Em 2018, o Passos para a Moda em sua sexta edição, traz como tema as matrizes culturais formadoras do Brasil. Mostraremos como cada cultura, ao miscigenar-se com outras, deu origem um povo tão único, o povo brasileiro.
A matriz africana: Todos sabemos da história do povo africano em nosso país, mas poucos se lembram da importância que esse povo, nosso povo, teve para nossa formação. A matriz africana é uma das heranças mais fortes que possuímos, sua cultura, religião, e características marcantes contribuíram para a formação cultural e social do Brasil e do brasileiro.
A matriz portuguesa: Aqueles que nos “descobriram” e desbravaram, implantando sua cultura e doutrinações. Os portugueses contribuíram de forma direta para a construção do Brasil, a marca de sua passagem por aqui persiste até hoje, na nossa língua, o modo de nos portarmos, na literatura, culinária, hábitos sociais e principalmente na religião. Sem dúvidas eles deixaram uma marca e fazem parte do que hoje nós somos.
A matriz indígena: Os índios, aqueles que de fato surgiram aqui! Os primeiros a desfrutar desse imenso território, repleto de diversidade. Os indígenas contribuíram para nossa medicina, para nossa arquitetura, astrologia, agronomia e muitos outros aspectos. Seus traços físicos passados e miscigenados com outros povos nos trouxe aquela cor única de um povo que nasceu aqui, e que ainda tem muito a nos ensinar sobre o Brasil.
Toda as matrizes: Com essa junção de matrizes citadas ao longo desses dias vemos o quanto o povo brasileiro é diversificado tendo em geral características indígenas,africanas e portuguesas.