A administração do Cruzeiro, Região Administrativa (RA) XI do Distrito Federal, começou com a Lei nº 49, de 25 de outubro de 1989, que a criou desmembrando-a da RA I – Plano Piloto. Fundado em 30 de novembro de 1959, o Cruzeiro foi originalmente planejado como um conjunto residencial para servidores públicos e militares, localizando-se dentro do tombamento do Plano Piloto como Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade desde 1992. A administração local é representada pela Administração Regional do Cruzeiro, que se encarrega de gerir os assuntos da região, como serviços de limpeza e infraestrutura, conforme evidenciado pela instalação de papa-lixos e pela preservação de seu patrimônio.
O Plano de Mobilidade Ativa do Distrito Federal tem como uma de suas metas aumentar o número de pessoas adeptas aos modos de transporte ativo (por ciclos e a pé). Segundo o referido plano a “mobilidade urbana, com ênfase no transporte coletivo e nos deslocamentos ativos, vem se destacando nos últimos anos como pauta nas políticas públicas de diversas cidades pelo mundo.
Nestes contextos a Administração do Cruzeiro propõe um passeio de ciclístico, em um percurso que envolva toda comunidade e adeptos do ciclismo que queiram participar deste grande evento, ampliando desta forma as atividades em comemoração aos 66 anos da Região Administrativa do Cruzeiro, além é claro de mostrar a toda comunidade local que a bicicleta faz parte do trânsito e juntos podemos nos unir por um trânsito mais seguro.

