O Projeto Esperança, Diálogo e Amorosidade é uma ação
extensionista, que será desenvolvido no Departamento de Ciências Humanas -
Campus IX, ao longo deste ano letivo de 2021 (março a novembro), com
professores/as, estudantes de graduação, especialmente, os/as acadêmicos/as das
licenciaturas, e pesquisadores/as da área de educação.
Será coordenado pelo Grupo de Pesquisa: Formação de professores e
currículo – FORPEC (CNPq/Uneb) e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do
Campo (CNPq/Uneb. Os dois grupos de pesquisa supracitados querem, com este
Projeto, promover reflexões sobre as categorias Esperança, Diálogo e
Amorosidade, à luz do pensamento freireano, em celebração ao centenário de
nascimento desse grande educador/autor brasileiro.
Consideramos de suma relevância manter viva a presença de Paulo
Freire entre nós, e como ele próprio sempre falou, a manutenção de sua
presença, de seu pensamento, de sua pedagogia é possível com ações concretas de
reinvenção do que ele sempre defendeu, uma educação democrática e humanizadora,
em que a esperança, o diálogo e a amorosidade sejam fundamentos básicos da
educação.
Sabemos que o diálogo é um elemento intrínseco à natureza humana,
tão bem explicitado por Freire, como processo de humanização dos sujeitos. Por
isso, todas as suas obras trazem o diálogo como preocupação permanente. O
diálogo com respeito às diferenças de ideias e posições, quanto a necessidade
humana de comunicação social é um imperativo na prática freireana. Para Freire
(1967, p. 107) o diálogo “nasce de uma matriz crítica e gera criticidade.
Nutre-se do amor, da humildade, da esperança, da fé, da confiança (...) Só o
diálogo comunica”.