esportivo.
(A)
A competição, o fair play e o rendimento
(B)
A competição, as regras institucionalizadas e a solidariedade.
(C)
A competição, o recorde e o lúdico.
(D)
A competição, as regras flexíveis e o recorde.
(E)
A competição, o rendimento e o recorde.
Questão
04
Após,
a leitura do slide, qual a diferença de esportivização para desesportivização?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bom
trabalho!
INFORMAÇÕES
IMPORTANTES:
Enviar para as professoras para avaliação, por
e-mail.
Linaidemaia2@hotamil.com / 2ª séries matutinas: C, D e E.
franciscotadeu@gmail.com/
2ª séries matutinas : A e B.
nuriabarroso.ac@gmail.com / 2ª séries vespertinas: F,G, H e I .
Questão 01 – Em sua opinião,
quais foram as razões para que a ginástica laboral passasse a ser adotada por
um número maior de empresas?
Questão 02 – Apresente
argumentos favoráveis e desfavoráveis à prática da ginástica laboral.
Questão 03 – Além da ginástica
laboral, quais outras estratégias ou recursos poderiam contribuir para reduzir
o estresse provocado pelo trabalho?
Questão
04-Você
nota semelhanças entre o seu dia a dia e as situações que ocorrem no mercado de
trabalho, segundo as informações vistas até aqui? Quais são elas?
Questão 05 – Em sua opinião,
quais foram as razões para que a ginástica laboral passasse a ser adotada por
um número maior de empresas?
Questão 06 – Apresente
argumentos favoráveis e desfavoráveis à prática da ginástica laboral.
Questão 07 – Além da ginástica
laboral, quais outras estratégias ou recursos poderiam contribuir para reduzir
o estresse provocado pelo trabalho?
Questão
08-Você
nota semelhanças entre o seu dia a dia e as situações que ocorrem no mercado de
trabalho, segundo as informações vistas até aqui? Quais são elas?
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
-
A atividade deve ser ESCRITA no caderno e enviada para professora por e-mail em
foto ou pdf.
-
As turmas 3° (A,
B, C, D, E, F E G.) enviar
para: nuriabarroso.ac@gmail.com ou whatsapp (68) 99921-5657
4º ATIVIDADE PARA SER RESOLVIDA NO CADERNO.
Leia o
texto abaixo:
“A
caixa de Pandora é um mito grego no qual a existência da mulher e dos vários
males do mundo são explicados. Tudo começa quando Zeus, o deus de todos os
deuses, resolveu arquitetar um plano para se voltar contra a ousadia de
Prometeu – que entregara aos homens a capacidade de controlar o fogo. Para
tanto, Zeus decide criar uma mulher repleta de dotes oferecidos pelos deuses e
a oferece a Epimeteu, irmão de Prometeu. Antes disso, Prometeu recusou a jovem
Pandora de Zeus temendo que ela fizesse parte de algum plano de vingança da
divindade roubada. Ao aceitar Pandora, Epimeteu também ganhou uma caixa onde
estavam contidos vários males físicos e espirituais que poderiam acometer o
mundo. Desconhecedor do conteúdo, ele foi somente alertado de que aquela caixa
não poderia ser aberta em nenhuma hipótese. Com isso, o artefato era mantido em
segurança, no fundo de sua morada, cercado por duas gralhas barulhentas.
Aproveitando de sua beleza, Pandora convenceu o marido a se livrar das gralhas
que lhe causavam espanto. Após atender ao pedido da esposa, Epimeteu manteve
relações com ela e caiu em um sono
profundo.
Nesse instante, não suportando a própria curiosidade, Pandora abriu a caixa
proibida para espiar o seu conteúdo. Naquele momento, ela acabou libertando
várias doenças e sentimentos que atormentariam a existência do Homem no mundo.
Zeus assim concluía o seu plano de vingança contra Prometeu. Logo percebendo o
erro que cometera, Pandora se apressou em fechar a caixa. Com isso, ela
conseguiu preservar o único dom positivo que fora depositado naquele
recipiente: a esperança”.
Acerca
do mito de Prometeu e Pandora, responda as questões abaixo:
a) O
que significa o nome Pandora?
b) Qual
o sentido moral (simbolismo) da história de Pandora?
Prof. Juliano Marcel / /17 Colégio FAAT
Ensino
Fundamental e Médio Lista de exercícios
de Filosofia.
Professor Diomarino Oliveira de Souza
Enviar as respostas via whatsapp: 68 999571125
4º ATIVIDADE PARA SER RESOLVIDA NO CADERNO
René Descartes é responsável pelo
desenvolvimento do Racionalismo cartesiano, segundo o qual o homem não pode
alcançar a verdade pura através de seus sentidos: as verdades residem nas
abstrações e em nossa consciência, na qual habitam as ideias inatas. Outro
filósofo racionalista Leibniz, ele privilegia a razão em detrimento da
experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento. Os filósofos
do Empirismo Britânico foram John Locke e David Hume. Locke é famoso por sua
comparação da mente humana com uma folha em branco, tabula rasa, na qual as
experiências derivadas das impressões dos sentidos são impressas e que todo
conhecimento vem das experiências dos sentidos.
Qual é
a principal diferença entre Racionalismo e Empirismo? Faça um mapa conceitual
para demostrar essa diferença.
Obs: Para auxiliá-los no desenvolvimento dessa
atividade, sugiro a leitura das páginas 122 a 127 do capítulo 10 do livro do
aluno introdução a filosofia.
Professor Diomarino Oliveira de Souza
Enviar as respostas via wathsapp: 68 999571125
4º ATIVIDADE PARA SER RESOLVIDA NO CADERNO
Atividade da pagina 377 do livro introdução a filosofia.
Alunos do Prof. Diomarino devem enviar respostas via whatsapp: 68 999571125
Alunos do Prof. Nauseam devem enviar respostas via whatsapp: 68 999592336.
ATIVIDADES: ENVIAR ATÉ 03/07/2020
Alunos do Professor Michael enviar no e-mail: michael_czs@hotmail.com
Alunos da Professora Eliângela enviar via Whatsapp: 99982 5042
1.
Professoras Higila Oliveira Bandeira e Maria Benoiza França de Oliveira
Alunos da Professora Higila devem enviar as respostas por e-mail no endereço: higilariany1993@hotmail.com
Alunos da Professora Benoíza devem enviar as respostas por whatsapp. 68 999747154
E-mail:
Professoras Higila Oliveira Bandeira e Maria Benoiza França de Oliveira
Alunos da Professora Higila devem enviar as respostas por e-mail no endereço: higilariany1993@hotmail.com
Alunos da Professora Benoíza devem enviar as respostas por whatsapp. 68 999747154.
QUESTÃO 01- Balanceamento de equações químicas
OBS: As respostas devem ser deixadas no caderno para avaliação posterior.
Após assistir o vídeo e fazer a leitura do texto responda as questões.
Os crimes de ódio – intolerância
contra minorias étnicas e raciais, sexuais, religiosas ou políticas que se
caracterizam por insulto, destruição do patrimônio, agressão física e
assassinato, praticados com requintes de crueldade, como tortura [...] continuam
crescendo no Brasil. [...]
Disponível em:
http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/04/25/pernambucolidera-assassinatos-de-homossexuais-no-pais-755436103.asp)
-
Responda:
A) As manifestações atuais do
preconceito contra mulheres, negros, índios e homossexuais podem ser vistas
como uma contradição à democracia e à nossa Constituição?
B) Justifique a sua resposta, tomando
como referência o lugar da suposta superioridade do homem e “das raças brancas”
no quadro histórico-cultural da formação da sociedade brasileira.