I Encontro Internacional Samba, Patrimônios Negros e Diáspora, entre 20 e 22 de outubro de 2021, uma parceria entre o Museu do Samba, o PPGH/UFF, o LABHOI/UFF e o LEÁFRICA/UFRJ.
Em 9 de julho de 2021, o Sítio Arqueológico e Histórico do Cais do Valongo, situado na área portuária do Rio de Janeiro, comemorou quatro anos do título de Patrimônio Mundial da UNESCO. Marco fundamental e epicentro das políticas de reparação no campo memorial e patrimonial, o Valongo é hoje referência e estímulo para repensarmos as formas de compreensão e divulgação da história e da cultura da população africana e afrodescendente no Brasil.
O I Encontro Internacional Samba, Patrimônios Negros e Diáspora insere-se neste movimento e apresenta-se como um espaço de debate multidisciplinar de modo a contemplar temáticas como: escravidão, passados sensíveis, sociedades pós-coloniais, descolonização, reparação, história do racismo, lugares de memórias negras e culturas afrodiaspóricas. Reunirá detentores de patrimônios culturais, lideranças religiosas, especialistas nacionais e internacionais, museus, centros de memória, entre outros representantes de experiências brasileiras e internacionais, especialmente nos contextos americano e africano, com conferências e mesas redondas tratando de três grandes temas:
Diáspora, Direito à Memória e Antirracismo (20 de outubro)
Musealização da Escravidão e da Cultura Negra (21 de outubro)
Patrimonialização da Cultura Afrodiaspórica (22 de outubro)
Busca-se, com estes temas, afirmar o direito às memórias negras como imperativo da equidade, inclusão, justiça social e combate ao racismo. E, ainda, reconhecer o protagonismo de detentores nos processos de memorialização, patrimonialização e musealização da história e da cultura negra.
Na década internacional dos povos afrodescendentes (2015-2024), período decretado pela ONU como central para criação de políticas de reconhecimento, justiça e desenvolvimento, esperamos estar contribuindo para essas ações e mudanças.
INFORMAÇÕES
Email de contato: encontropatrimoniosnegros@gmail.com
Plataforma: Zoom
Valor: R$ 30,00 + tx. Even3
Haverá Emissão de Certificados - 75% frequência.
Toda renda será revertida para manutenção das atividades e projetos sociais do Museu do Samba.
Nilcemar Nogueira (Museu do Samba)
Martha Abreu (UFF)
Mônica Lima (UFRJ)
Gegê Leme Joseph (MUCH |Museums for Change/Sites of Conscience)
Desirree Reis (Museu do Samba/UNIRIO)
Vinicius Natal (Museu do Samba)