O curso de Psicologia da FAINOR, em parceria com o Centro Acadêmico de Psicologia Thayse Fernandes, promove uma importante discussão no dia 19 de maio. É a palestra "Patologização e medicalização: O diagnóstico é o manicômio da atualidade?". Estudantes e profissionais da área estão convidados a participar da discussão.
O encontro será realizado no Auditório 03, a partir das 19h, e contará com mediação da professora Thainá Sousa Campos e palestras da psicóloga Thaís Teixeira Cardoso e do psiquiatra Maurício Fábio Almeida Costa.
A ideia é conscientizar sobre o quão maléfica pode ser a atribuição de diagnósticos sem que o indivíduo tenha o cuidado e assistência necessária. Tal procedimento pode acarretar mais adoecimento mental ao indivíduo, em vez de proporcionar uma clarificação e oportunidade de melhoria.
"Sob essa perspectiva, o diagnóstico seria um aprisionamento invisível e um gerador de ansiedade e demais acometimentos psicológicos - que podem ser prevenidos caso os profissionais da psicologia e psiquiatria estejam devidamente preparados para acolher, identificar e referenciar os pacientes", explica o professor Uirá Vieira, supervisor da palestra.
A palestra pretende levar conhecimento e conscientizar acerca dos impactos que o diagnóstico desassistido pode acarretar. É necessário que haja conhecimento para que o cenário de patologização em massa, que vem sido perpetuado e normalizado na atualidade, possa ser questionado e repensado.